SISTEMA ANTIEVAPORAÇÃO DE COMBUSTÍVEL
FUNCIONAMENTO
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Motor parado ou em marcha lenta:
Após uma parada prolongada
do veículo, a temperatura do combustível (não sendo resfriada
pela ventilação do veículo em marcha) aumentada, determinando assim um
aumento da pressão interna do reservatório de combustível, os vapores de
combustível atravessam
a válvula gallegiante (3) impedindo a passagem das gotas do
líquido, fazendo com que retornem ao tanque.
Os vapores assim tratados
atingem a válvula de ventilação (5) que se abre permitindo
aos vapores passarem do reservatório de combustível (1) ao filtro de combustível
(6), onde são absorvidos pelo carvão ativado.
- Motor em funcionamento (Aspiração Normal):
Durante o funcionamento
do motor, a válvula de ventilação (5) se abre e a válvula interceptadora
de vapor (7) que está ligada ao coletor de admissão (8) é acionada pela
depressão, fazendo com que o ar ambiente penetre no filtro de vapor de
combustível (6) através
de um orifício e seja enviado ao coletor de admissão (8), sendo
admitido pelo motor e regenerando o carvão ativo.
- Motor em funcionamento (Superalimentação):
Nesta condição, o
coletor de admissão (8) encontra-se sob pressão, causada pelo compressor,
provocando o fechamento da válvula interceptadora de vapor (7).
Porém, a depressão
verificada após o debímetro prova a abertura da válvula de ventilação
(5), que como no caso do motor em funcionamento com aspiração normal,
permite a entrada do ar ambiente no filtro de vapor de combustível (6) e o
envio diretamente
após o debímetro, sendo admitido pelo motor e regenerando o carvão
ativo. O bocal de abastecimento é ligado, através de uma tubulação a uma
válvula segurança
(4) do reservatório de combustível (1), que se abrirá no caso de excessiva
pressão como medida de segurança . A válvula de segurança (4) poderá se
abrir no sentido contrário, caso haja depressão no reservatório de combustível.
VÁLVULA GALLEGIANTE
VÁLVULA DE SEGURANÇA E VENTILAÇÃO (A DUAS VIAS)
FILTRO DE CARVÕES ATIVADOS
É constituído de carvões
ativados (4) que retêm os vapores
de gasolina que entram pela tomada (5).
O ar quente de lavagem
que entra pela tomada (1) através
do filtro de papel (3), passa pelos grãos de carvão,
retirando os vapores de gasolina para transportá-los
em direção à saída (2), e desta em direção
à válvula interceptadora.
O ar, entrando pela
tomada (2), pode também ser chamado
pela depressão no reservatório realizando a
ventilação no mesmo.
A divisão (6) assegura
que o ar quente de lavagem aspirado,
possa lamber todos os grãos de carvão favorecendo
o desprendimento dos vapores de gasolina
em direção ao coletor de aspiração. Existem também
duas molas (7), que permitem uma dilatação da
massa dos grãos quando a pressão aumenta.
VÁLVULA DE RESPIRO E VÁLVULA INTERCEPTADORA