Cilindro mestre
A- CILINDRO MESTRE
diâmetro 19,05mm
Componentes do cilindro mestre.
1. Reservatório de fluido de freio
2. Cilindro mestre
3. Parafuso de retenção
4. Mola
5. Pistões
6. Arruela de retenção
7. Anel de retenção
8. Coifa de proteção
9. Entalhe para identificação
NOTA
Na montagem do servofreio
eliminar a coifa de proteção
(8).
B- O cilindro mestre
é identificado pelo entalhe de
usinagem no flange de fixação à carroceria, rosca
M 10 X 1,0 e o nº 19 gravado em alto relevo sobre a
peça.
Cilindro mestre.
1. Cilindro mestre
2. Reservatório do fluido de freio
3. Tubo do cilindro mestre ao corretor de frenagem
4. Tubo do cilindro
mestre aos freios da roda
dianteira
C- CILINDRO MESTRE
diâmetro 24,64mm
Desmontagem e montagem
das tubulações de freio.
Corretor de
frenagem com by-pass - esquema
Cilindro mestre
CILINDRO MESTRE
diâmetro 20,64mm
(Pick-up e Fiorino a partir dos modelos 92)
Desmontagem e montagem das tubulações.
Desmontagem e montagem do cilindro mestre.
1. Cilindro mestre
2. Mola
3. Pistões
4. Anel de retenção
NOTA
Para limpeza dos componentes
do cilindro mestre,
utilizar somente fluido de freio limpo. Caso seja
constatado riscos ou desgaste acentuado nos pistões
ou no corpo do cilindro, substituir o conjunto completo.
Corretor de
frenagem
REMOÇÃO-COLOCAÇÃO
DO CORRETOR DE FRENAGEM
Sangria do sistema hidráulico.
Remoção-colocação do corretor de frenagem.
1. Parafuso de fixação
do suporte do corretor à
carroceria.
Comando do corretor de frenagem.
1. Corretor de frenagem
2. Suporte
3. Alavanca de comando
4. Mola
5. Alavanca
6. Mola
7. Chapa de fixação
NOTA
Observando rumorosidade
no comando do corretor de frenagem,
ao acionar o pedal de freio, após a regulagem
do corretor, aplicar a mola (6) sobre o suporte/alavanca
de comando.
Cilindro mestre
ETAPA I
- INSPEÇÃO DO CILINDRO MESTRE
- Instalar os pinos
sangradores nas saídas do cilindro mestre, bloqueando-se o
fluxo, permitindo-se avaliação isolada apenas do cilindro mestre.
- Efetuar a sangria
pelos pinos instalados nas saídas dos circuitos dianteiros e
traseiro e avaliar o curso do pedal.
- Se o pedal continuar “muchibento”, o cilindro mestre deverá ser substituído.
ETAPA II
- Caso o inconveniente
não esteja localizado no cilindro mestre, avaliar as
condições de trabalho das pinças de freio, analisando o circuito esquerdo separadamente
do lado direito.
-
Por exemplo: deixar bloqueado o circuito traseiro e o lado dianteiro direito,
avaliando-se
a pinça esquerda, através do acionamento do pedal.
Em seguida, inverter o bloqueio e avaliar a pinça direita.
Sempre que se instalar
os pinos sangradores ou as conexões, durante as
avaliações, será necessária uma sangria para extrair o ar admitido durante as
operações,
evitando-se mascaramento nas avaliações.
IMPORTANTE
Substituir o fluido
de freio quando o mesmo apresentar-se com coloração muito escura
(sujo) ou conforme estabelecido no Relatório de Revisões Periódicas (de 2
em 2 anos ou a cada
40.000 km).
Em caso de se necessitar
complementação do nível do reservatório, é aconselhável que
se o faça com fluido de mesma característica e fabricante daquele que já está
no circuito, evitando-se
aceleração em sua degeneração causada pela mistura.
Este roteiro de inspeção
tem a finalidade de se evitar substituições indevidas de componentes
no sistema de freios, principalmente do cilindro mestre.
Corretor de frenagem com by-pass
(Pick-up e Fiorino
a partir dos modelos 92)
Remoção-colocação do corretor de frenagem
ATENÇÃO
Ao se efetuar a sangria
do sistema hidráulico, iniciá-la pelo
corretor de frenagem, utilizando o seu parafuso sangrado.
FUNCIONAMENTO
O funcionamento do
corretor de frenagem com By-Pass
é basicamente o mesmo do corretor convencional.
A diferença consiste em que o corretor com
By-Pass recebe também pressão hidráulica do circuito
dianteiro de freio. Esta pressão mantém o pistão
interno em equilíbrio, proporcionando a correta
redução de pressão hidráulica às rodas traseiras.
Caso ocorra um rompimento
na tubulação do circuito dianteiro,
o pistão interno se desloca (conforme figura)
permitindo que a pressão gerada no cilindro mestre
cheque as rodas traseiras sem redução. Isso proporciona
um aumento na eficiência de frenagem nas
rodas traseiras, para suprir a ausência de freio no
circuito dianteiro.
Para se efetuar a
regulagem do corretor de frenagem dos veículos comerciais (longo),
proceda como descrito a seguir:
1) Dispor o veículo,
de ré, sobre os pratos giratórios da fossa do aparelho de
alinhamento.
2) Carregar o eixo
traseiro conforme especificado para cada modelo (ver tabela),
certificando-se de que o veículo esteja abastecido de combustível, óleo, água,
ferramentas
e roda sobressalente. Estando o veículo com o reservatório de
combustível vazio, acrescentar + 40kg sobre o valor da tabela, na região do
reservatório de combustível.
MODELO CARREGAMENTO
- FIORINO............................. 168 ± 5kgf
- PICK-UP T.T. .................... 220 ± 5kgf
3) Destravar os pratos
giratórios e, em seguida
acionar a suspensão traseira, comprimindo o
veículo de encontro ao solo, lenta e
progressivamente por 3 vezes para permitir o
seu assentamento.
4) Posicionar a ferramenta
A-72266 no suporte de
fixação dos conduites de freio, conforme figura
ao lado.
Fixar a ferramenta
utilizando o parafuso tipo borboleta
que acompanha a mesma.
1- Suporte dos conduítes de freio
2- Ferramenta A-72266
5) Afrouxar o parafuso
de fixação da chapa de
regulagem do corretor de frenagem utilizando
uma chave de estria de 13mm.
A- Chapa de regulagem
X- Orifício para fixar a ferramenta
B- Parafuso de fixação da chapa de regulagem
6) Posicione o gancho
no furo superior da chapa de
regulagem (x) e na extremidade oposta, instale o
peso com a carga de 3,0kgf +/- 0,2 (Ferramenta
A-72265/3), conforme figura ao lado.
7) Aperte novamente
o parafuso de fixação da chapa
de regulagem ( B ) com o torque estabelecido.
8) retire o peso de regulagem e a ferramenta A-72266.
NOTA
DURANTE A OPERAÇÃO
DE REGULAGEM, A CHAPA E O
PESO DEVEM TER DESLOCAMENTOS LIVRES.
REGULAGEM DO CORRETOR FRENAGEM
Para se efetuar a regulagem do corretor, prosseguir como se seque:
1) dispor o veículo,
de ré, sobre os pratos giratórios da fossa do aparelho de
alinhamento;
2) carregar o eixo
traseiro conforme especificado para cada modelo (ver tabela),
certificando-se de que o veículo esteja abastecido de combustível, óleo, água,
ferramentas
e roda sobressalente. Estando o veículo com o reservatório de
combustível vazio, acrescentar + 40kg sobre o valor da tabela, na região do
reservatório de combustível.
MODELO CARREGAMENTO PESO FERRAMENTA
UNO S, CS, TOP 120 ± 5 kg 7,5 kg
UNO FURGONETA 120 ± 5 kg 7,5 kg
UNO 1.5 R E 1.6 R 110 ± 5 kg 7,5 kg
UNO TURBO 110 ± 5 kg 7,5 kg
PRÊMIO T.T 95 ± 5 kg 7,5 kg
ELBA T,T 65 ± 5 kg 7,5 kg
FIORINO 195 ± kg 4,0 kg
PICK-UP T.T 250 ± kg 4,0 kg
FIORINO LONGO 168 ± 5 kg 3,0 kg Ver B.A.V 331-02/4 D
(EIXO RÍGIDO)
PICK-UP LONGO 220 ± 5kg 3,0 kg de 30/12/93.
(EIXO RÍGIDO)
IMPORTANTE:
Lembramos da importância
de se fazer o carregamento correto do veículo, pois o não
cumprimento destas especificações invalida todo o procedimento descrito.
3) Destravar os pratos
giratórios e, em seguida acionar a suspensão traseira,
oprimindo o veículo de encontro ao solo, lenta e progressivamente por 3 vezes
para permitir
o seu assentamento.
4) Posicionar a ferramenta
A-72265/3 no orifício da alavanca de comando
permitindo a ação da ferramenta sobre a mola de acionamento. Em seguida
apertá-la.
OBS.:
1- para o UNO 1.5
R a partir do chassi nº 3386347 utilizar 4,0 Kg de peso na
ferramenta;
2- a ferramenta A-72265/3
é dotada de pesos de 1,0 kg, 0,5 kg, 0,1 kg que podem
ser conjugados em sua haste possibilitando a obtenção do peso especificado na
tabela para uma perfeita
regulagem do corretor de frenagem.