Semi-árvore
RETIRAR E RECOLOCAR
Para retirar as semi-árvores,
ater-se às seguintes instruções:
- drenar o óleo da caixa de mudanças;
- soltar a(s) placa(s)
de fixação da barra estabilizadora
ou braço tensor ao braço oscilante à carroceria;
- soltar os parafusos
e a porca de fixação do flange de
retenção das coifas retentoras de óleo;
- retirar as braçadeiras
externas de retenção das
coifas das juntas homocinéticas e puxá-las ao longo
das semi-árvores, de modo a descobrir
completamente as juntas homocinéticas;
- limpar e eliminar
todos os resíduos de graxa
existentes nas juntas;
- mediante a ferramenta
A .81124, abrir o anel elástico
de retenção e separar as pontas das semiárvores;
- movimentar as rodas
de modo a permitir a retirada
das semi-árvores das juntas homocinéticas e do
diferencial;
Para montagem, inverter
as instruções acima, observando
os seguintes dados:
- aplicar 100g de
Graxa Fiat MRM2 nas cavidades das juntas
homocinéticas e, internamente nas coifas de proteção.
A graxa deverá ser distribuída conforme legenda
da ilustração abaixo;
- montar as semi-árvores
nas juntas homocinéticas e verificar
se o anel elástico está corretamente montado;
- colocar as braçadeiras
de retenção das coifas de proteção
das juntas homocinéticas com a ferramenta
A .81118.
Desmontagem da semi-árvore – lado da roda.
1- junta homocinética
2- Anel elástico
3- Semi-árvore
4- Coifa
NOTA:
- Para verificar se
o anel elástico de retenção da semi-árvore
está efetivamente montado, empurrar algumas
vezes a semi-árvore para frente e para trás.
Esta operação é indispensável,
pois o acoplamento deve
ser absolutamente correto.
- Cuidar para que
a coifa de retenção de óleo (5) não ultrapasse
a sua região de trabalho (área retificada), na
semi-árvore, evitando assim, danificar o retentor.
- Durante a fixação
do flange (4) na caixa de mudanças,
observar que a coifa esteja posicionada corretamente
a fim de evitar qualquer deformação sobre
sua aba e provocar vazamento de óleo.
RETIRAR E RECOLOCAR
Para retirar as semiárvores,
ater-se às seguintes instruções:
- drenar o óleo da caixa de mudanças;
- soltar a(s) placa(s)
de fixação da barra estabilizadora
ou braço tensor ao braço oscilante à carroceria;
- soltar os parafusos
e a porca de fixação do flange de
retenção das coifas retentoras de óleo;
- retirar as braçadeiras
externas de retenção das
coifas das juntas homocinéticas e puxá-las ao longo
das semi-árvores, de modo a descobrir
completamente as juntas homocinéticas;
- limpar e eliminar
todos os resíduos de graxa
existentes nas juntas;
- mediante a ferramenta
A .81124, abrir o anel elástico
de retenção e separar as pontas das semiárvores;
- movimentar as rodas
de modo a permitir a retirada
das semi-árvores das juntas homocinéticas e do
diferencial;
Para
montagem, inverter as instruções acima, observando
os seguintes dados:
- aplicar 100g de
Graxa Fiat MRM2 nas cavidades das juntas
homocinéticas e, internamente nas coifas de proteção.
A graxa deverá ser distribuída conforme legenda
da ilustração abaixo;
- montar as semi-árvores
nas juntas homocinéticas e verificar
se o anel elástico está corretamente montado;
- colocar as braçadeiras
de retenção das coifas de proteção
das juntas homocinéticas com a ferramenta
A .81118.
Desmontagem da semi-árvore – lado da roda.
1- junta homocinética
2- Anel elástico
3- Semi-árvore
4- Coifa
NOTA:
- Para verificar se
o anel elástico de retenção da semi-árvore
está efetivamente montado, empurrar algumas
vezes a semi-árvore para frente e para trás.
Esta operação é indispensável,
pois o acoplamento deve
ser absolutamente correto.
- Cuidar para que
a coifa de retenção de óleo (5) não ultrapasse
a sua região de trabalho (área retificada), na
semi-árvore, evitando assim, danificar o retentor.
- Durante a fixação
do flange (4) na caixa de mudanças,
observar que a coifa esteja posicionada corretamente
a fim de evitar qualquer deformação sobre
sua aba e provocar vazamento de óleo.
Junta tripóide, flange e coifa de retenção de óleo
NOTA
Encontrando anomalias
na junta tripóide, e anel trava,
proceder as suas substituições.
Desmontagem e montagem da junta tripóide.
Desmontagem do flange
e coifa de retenção de óleo do
diferencial.
COIFA DE RETENÇÃO
DE ÓLEO DO DIFERENCIAL
Para a desmontagem
da bucha completa com o retentor,
utilize a ferramenta A .70377.
NOTA
A bucha e o retentor são fornecidos em conjunto.
Desmontagem da bucha da coifa de retenção do óleo.
Na montagem da bucha
completa com retentor da coifa
de retenção de óleo, utilize a ferramenta A
.70377. Como o diâmetro do alojamento da bucha na
coifa de borracha é bem inferior, force suavemente
a bucha até que a mesma se encaixe no alojamento
sem danos para a coifa de borracha, devido
á conicidade da ferramenta.
Montagem da bucha na coifa de retenção de óleo.
COIFA DE RETENÇÃO
DO ÓLEO DO DIFERENCIAL E ROLAMENTO
A partir dos chassis: (3713123 e 8192054)
DESMONTAGEM
Com auxílio de uma
prensa, apoiar o rolamento sobre a
ferramenta A-57013/5 e remover o conjunto coifa/rolamento.
1- Ferramenta A-57013/5
2- Conjunto coifa /rolamento
MONTAGEM
Montagem da coifa sobre o rolamento.
Pisicionar o rolamento na ferramenta A-57013/1
1- Rolamento
2- Ferramenta A-57031/1
Lubrificar a coifa
com óleo para permitir um melhor deslizamento
sobre a ferramenta e montá-la sobre o rolamento.
Montar a abraçadeira com o alicate apropriado
(cod. KD 424).
OBS.: a ferramenta
A-57013/1 permite a substituição da
coifa com a semi-árvore montada no veículo. Para isto,
basta retirar a ponta roscada e encaixar o cone sobre
a semiárvore.
ATENÇÃO
Durante a fixação
da coifa na caixa de mudanças, observar
o posicionamento da abraçadeira conforme mostrado.
Montagem do conjunto
coifa/rolamento na semiárvore:
Apoiar a semi-árvore
na prensa utilizando a ferramenta
A-57013/4.
Lubrificar a parte
retificada da semiárvore com óleo para
facilitar o deslizamento do rolamento e montar
conjunto utilizando a ferramenta adequada (ver tabela).
1- Ferramenta A-57013/4
2- Semiárvore
3- Ver tabela de aplicação
OBS.: limpar o óleo
após a montagem do conjunto coifa/rolamento.
Junta homocinética
DESMONTAGEM DA COIFA
DA JUNTA HOMOCINÉTICA.
NOTA
Substituir a coifa
caso a mesma apresente deformações,
ranhuras ou rupturas.
DESMONTAGEM E MONTAGEM
DA JUNTA HOMOCINÉTICA
NOTA
Antes de proceder
a montagem da junta homocinética,
inserir a coifa nova sobre a semiárvore.
Levar cuidadosamente
a junta homocinética com
gasolina ou similar.
DESMONTAGEM
Localize a abertura
maior da gaiola e faça uma marca
de referência no corpo da homocinética (como mostra
a figura ao lado), indicando esta posição. Com auxílio
de uma chave de fenda, pressione o cubo central
para baixo, pelo oposto à marca de referência de
maneira a deixar a esfera em condições de ser retirada.
Posicionamento do
conjunto gaiola-cubo da junta homocinética
para retirada das esferas.
1- Abertura maior
2- Marca de referência
Utilizando o mesmo
processo, retire as esferas restantes
e coloque-as na mesma ordem de retirada em
uma madeira com seis furos já pré-estabelecidos a
fim de que posteriormente sejam montadas na mesma
posição.
Para desmontagem do
grupo gaiola-cubo central, posicionar
verticalmente o conjunto, de maneira que o
rasgo maior coincida com um dos ressaltos da homocinética
que deverá encaixar-se no rasgo, permitindo
assim a extração do rasgo, permitindo assim
a extração do conjunto.
Posicionamento do
conjunto gaiola-cubo para sua retirada
da homocinética.
1- Borba chanfrada
2- Abertura da extremidade da trava
3- Rasgo maior
Para extrair o cubo
interno da gaiola introduza uma de
suas extremidades no rasgo maior e separe as duas
peças.
Retirada do cubo central da gaiola.
1- Extremidade do cubo
2- Rasgo maior
JUNTA HOMOCINÉTICA
LADO RODA – NOVA
MODELO: UNO T.T.
Informamos que, para
os modelos em referência a partir do chassi 5907943 (18.03.97),
foram adotadas novas juntas homocinéticas, coifas, abraçadeiras e a porca
de fixação da junta homocinética ao cubo da roda, origem PALIO 994cc.
NOTA
Informamos também
que o torque a ser aplicado na porca de fixação da junta omocinética
passa a ser de 24 Nm.
REPOSIÇÃO
Para requisitar os
componentes, utilizar os mesmos números de desenho referentes ao
PALIO 994 cc.
Retentor
MONTAGEM DO RETENTOR SOBRE A BUCHA
Devido a adoção do
novo sistema de retenção do óleo do
diferencial a partir dos chassis 3713123 e 8192054
Peças e Acessórios
passou a fornecer o retentor separadamente
da bucha.
Para sua montagem seguir as instruções:
- Montar a bucha na base da ferramenta A-5704.
- Montar o retentor no punção introdutor.
-Utilizando uma prensa
monte o retentor sobre a
bucha até que o manômetro da prensa atinja 1 TON.
(Incluir no manual B.500.502)
MONTAGEM DO RETENTOR SOBRE A BUCHA
Devido a adoção do
novo sistema de retenção do óleo do
diferencial a partir dos chassis 3713123 e 8192054 Peças
e Acessórios passou a fornecer o retentor separadamente
da bucha.
Para sua montagem seguir as instruções:
- Montar a bucha na base da ferramenta A-5704.
- Montar o retentor no punção introdutor.
-Utilizando uma prensa
monte o retentor sobre a
bucha até que o manômetro da prensa atinja 1 TON.
Junta homocinética - Montagem
MONTAGEM DA COIFA DA JUNTA HOMOCINÉTICA
NOTA
Aplicar 40g de graxa
nas cavidades da junta e 60g na coifa
de proteção.
A junta homocinética
de reposição já contém 40g de graxa.
NOTA
A fim de evitar danificações
das coifas, causadas pela baixa
pressão interna (coifa chupada), efetuar uma passagem
de ar no seu diâmetro menor para que se processe
o equilíbrio das pressões internas e externa.
OBS.: depois de fixadas
as braçadeiras, as coifas deverão
ficar aproximadamente no cumprimento de DESCANSO,
isto é, não poderão ficar tracionadas ou comprimidas.
NOTA
Visando proteger as
coifas das juntas homocinéticas contra
possíveis rupturas, durante as reparações no conjunto
caixa de mudanças, coifas e retentores do diferencial,
em que as semiárvores fiquem completamente
suspensas, utilizar a ferramenta A-81119
a ser montada na nervura maior da coifa.
Utilização
1- Force a abertura
da ferramenta, o suficiente para
passar a semiárvore.
2- Leve a ferramenta
de encontro à coifa a ser
protegida, posicionando-a no maior diâmetro da
coifa.
3- Retire o conjunto
com a ferramenta montada na
coifa.
4- Após o término
do trabalho, monte o conjunto no
veículo, e somente após a montagem, retire a
ferramenta de proteção da coifa.
NOTA
Caso seja constatado
desgaste acentuado nos componentes
da junta homocinética, substituí-la.
Componentes da junta homocinética.
1- Corpo da homocinética
2- Esferas
3- gaiola
4- Borda chanfrada
5- Rasgo maior
6- Cubo central
7- Abertura da extremidade da trava
MONTAGEM
Para a montagem, inverta
as operações acima observando
o seguinte:
- o cubo central,
quando montado deverá estar com a abertura
da extremidade da trava voltada para o rasgo
maior da gaiola e ainda para a borda chanfrada da
mesma.
- O conjunto gaiola-cubo,
após a sua montagem
deverá ficar posicionado com o rasgo maior para a
marca de referência e a borda chanfrada para fora
(vide desenho).
ATENÇÃO
Nenhuma das peças
da homocinética, inclusive as esferas
podem ser montadas fora da posição original.
Montagem das esferas.
1- Rasgo maior
2- Marca de referência.
Remoção da porca de
fixação da junta homocinética ao
cubo da roda
1. Porca de fixação
da junta homocinética ao cubo da
roda.
ADVERTÊNCIA
Todas as vezes que
a porca de fixação da junta homocinética
ao cubo for retirada é necessário substituí-la.