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Cilindro mestre

A- CILINDRO MESTRE
diâmetro 19,05mm

Componentes do cilindro mestre.

1. Reservatório de fluido de freio
2. Cilindro mestre
3. Parafuso de retenção
4. Mola
5. Pistões
6. Arruela de retenção
7. Anel de retenção
8. Coifa de proteção
9. Entalhe para identificação

NOTA
Na montagem do servofreio eliminar a coifa de proteção (8).

B- O cilindro mestre é identificado pelo entalhe de usinagem no flange de fixação à carroceria, rosca M 10 X 1,0 e o nº 19 gravado em alto relevo sobre a peça.

Cilindro mestre.

1. Cilindro mestre
2. Reservatório do fluido de freio
3. Tubo do cilindro mestre ao corretor de frenagem
4. Tubo do cilindro mestre aos freios da roda dianteira

C- CILINDRO MESTRE
diâmetro 24,64mm

Desmontagem e montagem das tubulações de freio.






Corretor de frenagem com by-pass - esquema




Cilindro mestre

CILINDRO MESTRE
diâmetro 20,64mm

(Pick-up e Fiorino a partir dos modelos 92)

Desmontagem e montagem das tubulações.



Desmontagem e montagem do cilindro mestre.

1. Cilindro mestre
2. Mola
3. Pistões
4. Anel de retenção

NOTA
Para limpeza dos componentes do cilindro mestre, utilizar somente fluido de freio limpo. Caso seja constatado riscos ou desgaste acentuado nos pistões ou no corpo do cilindro, substituir o conjunto completo.





Corretor de frenagem

REMOÇÃO-COLOCAÇÃO DO CORRETOR DE FRENAGEM

Sangria do sistema hidráulico.

Remoção-colocação do corretor de frenagem.

1. Parafuso de fixação do suporte do corretor à carroceria.

Comando do corretor de frenagem.

1. Corretor de frenagem
2. Suporte
3. Alavanca de comando
4. Mola
5. Alavanca
6. Mola
7. Chapa de fixação

NOTA
Observando rumorosidade no comando do corretor de frenagem, ao acionar o pedal de freio, após a regulagem do corretor, aplicar a mola (6) sobre o suporte/alavanca de comando.





Cilindro mestre

ETAPA I
- INSPEÇÃO DO CILINDRO MESTRE

- Instalar os pinos sangradores nas saídas do cilindro mestre, bloqueando-se o fluxo, permitindo-se avaliação isolada apenas do cilindro mestre.
- Efetuar a sangria pelos pinos instalados nas saídas dos circuitos dianteiros e traseiro e avaliar o curso do pedal.
- Se o pedal continuar “muchibento”, o cilindro mestre deverá ser substituído.

ETAPA II
- Caso o inconveniente não esteja localizado no cilindro mestre, avaliar as condições de trabalho das pinças de freio, analisando o circuito esquerdo separadamente do lado direito.

- Por exemplo: deixar bloqueado o circuito traseiro e o lado dianteiro direito, avaliando-se a pinça esquerda, através do acionamento do pedal.
Em seguida, inverter o bloqueio e avaliar a pinça direita.
Sempre que se instalar os pinos sangradores ou as conexões, durante as avaliações, será necessária uma sangria para extrair o ar admitido durante as operações, evitando-se mascaramento nas avaliações.

IMPORTANTE
Substituir o fluido de freio quando o mesmo apresentar-se com coloração muito escura (sujo) ou conforme estabelecido no Relatório de Revisões Periódicas (de 2 em 2 anos ou a cada 40.000 km).

Em caso de se necessitar complementação do nível do reservatório, é aconselhável que se o faça com fluido de mesma característica e fabricante daquele que já está no circuito, evitando-se aceleração em sua degeneração causada pela mistura.

Este roteiro de inspeção tem a finalidade de se evitar substituições indevidas de componentes no sistema de freios, principalmente do cilindro mestre.


Corretor de frenagem com by-pass

(Pick-up e Fiorino a partir dos modelos 92)

Remoção-colocação do corretor de frenagem



ATENÇÃO
Ao se efetuar a sangria do sistema hidráulico, iniciá-la pelo corretor de frenagem, utilizando o seu parafuso sangrado.

FUNCIONAMENTO

O funcionamento do corretor de frenagem com By-Pass é basicamente o mesmo do corretor convencional. A diferença consiste em que o corretor com By-Pass recebe também pressão hidráulica do circuito dianteiro de freio. Esta pressão mantém o pistão interno em equilíbrio, proporcionando a correta redução de pressão hidráulica às rodas traseiras.

Caso ocorra um rompimento na tubulação do circuito dianteiro, o pistão interno se desloca (conforme figura) permitindo que a pressão gerada no cilindro mestre cheque as rodas traseiras sem redução. Isso proporciona um aumento na eficiência de frenagem nas rodas traseiras, para suprir a ausência de freio no circuito dianteiro.



Para se efetuar a regulagem do corretor de frenagem dos veículos comerciais (longo), proceda como descrito a seguir:

1) Dispor o veículo, de ré, sobre os pratos giratórios da fossa do aparelho de alinhamento.
2) Carregar o eixo traseiro conforme especificado para cada modelo (ver tabela), certificando-se de que o veículo esteja abastecido de combustível, óleo, água, ferramentas e roda sobressalente. Estando o veículo com o reservatório de combustível vazio, acrescentar + 40kg sobre o valor da tabela, na região do reservatório de combustível.

MODELO CARREGAMENTO
- FIORINO............................. 168 ± 5kgf
- PICK-UP T.T. .................... 220 ± 5kgf

3) Destravar os pratos giratórios e, em seguida acionar a suspensão traseira, comprimindo o veículo de encontro ao solo, lenta e progressivamente por 3 vezes para permitir o seu assentamento.

4) Posicionar a ferramenta A-72266 no suporte de fixação dos conduites de freio, conforme figura ao lado.

Fixar a ferramenta utilizando o parafuso tipo borboleta que acompanha a mesma.

1- Suporte dos conduítes de freio
2- Ferramenta A-72266



5) Afrouxar o parafuso de fixação da chapa de regulagem do corretor de frenagem utilizando uma chave de estria de 13mm.

A- Chapa de regulagem
X- Orifício para fixar a ferramenta
B- Parafuso de fixação da chapa de regulagem



6) Posicione o gancho no furo superior da chapa de regulagem (x) e na extremidade oposta, instale o peso com a carga de 3,0kgf +/- 0,2 (Ferramenta A-72265/3), conforme figura ao lado.
7) Aperte novamente o parafuso de fixação da chapa de regulagem ( B ) com o torque estabelecido.
8) retire o peso de regulagem e a ferramenta A-72266.

NOTA
DURANTE A OPERAÇÃO DE REGULAGEM, A CHAPA E O PESO DEVEM TER DESLOCAMENTOS LIVRES.




REGULAGEM DO CORRETOR FRENAGEM

Para se efetuar a regulagem do corretor, prosseguir como se seque:

1) dispor o veículo, de ré, sobre os pratos giratórios da fossa do aparelho de alinhamento;
2) carregar o eixo traseiro conforme especificado para cada modelo (ver tabela), certificando-se de que o veículo esteja abastecido de combustível, óleo, água, ferramentas e roda sobressalente. Estando o veículo com o reservatório de combustível vazio, acrescentar + 40kg sobre o valor da tabela, na região do reservatório de combustível.

MODELO CARREGAMENTO PESO FERRAMENTA
UNO S, CS, TOP 120 ± 5 kg 7,5 kg
UNO FURGONETA 120 ± 5 kg 7,5 kg
UNO 1.5 R E 1.6 R 110 ± 5 kg 7,5 kg
UNO TURBO 110 ± 5 kg 7,5 kg
PRÊMIO T.T 95 ± 5 kg 7,5 kg
ELBA T,T 65 ± 5 kg 7,5 kg
FIORINO 195 ± kg 4,0 kg
PICK-UP T.T 250 ± kg 4,0 kg
FIORINO LONGO 168 ± 5 kg 3,0 kg Ver B.A.V 331-02/4 D
(EIXO RÍGIDO)
PICK-UP LONGO 220 ± 5kg 3,0 kg de 30/12/93.
(EIXO RÍGIDO)

IMPORTANTE:
Lembramos da importância de se fazer o carregamento correto do veículo, pois o não cumprimento destas especificações invalida todo o procedimento descrito.

3) Destravar os pratos giratórios e, em seguida acionar a suspensão traseira, oprimindo o veículo de encontro ao solo, lenta e progressivamente por 3 vezes para permitir o seu assentamento.
4) Posicionar a ferramenta A-72265/3 no orifício da alavanca de comando permitindo a ação da ferramenta sobre a mola de acionamento. Em seguida apertá-la.

OBS.:
1- para o UNO 1.5 R a partir do chassi nº 3386347 utilizar 4,0 Kg de peso na ferramenta;
2- a ferramenta A-72265/3 é dotada de pesos de 1,0 kg, 0,5 kg, 0,1 kg que podem ser conjugados em sua haste possibilitando a obtenção do peso especificado na tabela para uma perfeita regulagem do corretor de frenagem.