Componentes do sistema de lubrificação 994cc/1050cc/1.3cc/1.5ccE201
Nível de óleo do motor 994cc/1050cc/1.3cc/1.5ccE201
Intervenção em produção
Devido a algumas dúvidas
levantadas por Concessionárias
sobre o nível de óleo do motor, faremos a seguir
alguns esclarecimentos sobre o assunto.
- Como pode ser observado
no Manual de Uso e
Manutenção de todos os veículos, o nível de óleo do
motor deverá estar sempre entre as marcas de
MÁXIMO e de MÍNIMO quando verificado com o
veículo em local plano e motor frio.
- Se o nível de óleo
estiver acima da marca de
MÁXIMO, poderão ocorrer vários inconvenientes no
motor, inclusive o retorno de óleo pelo Blow-by
indo para o carburador ou corpo de borboleta.
- Caso o nível esteja
abaixo do MÍNIMO é um alerta e
indica que se deve adicionar óleo, sempre tomando
cuidado para que o nível fique ENTRE as marcas.
Esclarecemos ainda
na REVISÃO DE ENTREGA, caso o nível
esteja entre as marcas de MÁXIMO ou MÍNIMO não
deverá ser adicionado óleo algum ao motor.
Vazamento de óleo 994cc/1050cc/1.3cc/1.5ccE201
Intervenção em campo
Quando houver suspeita
de vazamento do óleo no motor, relacionamos, a seguir, os
procedimentos a serem tomados pelas Concessionárias, antes de substituir
algum componente:
1- Inspecionar minuciosamente o motor, a fim de localizar a origem do vazamento.
A inspeção deverá
ser efetuada de baixo para cima. Muitas vezes, o óleo escorre de
uma parte superior (junta do cabeçote, retentor da árvore de comando etc.)
indo acumular nas
bordas inferiores (cárter, bordas do bloco) dando uma falsa impressão
de vazamento na parte inferior.
2- Limpar bem a região contaminada pelo óleo.
3- Em caso de vazamento
nas juntas, reapertar os parafusos de fixação do
componente com o torque e sequência especificados.
4- Funcionar o motor e verificar se o vazamento persiste.
5- Caso o vazamento persista, efetuar a substituição da junta ou retentor.
Obs.:
a- Temos recebido
grande número de juntas do cárter e da tampa de válvulas
substituídas indevidamente.
b- Lembramos que nas
revisões é prevista a verificação da folga de válvulas,
portanto, deverá ser substituída a junta da tampa de válvulas a cargo do cliente.
Estamos observando
que várias Concessionárias estão substituindo a junta em
garantia.