Imprimir
Componentes do sistema de lubrificação 994cc/1050cc/1.3cc/1.5ccE201


Nível de óleo do motor 994cc/1050cc/1.3cc/1.5ccE201

Intervenção em produção

Devido a algumas dúvidas levantadas por Concessionárias sobre o nível de óleo do motor, faremos a seguir alguns esclarecimentos sobre o assunto.

- Como pode ser observado no Manual de Uso e Manutenção de todos os veículos, o nível de óleo do motor deverá estar sempre entre as marcas de MÁXIMO e de MÍNIMO quando verificado com o veículo em local plano e motor frio.

- Se o nível de óleo estiver acima da marca de MÁXIMO, poderão ocorrer vários inconvenientes no motor, inclusive o retorno de óleo pelo Blow-by indo para o carburador ou corpo de borboleta.

- Caso o nível esteja abaixo do MÍNIMO é um alerta e indica que se deve adicionar óleo, sempre tomando cuidado para que o nível fique ENTRE as marcas.

Esclarecemos ainda na REVISÃO DE ENTREGA, caso o nível esteja entre as marcas de MÁXIMO ou MÍNIMO não deverá ser adicionado óleo algum ao motor.


Vazamento de óleo 994cc/1050cc/1.3cc/1.5ccE201

Intervenção em campo


Quando houver suspeita de vazamento do óleo no motor, relacionamos, a seguir, os procedimentos a serem tomados pelas Concessionárias, antes de substituir algum componente:

1- Inspecionar minuciosamente o motor, a fim de localizar a origem do vazamento.

A inspeção deverá ser efetuada de baixo para cima. Muitas vezes, o óleo escorre de uma parte superior (junta do cabeçote, retentor da árvore de comando etc.) indo acumular nas bordas inferiores (cárter, bordas do bloco) dando uma falsa impressão de vazamento na parte inferior.

2- Limpar bem a região contaminada pelo óleo.

3- Em caso de vazamento nas juntas, reapertar os parafusos de fixação do componente com o torque e sequência especificados.

4- Funcionar o motor e verificar se o vazamento persiste.

5- Caso o vazamento persista, efetuar a substituição da junta ou retentor.

Obs.:
a- Temos recebido grande número de juntas do cárter e da tampa de válvulas substituídas indevidamente.
b- Lembramos que nas revisões é prevista a verificação da folga de válvulas, portanto, deverá ser substituída a junta da tampa de válvulas a cargo do cliente.
Estamos observando que várias Concessionárias estão substituindo a junta em garantia.