DESMONTAGEM DA BOMBA DÁGUA
Fig. 1
NOTA
Para os veículos equipados
com sistema de ar-condicionado,
seguir as instruções referentes à montagem/desmontagem.
Fig. 2
Desmontagem da polia de comando da bomba d'água
NOTA
Usar calço sobre a
placa da prensa para não amassar a
polia.
Fig. 3
Desmontagem do eixo de comando da bomba d'água.
NOTA
O retentor deverá ser sempre substituído.
Fig. 4
Eixo do comando da bomba d'água e rolamentos.
NOTA
Os rolamentos não
devem apresentar sinais de rumorosidade,
nem possuir folga excessiva, e o eixo não
deve apresentar sinais de desgaste; em caso contrário,
será necessário substituir o conjunto eixo-rolamentos.
Fig. 5
Seção longitudinal da bomba d'água.
Verificar se o corpo
da bomba não possui deformações
ou rachaduras; em caso contrário, substituir
o corpo da bomba.
1- Tampa
2- Espaçador
3- Parafuso
4- Porca de fixação da tampa
ao corpo
5- Suporte do alternador
6- Corpo da bomba
7- Rotor
8- Retentor
9- Anel elástico de retenção
10- Junta
11- Calço
12- Anéis retentores
13- Rolamentos
14- Polia
15- Eixo de comando
BOMBA DÁGUA
1- Se as peças a serem
usadas estiverem cobertas
pela cera protetora usada para embalagem, limpá-la
com solvente (Pull-1000, gasolina, ou similar).
Atenção, não deixar
que o solvente atinja as partes
de borracha das peças (retentores, etc.).
2- Prender o eixo
(nº 4191636) da bomba d'água em
uma morsa de forma que a extremidade mais
distante da sede do anel trava fique voltada para cima.
OBS.: Ao prender o
eixo na morsa, utilizar dois
mordentes macios a fim de não danificar o
eixo (os mordentes podem ser de madeira,
bronze, latão, etc.).
3- Com o auxílio de
um alicate de bicos curvos,
instalar o "anel trava" (nº 978832) no eixo (nº
4191636), pela extremidade mais distante de sua
sede e com o auxílio do "anel de encosto do
rolamento" (nº 4113761), empurrar o "anel trava"
até sua sede.
4- Retirar o eixo
da morsa e, com o auxílio de uma
prensa, instalar o rolamento menor (nº 7596806), de
forma que este fique apoiado no "anel de encosto
(nº 4113761), o espaçador (nº 4191639) com o canal
voltado para o rolamento MAIOR, e o rolamento
maior (nº 7596807).
Para prensar os rolamentos,
utilizar a ferramenta A.60445.
OBS.: A carga empregada
na prensa deverá ser de,
no máximo, 1000 Kg.
5- Instalar os "anéis
O'ring" na tampa (nº 4384314),
conforme a figura (próxima tela).
OBS.: Lubrificar os
"anéis O'ring" com vaselina a fim
de facilitar a passagem dos rolamentos.
6- Posicionar a tampa(nº
4384314)na prensa, apoiando-a
sobre a ferramenta A.60487 e instalar o conjunto
do eixo com os rolamentos. Para prensar o conjunto
do eixo com os rolamentos na tampa, utilizar a
ferramenta A.60445 e prensar o conjunto até atingir
uma carga de aproximadamente 1000 Kg.
7- Instalar o parafuso
(nº 4200969) e sua arruela
(nº 11197770) na tampa (nº 4384314).
8- Aplicar um cordão
fino de "THREE BOND - 25M" na
sede do retentor (na tampa) e instalar
cuidadosamente o retentor (nº 4242132) no eixo da
bomba até que sua parte externa toque em sua
sede, na tampa da bomba. Com a ferramenta
A.2360475, prensar o retentor até que se atinja a
carga de, aproximadamente, 1000 Kg.
OBS.: A ferramenta
A.2360475, deverá ser cortada em
3mm, conforme esquema (próximas telas).
9- Apoiar o rotor
(nº 7540678) na ferramenta A.60487 de
forma que as aletas fiquem viradas para baixo.
Posicionar o eixo
da bomba sobre o rotor e prensar
pela outra extremidade da tampa, utilizando a
ferramenta A.60445, até atingir a carga de,
aproximadamente, 1000 Kg.
OBS.: Tomar cuidado
para não prensar o eixo
"enjambrado" no motor.
10- Posicionar a tampa
da bomba d'água na
ferramenta A.60373/1 e rosquear o parafuso
existente naparte de baixo da ferramenta até que
ele encoste no eixo da bomba. Em seguida,
posicionar a tampa da bomba, juntamente com a
ferramenta A.60373/1 na prensa, colocar a arruela
(nº 42453594) no eixo (atrás do rolamento maior),
posicionar a polia (nº 4243595) e, utilizando a
ferramenta A.60373/2, prensá-la até atingir a carga
de, aproximadamente, 1000 Kg.
11- Posicionar a junta
nº 4179154 na face próxima ao
rotor e unir a tampa da bomba ao corpo
(nº 4408202) conforme esquema (próxima tela).
12- Fazer o controle
da folga entre o motor e o corpo
da bomba d'água, conforme instruções. Caso
esteja fora, atuar no rotor da bomba, a fim de
corrigí-la.
VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Fig. 1
Válvula termostática do motor 1600cc Sevel
Fig.
2
Câmara com válvula
termostática incorporada, BLINDADA,
Motor 1500cc Sevel