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DISPOSITIVO PARA CONTROLE DAS EMISSÕES NOCIVAS NO ESCAPAMENTO


CONTROLE DA CONCENTRAÇÃO DAS EMISSÕES POLUENTES

O sistema I.A.W-1G7 garante, através da aluto adaptação do sistema, um controle contínuo da marcha lenta e do percentual de CO, tornando supérflua qualquer intervenção externa de ajuste (não existem mais parafusos de regulagem).
Entretanto, um controle referente ao conteúdo dos gases de escapamento antes e depois do catalisador pode fornecer preciosas indicações sobre as condições de funcionamento do sistema de injeção/ignição, dos parâmetros motorísticos ou do catalisador.

Controle da concentração de CO e HC com marcha lenta antes do conversor catalítico.

Para o controle das concentrações de óxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos não queimados (HC) antes do catalisador, fazer o seguinte:

1- desapertar o bujão ou porca situada na tubulação de escapamento antes do catalisador e aparafusar a ferramenta no seu lugar;

2- ligar a ferramenta à sonda de um CO-tester regulado de modo adequado;

3- ligar o motor e deixá-lo esquentar;

4- verificar se o valor de rotações é o previsto;

5- controlar se a concentração de CO em marcha lenta entra nos valores recomendados (vide tabela); em caso contrário, é necessário controlar:
-o correto funcionamento da sonda lambda, utilizando o FIAT/LANCIA Tester;
-a presença de infiltrações de ar na zona ao redor do lugar da sonda lambda;
-o sistema de injeção/ignição (principalmente, o estado de desgaste das velas de ignição);

6- controlar, nas condições, se a concentração dos HC é menor de 600 p.p.m.;

7- não encontrando estes valores, regular o ponto motor, verificando, em especial:
-o ângulo de avanço da ignição (posição correta do sensor de rotações/PMS);
-as folgas das válvulas;
-o ponto de distribuição mecânica;
-a compressão do motor.

Tabela resumo dos valores de tolerância das emissões poluentes

CO% HC (p.p.m.) CO2 (%)

Antes do catalisador 0,4 a 1 <=600 >=12
Depois do catalisador <=0,35 <=90 >=13

CONTROLE DA CONCENTRAÇÃO DE CO E HC