DISPOSITIVO PARA CONTROLE DAS EMISSÕES NOCIVAS NO ESCAPAMENTO
CONTROLE DA CONCENTRAÇÃO DAS EMISSÕES POLUENTES
O sistema I.A.W-1G7
garante, através da aluto adaptação do sistema, um controle contínuo
da marcha lenta e do percentual de CO, tornando supérflua qualquer intervenção
externa de ajuste (não existem mais parafusos de regulagem).
Entretanto, um controle
referente ao conteúdo dos gases de escapamento antes e depois
do catalisador pode fornecer preciosas indicações sobre as condições de
funcionamento do sistema
de injeção/ignição, dos parâmetros motorísticos ou do catalisador.
Controle da concentração
de CO e HC com marcha lenta antes do conversor catalítico.
Para o controle das
concentrações de óxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos não queimados
(HC) antes do catalisador, fazer o seguinte:
1-
desapertar o bujão ou porca situada na tubulação de escapamento antes do
catalisador e aparafusar
a ferramenta no seu lugar;
2-
ligar a ferramenta à sonda de um CO-tester regulado de modo adequado;
3-
ligar o motor e deixá-lo esquentar;
4-
verificar se o valor de rotações é o previsto;
5-
controlar se a concentração de CO em marcha lenta entra nos valores
recomendados (vide tabela); em caso contrário, é necessário controlar:
-o correto funcionamento da sonda lambda, utilizando o FIAT/LANCIA Tester;
-a presença de infiltrações de ar na zona ao redor do lugar da sonda lambda;
-o sistema de injeção/ignição
(principalmente, o estado de desgaste das velas de
ignição);
6- controlar, nas condições, se a concentração dos HC é menor de 600 p.p.m.;
7- não encontrando estes valores, regular o ponto motor, verificando, em especial:
-o ângulo de avanço da ignição (posição correta do sensor de rotações/PMS);
-as folgas das válvulas;
-o ponto de distribuição mecânica;
-a compressão do motor.
Tabela resumo dos valores de tolerância das emissões poluentes
CO% HC (p.p.m.) CO2 (%)
Antes do catalisador 0,4 a 1 <=600 >=12
Depois do catalisador <=0,35 <=90 >=13
CONTROLE DA CONCENTRAÇÃO DE CO E HC