Imprimir
DESMONTAGEM DA BOMBA DÁGUA

Fig. 1
NOTA
Para os veículos equipados com sistema de ar-condicionado, seguir as instruções referentes à montagem/desmontagem.

Fig. 2
Desmontagem da polia de comando da bomba d'água


NOTA
Usar calço sobre a placa da prensa para não amassar a polia.

Fig. 3
Desmontagem do eixo de comando da bomba d'água.

NOTA
O retentor deverá ser sempre substituído.

Fig. 4

Eixo do comando da bomba d'água e rolamentos.

NOTA
Os rolamentos não devem apresentar sinais de rumorosidade, nem possuir folga excessiva, e o eixo não deve apresentar sinais de desgaste; em caso contrário, será necessário substituir o conjunto eixo-rolamentos.

Fig. 5
Seção longitudinal da bomba d'água.

Verificar se o corpo da bomba não possui deformações ou rachaduras; em caso contrário, substituir o corpo da bomba.

1- Tampa
2- Espaçador
3- Parafuso
4- Porca de fixação da tampa
ao corpo
5- Suporte do alternador
6- Corpo da bomba
7- Rotor
8- Retentor
9- Anel elástico de retenção
10- Junta
11- Calço
12- Anéis retentores
13- Rolamentos
14- Polia
15- Eixo de comando


BOMBA DÁGUA

1- Se as peças a serem usadas estiverem cobertas pela cera protetora usada para embalagem, limpá-la com solvente (Pull-1000, gasolina, ou similar).
Atenção, não deixar que o solvente atinja as partes de borracha das peças (retentores, etc.).
2- Prender o eixo (nº 4191636) da bomba d'água em uma morsa de forma que a extremidade mais distante da sede do anel trava fique voltada para cima.

OBS.: Ao prender o eixo na morsa, utilizar dois mordentes macios a fim de não danificar o eixo (os mordentes podem ser de madeira, bronze, latão, etc.).

3- Com o auxílio de um alicate de bicos curvos, instalar o "anel trava" (nº 978832) no eixo (nº 4191636), pela extremidade mais distante de sua sede e com o auxílio do "anel de encosto do rolamento" (nº 4113761), empurrar o "anel trava" até sua sede.

4- Retirar o eixo da morsa e, com o auxílio de uma prensa, instalar o rolamento menor (nº 7596806), de forma que este fique apoiado no "anel de encosto (nº 4113761), o espaçador (nº 4191639) com o canal voltado para o rolamento MAIOR, e o rolamento maior (nº 7596807).

Para prensar os rolamentos, utilizar a ferramenta A.60445.

OBS.: A carga empregada na prensa deverá ser de, no máximo, 1000 Kg.

5- Instalar os "anéis O'ring" na tampa (nº 4384314), conforme a figura (próxima tela).

OBS.: Lubrificar os "anéis O'ring" com vaselina a fim de facilitar a passagem dos rolamentos.


6- Posicionar a tampa(nº 4384314)na prensa, apoiando-a sobre a ferramenta A.60487 e instalar o conjunto do eixo com os rolamentos. Para prensar o conjunto do eixo com os rolamentos na tampa, utilizar a ferramenta A.60445 e prensar o conjunto até atingir uma carga de aproximadamente 1000 Kg.

7- Instalar o parafuso (nº 4200969) e sua arruela (nº 11197770) na tampa (nº 4384314).

8- Aplicar um cordão fino de "THREE BOND - 25M" na sede do retentor (na tampa) e instalar cuidadosamente o retentor (nº 4242132) no eixo da bomba até que sua parte externa toque em sua sede, na tampa da bomba. Com a ferramenta A.2360475, prensar o retentor até que se atinja a carga de, aproximadamente, 1000 Kg.

OBS.: A ferramenta A.2360475, deverá ser cortada em 3mm, conforme esquema (próximas telas).


9- Apoiar o rotor (nº 7540678) na ferramenta A.60487 de forma que as aletas fiquem viradas para baixo.
Posicionar o eixo da bomba sobre o rotor e prensar pela outra extremidade da tampa, utilizando a ferramenta A.60445, até atingir a carga de, aproximadamente, 1000 Kg.

OBS.: Tomar cuidado para não prensar o eixo "enjambrado" no motor.

10- Posicionar a tampa da bomba d'água na ferramenta A.60373/1 e rosquear o parafuso existente naparte de baixo da ferramenta até que ele encoste no eixo da bomba. Em seguida, posicionar a tampa da bomba, juntamente com a ferramenta A.60373/1 na prensa, colocar a arruela (nº 42453594) no eixo (atrás do rolamento maior), posicionar a polia (nº 4243595) e, utilizando a ferramenta A.60373/2, prensá-la até atingir a carga de, aproximadamente, 1000 Kg.

11- Posicionar a junta nº 4179154 na face próxima ao rotor e unir a tampa da bomba ao corpo (nº 4408202) conforme esquema (próxima tela).

12- Fazer o controle da folga entre o motor e o corpo da bomba d'água, conforme instruções. Caso esteja fora, atuar no rotor da bomba, a fim de corrigí-la.


VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Fig. 1
Válvula termostática do motor 1600cc Sevel

Fig. 2
Câmara com válvula termostática incorporada, BLINDADA, Motor 1500cc Sevel