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Controle do empenamento do disco de embreagem

NOTA
O empeno do disco não deverá ser superior a 0,25 mm.

Controle de empenamento do disco.


Guia do rolamento de embreagem

MODELO: T.T EQUIPADOS COM CÂMBIO C506

INTERVENÇÃO EM PRODUÇÃO

Com o objetivo de melhorar a vedação da guia do rolamento de embreagem, foi implementada a modificação, conforme descrito a seguir:
Guia do rolamento de embreagem: modificando o material, passando de ferro fundido para chapa de aço, a substituída a antiga junta de papel e retentor por uma nova vedação de selante de cura neutra DOW CORNING (R) 780 e um retentor de duplo lábio.

Modificação efetivada a partir:

Chassi: - 8305223 - 5018548

INTERVENÇÃO NO CAMPO

PEÇA DES. ANTERIOR MODIFICAÇÃO DES. APÓS MODIFICAÇÃO

Tampa 7520126 752717***
Junta 4223580 **
Retentor 400029000 7525060*


*** As duas tampas serão fornecidas por Peças e Acessórios.
** Substituídas pelo SELANTE DE CURA NEUTRA DOW CORNING (R) 780.
* O retentor com dupla vedação é intercambiável e pode ser montado com a tampa de ferro fundido (anterior à modificação) . Só o novo vedador será fornecido por Peças e Acessórios.
NOTA
Deverá ser observado que a guia do rolamento em chapa não é intercambiável com a anterior em ferro fundido. Portanto, em caixas de mudanças originalmente montadas com a guia em ferro fundido, não se poderá montar, em hipótese alguma, a nova guia em chapa. Em caixa de mudanças montada originalmente com a guia em chapa, não se poderá montar a guia anterior em ferro fundido.

Diagnósticos

TREPIDAÇÃO EM ARRANCADAS

Este é o inconveniente mais frequente que se manifesta no sistema.

VERIFICAÇÕES

- Conferir a regulagem do motor.
. marcha lenta
. aceleração progressiva
. comando acelerador

- Conferir as condições de trabalho do cabo de embreagem.
. emperramento
. fixação frouxa
. altura do pedal
. acionamento do pedal

- Conferir condições de trabalho dos coxins do motopropulsor
. deformações
. fixação frouxa
. desalinhamento


Corrigir as irregularidades que forem encontradas.

Problema solucionado?

Se sim
FIM

Se não
Remover o conjunto para verificações

ROLAMENTO E GARFO ACIONAMENTO

- Verificar se o rolamento desliza suavemente sobre sua guia.
- Verificar condições de trabalho do rolamento.
- Verificar presença de empeno no garfo.
- Verificar desgaste anormal do garfo.

DISCO

- Verificar presença de óleo no revestimento do disco.
- Verificar fixação das molas de torção e rebites do revestimento.
- Verificar aspecto vitrificado do revestimento.
- Quando a empeno do disco é tolerável até 0,25 mm.


PLATÔ

- Verificar desgaste anormal nas molas membranas, região de contato com o rolamento.
- Verificar presença de algum elemento avariado, como molas de retorno da chapa de pressão, fixação das molas membranas, etc.

IMPORTANTE
A- Se após todas as verificações recomendadas não se observar nenhuma falha evidente que esteja causando a trepidação, promover a substituição do platô, pois o mesmo poderá estar apresentando algum inconveniente somente detectável com equipamentos específicos para tal.

B- Para os casos em que se notar presença de óleo no revestimento do disco, promover a correção do vazamento, efetuar a limpeza do platô e substituir o disco.

C- Para os conjuntos que apresentarem indícios de superaquecimento (disco e/ou platô) e que a origem não seja vazamento de óleo, seguramente o superaquecimento foi causado por mau uso do sistema, e nesse caso a reparação não será coberta por garantia.

D- Para os casos de PATINAMENTO verificar todos os ítens já mencionados para a trepidação, realizando o mesmo método sequencial.

O destaque excessivo e precoce do disco normalmente ocorre devido ao mau uso do sistema não cabendo GARANTIA para reparação.

E- Disco com revestimento destruído.
Neste caso verificar se há indício de superaquecimento do platô, cuja reparação não será coberta pela “GARANTIA”.