Imprimir
Correia Compressor Ar-Condicionado 1.5 MPI Rem/Rec

Fig.1
Remoção

Remover o revestimento da caixa da roda dianteira de modo a permitir o acesso à correia de comando do compressor do condicionador de ar.

NOTA:Verificar a integridade e o esticamento da correia e, em especial, se não existem: trincas, cortes, desgaste superficial do material (que fica liso e brilhante), partes ressecadas ou endurecidas com consequente perda de aderência. Caso se apresente um dos defeitos citados, efetuar a substituição da correia.

1-Desapertar os parafusos (1),o parafuso micrométrico (2) e os parafusos(3) de fixação do compresso condicionador de ar, a seguir, remover a correia(4) de comando doa compressor-condicionador de ar.

Fig.2
Recolocação

2-Ajustar a nova correia (1) atuando no parafuso micrométrico (2), tensioná-la, e bloquear os parafusos (3).

Fig.3
3-Controlar, com a ferramenta 1895762000, se a tensão da correia está entre 42 e 55 daNm, a seguir, bloquear os parafusos(1) e os parafusos(2) ilustrados.

Caso a tensão da correia não esteja correta, repetir as operações de tensionamento.


CORREIA DO COMPRESSOR

FIG.1

-Remover o alternador;
-Remover a chapa de proteção da polia do motor;
-Afrouxar os parafusos de fixação do compressor aos suportes;
-Retirar o parafuso de fixação do compressor à proteção traseira.

FIG.2

-Remover a semi-polia do motor;
-Movimentar o compressor para afrouxar a correia;
-Retirar a correia;
Para montagem proceder de maneira inversa;
-Quando da montagem da correia da bomba d'água, apertar, com um leve torque, as porcas de fixação da semi-polia. Fazer aproximadamente dois giros na árvore de manivelas e verificar a tensão na correia.

FIG.3

BOMBA D'ÁGUA

-Remover o alternador;
-Remover a bobina de ignição;
-Remover a chapa de proteção da polia do motor;
-Remover a semi-polia do motor;
-Segurando a polia da bomba d'água com a correia, remover os parafusos M6 x 1,25 da polia da bomba d'água;
-Remover a bomba d'água, inclinando-a levemente para a esquerda;
-Para montagem proceder de maneira inversa, tensionando a correia.