CENTRAL ELETRÔNICA DE IGNIÇÃO
REMOÇÃO
- Desconectar o terminal negativo da bateria.
- Remover o suporte da central.
- Desconectar o chicote elétrico.
- Remover a central.
RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso
BOBINA
REMOÇÃO
-Desconectar o chicote elétrico da bobina de ignição.
-Soltar os parafusos de fixação da bobina.
RECOLOCAÇÃO
-Processo inverso.
CHICOTE DA IGNIÇÃO
REMOÇÃO
- Desmontar o terminal negativo da bateria.
- Remover o conjunto central/bobina.
- Desconectar o terminal da central de ignição.
- Desconectar o terminal da bobina.
- Desconectar os terminais dos sensores.
- Remover o chicote.
RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso.
SENSOR DE FASE DA ÁRVORE DE MANIVELAS
REMOÇÃO
- Retirar a proteção
das correias com a ferramenta
A.89707/5.
- Retirar os parafusos de fixação do sensor.
- Desconectar o chicote do sensor.
- Remover o sensor.
RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso
SENSOR DE DETONAÇÃO
REMOÇÃO
- Desconectar o chicote elétrico.
- Remover o sensor.
RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso aplicando um torque de 0,8 kgm
e lubrificando a peça.
DISTRIBUIDOR
INSTALAÇÃO DO DISTRIBUIDOR/VERIFICAÇÃO
DA FASAGEM
DO SENSOR DE PMS
Gire a árvore de manivelas
de modo a posicionar corretamente
o 1º ou 4º cilindro em PMS. Instale o distribuidor
de modo que o rotor fique apontado para o
4º cilindro coincidindo com a referência estampada
na carcaça do distribuidor. Aperte a fixação
da base do distribuidor.
CENTRAL ELETRÔNICA DA INJEÇÃO INCORPORADA NO DEBÍMETRO
REMOÇÃO
- Soltar o conector da central eletrônica.
- Soltar as abraçadeiras da tubulação de ar.
- Remover os parafusos de fixação do debímetro.
- Remover o debímetro.
RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso.
SENSOR DE ROTAÇÃO NO VOLANTE DO MOTOR
REMOÇÃO
- Desconectar o chicote elétrico do sensor.
- Remover o debímetro
tendo acesso por trás da
mangueira de água da válvula termostática.
- Remover os parafusos de fixação do sensor.
- Remover o sensor.
RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso.
SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA
REMOÇÃO
- Desconectar o conector do sensor.
- Soltar os parafusos de fixação do sensor.
- Remover o sensor.
RECOLOCAÇÃO
- Posicionar o interruptor
no eixo da borboleta e
introduzir os parafusos de fixação sem apertar, de
modo que o interruptor possa mover-se livremente
na guia.
- Ligar um ohmímetro
nos terminais 2 e 18.
VÁLVULA VAS
REMOÇÃO
- Remover a tubulação da válvula.
- Desconectar o conector da válvula.
- Remover a válvulas.
RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso.
SENSOR DE TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO
Localizado na carcaça
da válvula termostática, mede a
temperatura do motor através do líquido de arrefecimento.
REMOÇÃO
- Desconectar o chicote elétrico do sensor.
- Remover o sensor.
RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso
aplicando um torque de 1,5 kgm
CHICOTE DA INJEÇÃO
REMOÇÃO
- Desconectar o terminal negativo da bateria.
- Desconectar o conector da central eletrônica.
- Remover o debímetro.
- Remover a proteção do chicote dos bicos.
- Remover os porta-relés com os mesmos.
- Desconectar os sensores.
- Remover o chicote.
RELÉS DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL E CENTRAL DE INJEÇÃO
Localizado no vão
do motor na parte inferior esquerda.
REMOÇÃO
- Retirar a proteção plástica e remover o relé.
RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso
PROCEDIMENTO PARA REGULAGEM DA MARCHA LENTA
Fig. 1
1-
Verificar se o interruptor da borboleta está
posicionado em regime de mínimo (ver
instruções no grupo 102-26).
2- Regular a rotação
do motor (850 a 950 rpm)
através do parafuso coletor de aspiração.
3- Verificar o percentual
de C.O. (o valor
especificado é de 1,0 a 2,0%). Não efetuar o
controle enquanto estiverem funcionando
equipamentos suplementares (eletroventilador de arrefecimento do radiador,
ar-condicionado etc.).
Caso a rotação de
marcha lenta esteja dentro
dos valores prescritos, mas o percentual
de C.O. esteja fora do especificado, verificar:
A- a existência de
vazamento em todas as
mangueiras que se encontram entre o debímetro
DEBÍMETRO E O COLETOR DE ASPIRAÇÃO
e o coletor de aspiração.
B-
a existência de vazamento em todas as
mangueiras e conexões (exceto tubulações de
água), que se ligam ao coletor de aspiração.
C-
se os conectores elétricos da eletroválvula de
ar suplementar e do sensor de temperatura de
SENSOR DE TEMPERATURA DE ÁGUA SÃO
água estão invertidos.
Obs.: o conector do
sensor de temperatura de água possui um fio
vermelho/verde e um fio preto/roxo, e o conector
da eletroválvula de ar suplementar possui um fio
preto e um fio marrom.
D- verificar se o
sensor de temperatura de água envia
sinal correto (ver instruções no grupo 102-26).
E-
verificar se existe sincronismo entre o
virabrequim, eixo de comando de válvulas e
distribuidor de ignição.
OBS.: chamamos a atenção
no sentido de que
qualquer entrada de ar no coletor de
escapamento, entrada de ar pela junta do
coletor de admissão ou combustível
adulterado podem provocar alterações no
índice de C.O., portanto, todos os
procedimentos a serem verificados são de
fundamental importância a fim de evitar
substituições indevidas.
Caso o percentual
de C.O. ainda esteja fora dos valores
prescritos, é necessário retirar a tampa de inviolabilidade
do debímetro e fazer a regulagem do
C.O.
NOTA
Para veículos em garantia
o debímetro não poderá ser
regulado, nem seu lacre violado, sob pena de perda
da garantia. Quando necessário, o debímetro deverá
ser substituído em garantia.
Para remover o lacre
deve-se utilizar uma chave de
fenda pequena e nunca introduzi-la diretamente sobre
o lacre, pois isso poderá afetar o potenciômetro
de ajuste; deve-se remover o lacre pelas
bordas.
Fig. 2
PROCEDIMENTO PARA AJUSTE DO ÍNDICE DE C.O.
LACRE
OBS.: após a regulagem
de C.O., o parafuso do
debímetro deverá ser novamente lacrado.
Fazer uma rodagem
com o veículo com velocidade entre
30 e 40 km/h - 2ª e 3ª marcha, durante aproximadamente
3 minutos.
Após
parar o veículo, mediante uma chave de fenda,
gire o parafuso de regulagem do C.O. no
sentido horário para aumentar o índice de C.O., ou
no sentido anti-horário para reduzir o índice.
Medir o C.O. imediatamente,
observando que o tempo
de ajuste não ultrapasse 3 minutos.