Imprimir
Semi-árvore

RETIRAR E RECOLOCAR

Para retirar as semi-árvores, ater-se às seguintes instruções:

- drenar o óleo da caixa de mudanças;
- soltar a(s) placa(s) de fixação da barra estabilizadora ou braço tensor ao braço oscilante à carroceria;
- soltar os parafusos e a porca de fixação do flange de retenção das coifas retentoras de óleo;
- retirar as braçadeiras externas de retenção das coifas das juntas homocinéticas e puxá-las ao longo das semi-árvores, de modo a descobrir completamente as juntas homocinéticas;
- limpar e eliminar todos os resíduos de graxa existentes nas juntas;
- mediante a ferramenta A .81124, abrir o anel elástico de retenção e separar as pontas das semiárvores;
- movimentar as rodas de modo a permitir a retirada das semi-árvores das juntas homocinéticas e do diferencial;


Para montagem, inverter as instruções acima, observando os seguintes dados:

- aplicar 100g de Graxa Fiat MRM2 nas cavidades das juntas homocinéticas e, internamente nas coifas de proteção. A graxa deverá ser distribuída conforme legenda da ilustração abaixo;
- montar as semi-árvores nas juntas homocinéticas e verificar se o anel elástico está corretamente montado;
- colocar as braçadeiras de retenção das coifas de proteção das juntas homocinéticas com a ferramenta A .81118.

Desmontagem da semi-árvore – lado da roda.

1- junta homocinética
2- Anel elástico
3- Semi-árvore
4- Coifa

NOTA:
- Para verificar se o anel elástico de retenção da semi-árvore está efetivamente montado, empurrar algumas vezes a semi-árvore para frente e para trás.
Esta operação é indispensável, pois o acoplamento deve ser absolutamente correto.
- Cuidar para que a coifa de retenção de óleo (5) não ultrapasse a sua região de trabalho (área retificada), na semi-árvore, evitando assim, danificar o retentor.
- Durante a fixação do flange (4) na caixa de mudanças, observar que a coifa esteja posicionada corretamente a fim de evitar qualquer deformação sobre sua aba e provocar vazamento de óleo.

RETIRAR E RECOLOCAR

Para retirar as semiárvores, ater-se às seguintes instruções:

- drenar o óleo da caixa de mudanças;
- soltar a(s) placa(s) de fixação da barra estabilizadora ou braço tensor ao braço oscilante à carroceria;
- soltar os parafusos e a porca de fixação do flange de retenção das coifas retentoras de óleo;
- retirar as braçadeiras externas de retenção das coifas das juntas homocinéticas e puxá-las ao longo das semi-árvores, de modo a descobrir completamente as juntas homocinéticas;
- limpar e eliminar todos os resíduos de graxa existentes nas juntas;
- mediante a ferramenta A .81124, abrir o anel elástico de retenção e separar as pontas das semiárvores;
- movimentar as rodas de modo a permitir a retirada das semi-árvores das juntas homocinéticas e do diferencial;

Para montagem, inverter as instruções acima, observando os seguintes dados:

- aplicar 100g de Graxa Fiat MRM2 nas cavidades das juntas homocinéticas e, internamente nas coifas de proteção. A graxa deverá ser distribuída conforme legenda da ilustração abaixo;
- montar as semi-árvores nas juntas homocinéticas e verificar se o anel elástico está corretamente montado;
- colocar as braçadeiras de retenção das coifas de proteção das juntas homocinéticas com a ferramenta A .81118.

Desmontagem da semi-árvore – lado da roda.

1- junta homocinética
2- Anel elástico
3- Semi-árvore
4- Coifa

NOTA:
- Para verificar se o anel elástico de retenção da semi-árvore está efetivamente montado, empurrar algumas vezes a semi-árvore para frente e para trás.
Esta operação é indispensável, pois o acoplamento deve ser absolutamente correto.
- Cuidar para que a coifa de retenção de óleo (5) não ultrapasse a sua região de trabalho (área retificada), na semi-árvore, evitando assim, danificar o retentor.
- Durante a fixação do flange (4) na caixa de mudanças, observar que a coifa esteja posicionada corretamente a fim de evitar qualquer deformação sobre sua aba e provocar vazamento de óleo.



Junta tripóide, flange e coifa de retenção de óleo

NOTA
Encontrando anomalias na junta tripóide, e anel trava, proceder as suas substituições.

Desmontagem e montagem da junta tripóide.

Desmontagem do flange e coifa de retenção de óleo do diferencial.


COIFA DE RETENÇÃO DE ÓLEO DO DIFERENCIAL

Para a desmontagem da bucha completa com o retentor, utilize a ferramenta A .70377.

NOTA
A bucha e o retentor são fornecidos em conjunto.

Desmontagem da bucha da coifa de retenção do óleo.

Na montagem da bucha completa com retentor da coifa de retenção de óleo, utilize a ferramenta A .70377. Como o diâmetro do alojamento da bucha na coifa de borracha é bem inferior, force suavemente a bucha até que a mesma se encaixe no alojamento sem danos para a coifa de borracha, devido á conicidade da ferramenta.

Montagem da bucha na coifa de retenção de óleo.


COIFA DE RETENÇÃO DO ÓLEO DO DIFERENCIAL E ROLAMENTO

A partir dos chassis: (3713123 e 8192054)

DESMONTAGEM

Com auxílio de uma prensa, apoiar o rolamento sobre a ferramenta A-57013/5 e remover o conjunto coifa/rolamento.

1- Ferramenta A-57013/5
2- Conjunto coifa /rolamento

MONTAGEM

Montagem da coifa sobre o rolamento.
Pisicionar o rolamento na ferramenta A-57013/1

1- Rolamento
2- Ferramenta A-57031/1

Lubrificar a coifa com óleo para permitir um melhor deslizamento sobre a ferramenta e montá-la sobre o rolamento. Montar a abraçadeira com o alicate apropriado (cod. KD 424).

OBS.: a ferramenta A-57013/1 permite a substituição da coifa com a semi-árvore montada no veículo. Para isto, basta retirar a ponta roscada e encaixar o cone sobre a semiárvore.


ATENÇÃO
Durante a fixação da coifa na caixa de mudanças, observar o posicionamento da abraçadeira conforme mostrado.

Montagem do conjunto coifa/rolamento na semiárvore:

Apoiar a semi-árvore na prensa utilizando a ferramenta A-57013/4.
Lubrificar a parte retificada da semiárvore com óleo para facilitar o deslizamento do rolamento e montar conjunto utilizando a ferramenta adequada (ver tabela).

1- Ferramenta A-57013/4
2- Semiárvore
3- Ver tabela de aplicação

OBS.: limpar o óleo após a montagem do conjunto coifa/rolamento.


Junta homocinética

DESMONTAGEM DA COIFA DA JUNTA HOMOCINÉTICA.

NOTA
Substituir a coifa caso a mesma apresente deformações, ranhuras ou rupturas.

DESMONTAGEM E MONTAGEM DA JUNTA HOMOCINÉTICA

NOTA
Antes de proceder a montagem da junta homocinética, inserir a coifa nova sobre a semiárvore.

Levar cuidadosamente a junta homocinética com gasolina ou similar.

DESMONTAGEM

Localize a abertura maior da gaiola e faça uma marca de referência no corpo da homocinética (como mostra a figura ao lado), indicando esta posição. Com auxílio de uma chave de fenda, pressione o cubo central para baixo, pelo oposto à marca de referência de maneira a deixar a esfera em condições de ser retirada.

Posicionamento do conjunto gaiola-cubo da junta homocinética para retirada das esferas.

1- Abertura maior
2- Marca de referência

Utilizando o mesmo processo, retire as esferas restantes e coloque-as na mesma ordem de retirada em uma madeira com seis furos já pré-estabelecidos a fim de que posteriormente sejam montadas na mesma posição.
Para desmontagem do grupo gaiola-cubo central, posicionar verticalmente o conjunto, de maneira que o rasgo maior coincida com um dos ressaltos da homocinética que deverá encaixar-se no rasgo, permitindo assim a extração do rasgo, permitindo assim a extração do conjunto.

Posicionamento do conjunto gaiola-cubo para sua retirada da homocinética.

1- Borba chanfrada
2- Abertura da extremidade da trava
3- Rasgo maior


Para extrair o cubo interno da gaiola introduza uma de suas extremidades no rasgo maior e separe as duas peças.

Retirada do cubo central da gaiola.

1- Extremidade do cubo
2- Rasgo maior


JUNTA HOMOCINÉTICA LADO RODA – NOVA

MODELO: UNO T.T.

Informamos que, para os modelos em referência a partir do chassi 5907943 (18.03.97), foram adotadas novas juntas homocinéticas, coifas, abraçadeiras e a porca de fixação da junta homocinética ao cubo da roda, origem PALIO 994cc.

NOTA
Informamos também que o torque a ser aplicado na porca de fixação da junta omocinética passa a ser de 24 Nm.

REPOSIÇÃO
Para requisitar os componentes, utilizar os mesmos números de desenho referentes ao PALIO 994 cc.
Retentor

MONTAGEM DO RETENTOR SOBRE A BUCHA

Devido a adoção do novo sistema de retenção do óleo do diferencial a partir dos chassis 3713123 e 8192054
Peças e Acessórios passou a fornecer o retentor separadamente da bucha.
Para sua montagem seguir as instruções:
- Montar a bucha na base da ferramenta A-5704.

- Montar o retentor no punção introdutor.


-Utilizando uma prensa monte o retentor sobre a bucha até que o manômetro da prensa atinja 1 TON.

(Incluir no manual B.500.502)

MONTAGEM DO RETENTOR SOBRE A BUCHA

Devido a adoção do novo sistema de retenção do óleo do diferencial a partir dos chassis 3713123 e 8192054 Peças e Acessórios passou a fornecer o retentor separadamente da bucha.
Para sua montagem seguir as instruções:
- Montar a bucha na base da ferramenta A-5704.

- Montar o retentor no punção introdutor.

-Utilizando uma prensa monte o retentor sobre a bucha até que o manômetro da prensa atinja 1 TON.


Junta homocinética - Montagem

MONTAGEM DA COIFA DA JUNTA HOMOCINÉTICA

NOTA
Aplicar 40g de graxa nas cavidades da junta e 60g na coifa de proteção.
A junta homocinética de reposição já contém 40g de graxa.

NOTA
A fim de evitar danificações das coifas, causadas pela baixa pressão interna (coifa chupada), efetuar uma passagem de ar no seu diâmetro menor para que se processe o equilíbrio das pressões internas e externa.

OBS.: depois de fixadas as braçadeiras, as coifas deverão ficar aproximadamente no cumprimento de DESCANSO, isto é, não poderão ficar tracionadas ou comprimidas.

NOTA
Visando proteger as coifas das juntas homocinéticas contra possíveis rupturas, durante as reparações no conjunto caixa de mudanças, coifas e retentores do diferencial, em que as semiárvores fiquem completamente suspensas, utilizar a ferramenta A-81119 a ser montada na nervura maior da coifa.

Utilização
1- Force a abertura da ferramenta, o suficiente para passar a semiárvore.
2- Leve a ferramenta de encontro à coifa a ser protegida, posicionando-a no maior diâmetro da coifa.
3- Retire o conjunto com a ferramenta montada na coifa.
4- Após o término do trabalho, monte o conjunto no veículo, e somente após a montagem, retire a ferramenta de proteção da coifa.

NOTA
Caso seja constatado desgaste acentuado nos componentes da junta homocinética, substituí-la.

Componentes da junta homocinética.

1- Corpo da homocinética
2- Esferas
3- gaiola
4- Borda chanfrada
5- Rasgo maior
6- Cubo central
7- Abertura da extremidade da trava

MONTAGEM

Para a montagem, inverta as operações acima observando o seguinte:
- o cubo central, quando montado deverá estar com a abertura da extremidade da trava voltada para o rasgo maior da gaiola e ainda para a borda chanfrada da mesma.
- O conjunto gaiola-cubo, após a sua montagem deverá ficar posicionado com o rasgo maior para a marca de referência e a borda chanfrada para fora (vide desenho).

ATENÇÃO
Nenhuma das peças da homocinética, inclusive as esferas podem ser montadas fora da posição original.

Montagem das esferas.
1- Rasgo maior
2- Marca de referência.


Remoção da porca de fixação da junta homocinética ao cubo da roda

1. Porca de fixação da junta homocinética ao cubo da roda.

ADVERTÊNCIA
Todas as vezes que a porca de fixação da junta homocinética ao cubo for retirada é necessário substituí-la.