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CENTRAL ELETRÔNICA DE IGNIÇÃO

REMOÇÃO
- Desconectar o terminal negativo da bateria.
- Remover o suporte da central.
- Desconectar o chicote elétrico.
- Remover a central.

RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso
BOBINA

REMOÇÃO
-Desconectar o chicote elétrico da bobina de ignição.
-Soltar os parafusos de fixação da bobina.

RECOLOCAÇÃO
-Processo inverso.
CHICOTE DA IGNIÇÃO

REMOÇÃO
- Desmontar o terminal negativo da bateria.
- Remover o conjunto central/bobina.
- Desconectar o terminal da central de ignição.
- Desconectar o terminal da bobina.
- Desconectar os terminais dos sensores.
- Remover o chicote.

RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso.
SENSOR DE FASE DA ÁRVORE DE MANIVELAS

REMOÇÃO
- Retirar a proteção das correias com a ferramenta A.89707/5.
- Retirar os parafusos de fixação do sensor.
- Desconectar o chicote do sensor.
- Remover o sensor.

RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso
SENSOR DE DETONAÇÃO

REMOÇÃO
- Desconectar o chicote elétrico.
- Remover o sensor.

RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso aplicando um torque de 0,8 kgm
e lubrificando a peça.
DISTRIBUIDOR

INSTALAÇÃO DO DISTRIBUIDOR/VERIFICAÇÃO DA FASAGEM DO SENSOR DE PMS

Gire a árvore de manivelas de modo a posicionar corretamente o 1º ou 4º cilindro em PMS. Instale o distribuidor de modo que o rotor fique apontado para o 4º cilindro coincidindo com a referência estampada na carcaça do distribuidor. Aperte a fixação da base do distribuidor.
CENTRAL ELETRÔNICA DA INJEÇÃO INCORPORADA NO DEBÍMETRO

REMOÇÃO
- Soltar o conector da central eletrônica.
- Soltar as abraçadeiras da tubulação de ar.
- Remover os parafusos de fixação do debímetro.
- Remover o debímetro.

RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso.
SENSOR DE ROTAÇÃO NO VOLANTE DO MOTOR

REMOÇÃO
- Desconectar o chicote elétrico do sensor.
- Remover o debímetro tendo acesso por trás da mangueira de água da válvula termostática.
- Remover os parafusos de fixação do sensor.
- Remover o sensor.

RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso.


SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA

REMOÇÃO
- Desconectar o conector do sensor.
- Soltar os parafusos de fixação do sensor.
- Remover o sensor.

RECOLOCAÇÃO
- Posicionar o interruptor no eixo da borboleta e introduzir os parafusos de fixação sem apertar, de modo que o interruptor possa mover-se livremente na guia.
- Ligar um ohmímetro nos terminais 2 e 18.


VÁLVULA VAS

REMOÇÃO
- Remover a tubulação da válvula.
- Desconectar o conector da válvula.
- Remover a válvulas.

RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso.


SENSOR DE TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO

Localizado na carcaça da válvula termostática, mede a temperatura do motor através do líquido de arrefecimento.

REMOÇÃO
- Desconectar o chicote elétrico do sensor.
- Remover o sensor.

RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso aplicando um torque de 1,5 kgm


CHICOTE DA INJEÇÃO

REMOÇÃO
- Desconectar o terminal negativo da bateria.
- Desconectar o conector da central eletrônica.
- Remover o debímetro.
- Remover a proteção do chicote dos bicos.
- Remover os porta-relés com os mesmos.
- Desconectar os sensores.
- Remover o chicote.


RELÉS DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL E CENTRAL DE INJEÇÃO

Localizado no vão do motor na parte inferior esquerda.

REMOÇÃO
- Retirar a proteção plástica e remover o relé.

RECOLOCAÇÃO
- Processo inverso


PROCEDIMENTO PARA REGULAGEM DA MARCHA LENTA

Fig. 1
1- Verificar se o interruptor da borboleta está posicionado em regime de mínimo (ver instruções no grupo 102-26).

2- Regular a rotação do motor (850 a 950 rpm) através do parafuso coletor de aspiração.

3- Verificar o percentual de C.O. (o valor especificado é de 1,0 a 2,0%). Não efetuar o controle enquanto estiverem funcionando equipamentos suplementares (eletroventilador de arrefecimento do radiador, ar-condicionado etc.).
Caso a rotação de marcha lenta esteja dentro dos valores prescritos, mas o percentual de C.O. esteja fora do especificado, verificar:

A- a existência de vazamento em todas as mangueiras que se encontram entre o debímetro DEBÍMETRO E O COLETOR DE ASPIRAÇÃO e o coletor de aspiração.
B- a existência de vazamento em todas as mangueiras e conexões (exceto tubulações de água), que se ligam ao coletor de aspiração.
C- se os conectores elétricos da eletroválvula de ar suplementar e do sensor de temperatura de SENSOR DE TEMPERATURA DE ÁGUA SÃO água estão invertidos.

Obs.: o conector do
sensor de temperatura de água possui um fio vermelho/verde e um fio preto/roxo, e o conector da eletroválvula de ar suplementar possui um fio preto e um fio marrom.

D- verificar se o sensor de temperatura de água envia sinal correto (ver instruções no grupo 102-26).
E- verificar se existe sincronismo entre o virabrequim, eixo de comando de válvulas e distribuidor de ignição.

OBS.: chamamos a atenção no sentido de que qualquer entrada de ar no coletor de escapamento, entrada de ar pela junta do coletor de admissão ou combustível adulterado podem provocar alterações no índice de C.O., portanto, todos os procedimentos a serem verificados são de fundamental importância a fim de evitar substituições indevidas.

Caso o percentual de C.O. ainda esteja fora dos valores prescritos, é necessário retirar a tampa de inviolabilidade do debímetro e fazer a regulagem do C.O.

NOTA
Para veículos em garantia o debímetro não poderá ser regulado, nem seu lacre violado, sob pena de perda da garantia. Quando necessário, o debímetro deverá ser substituído em garantia.

Para remover o lacre deve-se utilizar uma chave de fenda pequena e nunca introduzi-la diretamente sobre o lacre, pois isso poderá afetar o potenciômetro de ajuste; deve-se remover o lacre pelas bordas.

Fig. 2
PROCEDIMENTO PARA AJUSTE DO ÍNDICE DE C.O.

LACRE

OBS.: após a regulagem de C.O., o parafuso do debímetro deverá ser novamente lacrado.

Fazer uma rodagem com o veículo com velocidade entre 30 e 40 km/h - 2ª e 3ª marcha, durante aproximadamente 3 minutos.
Após parar o veículo, mediante uma chave de fenda, gire o parafuso de regulagem do C.O. no sentido horário para aumentar o índice de C.O., ou no sentido anti-horário para reduzir o índice.
Medir o C.O. imediatamente, observando que o tempo de ajuste não ultrapasse 3 minutos.