REMOÇÃO/RECOLOCAÇÃO DA CORREIA DE COMANDO ÓRGÃOS VÁRIOS
Fig.1
Remoção
Verificar a integridade
e o correto valor de esticamento
da correia e, em especial, que não existam
fendas, cortes e desgaste superficial do material
(que aparece liso e brilhante), partes secas ou
endurecidas com consequente perda de aderência.
Caso se verifique um dos defeitos citados acima,
proceder à substituição da correia.
O esquema a seguir
representa os componentes e o giro
da correia envolvidos no procedimento descrito a
seguir:
1- Polia da bomba da direção hidráulica;
2- Correia Poli-V;
3- Polia da bomba do líquido de arrefecimento;
4- Polia da árvore de manivelas;
5- Tensor da correia;
6- Polia do alternador.
NOTA: Caso o veículo
esteja equipado com sistema
de condicionamento de ar, é necessário
efetuar primeiro a remoção da correia de
comando do compressor do condicionador e, a
seguir, após a montagem da correia de
comando do alternador/bomba da direção
hidráulica/bomba do líquido de arrefecimento,
à montagem e esticamento da correia do
compressor do condicionador.
Fig.2 e 3
1-Desapertar a braçadeira
(1) de fixação da tubulação
de recuperação dos vapores de óleo ao tubo de ar
(2).
2-Desapertar a braçadeira
(1) de fixação do tubo de
ar ao corpo borboleta e abrir as quatro presilhas
de fixação da tampa(2) da caixa do filtro de ar, a
seguir, remover o
grupo completo da tampa-tubo
de ar.
Fig.1
1-Desapertar o parafuso
(1) do suporte de
tensionamento do tensor(2), a seguir, retirar o
parafuso superior (3) do tensor e remover a
correia (4).
Fig.2
Recolocação
2-Montar a nova correia
e posicionar corretamente
o tensor com os dois parafusos de fixação, a seguir,
agindo no tensor, tensionar a correia e verificar,
utilizando a ferramenta 1895762000, que o valor da
tensão esteja compreendido entre 52 e 67 daNm, a
seguir, apertar os parafusos com o torque prescrito.
Caso o valor de esticamento
verificado não esteja
dentro dos valores estabelecidos, antes de fixar o
tensor, executar novamente o procedimento de
esticamento.
Proceder à montagem
do grupo tampa do filtro de ar-tubo
de ar completo atuando na ordem inversa à
remoção.