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Reservatório do fluído dos freios ABS

Para remoção do reservatório do fluído dos freios, seguir os procedimentos abaixo:

1) Desligar o sensor do indicador de nível do reservatório, remover a tampa e retirar o fluído utilizando uma seringa, conforme ilustrado.
2. Remover o reservatório, puxando-o para cima.

Para recolocação inverter os procedimentos descritos anteriormente e abastecer o reservatório com fluído dos freios especificação ( DOT 4 ) e realizar a sangria no sistema recomendada para veículos com ABS.

OBS: Não reutilizar o fluído retirado do veículo.

CONTROLE DO DISPOSITIVO DE INDICAÇÃO DE NÍVEL INSUFICIENTE DO FLUÍDO DOS FREIOS.

NOTA: Para controlar o funcionamento do indicador pressionar a extremidade superior da tampa do reservatório; com a chave de ignição em "MAR" o indicador no painel de instrumentos deve acender-se.





Cilindro Mestre ( ABS )

Para remoção do cilindro mestre, seguir os procedimentos abaixo:

1) Remover o reservatório do fluído dos freios, conforme instruções anteriores.
2) Soltar as conexões indicadas utilizando uma chave adequada.
3) Soltar as porcas de fixação do cilindro mestre ao servo freio e removê-lo do veículo.

Para recolocação, inverter os procedimentos descritos anteriormente aplicando os torques recomendados.

Reabastecer o reservatório utilizando fluído dos freios com especificação ( DOT 4 ) e realizar a sangria recomendada para veículos com o sistema ABS.

OBS: Não reutilizar o fluído retirado do veículo.





Servo Freio ( ABS )

Para remoção do Servo freio, seguir os procedimentos abaixo:

1) Remover o reservatório do fluído dos freios e o cilindro mestre, conforme instruções anteriores.

2) Soltar as porcas de fixação do servo freio ao painel de fogo e removê-lo.

Para recolocação, inverter os procedimentos descritos anteriormente aplicando os torques recomendados.





Central eletrohidráulica ABS

Para remoção da Central eletrohidráulica do ABS, seguir os procedimentos abaixo:

1) Soltar o conector de alimentação da central, puxando a trava para o sentido indicado na fígura.

2) Soltar as conexões dos tubos, utilizando uma chave adequada.

3) Soltar as porcas de fixação da central ao respectivo suporte e removê-la.

Para recolocação inverter os procedimentos descritos anteriormente, aplicando os torques recomendados.

OBS: Após as operações necessárias, realizar a sangria recomendada para os veículos com ABS

ORDEM DE SANGRIA:

1º - Roda dianteira lado esquerdo.
2º - Roda dianteira lado direito.
3º - Roda traseira lado esquerdo.
4º - Roda traseira lado direito.








Sensor de rotações das rodas dianteiras ABS

Para remoção dos sensores de rotações das rodas dianteiras, seguir os procedimentos abaixo:

1) Posicionar o veículo em um elevador e remover as rodas dianteiras.

2) Soltar o conector do sensor, atuando no vão motor.

3) Soltar o parafuso Allen que fixa o sensor de rotações ao montante da roda.

4) Retirar o cabo elétrico do sensor de rotações posicionado ao longo do percurso, a partir do vão motor até o montante da roda.

Para recolocação inverter os procedimentos descritos anteriormente, aplicando graxa hidro-repelente na superfície lateral do sensor.

NOTA:
Durante a recolocação, controlar, com um espessímetro, o valor do entreferro do sensor e a roda fônica na junta homocinética.

O entreferro não é regulável pois não são fornecidos calços adequados para esse fim; verificando um valor fora da tolerância estabelecida, controlar a
integridade do sensor e dos dentes da roda fônica.

ATENÇÃO:
Na recolocação do sensor, observar o correto posicionamento do mesmo para evitar futuros problemas de interrupção de continuidade.
( conforme ilustrado ao lado )









Sensor de rotações das rodas traseiras ABS

Para remoção dos sensores de rotações das rodas traseiras, seguir os procedimentos abaixo:

1) Posicionar o veículo em um elevador e remover as rodas traseiras.

2) Soltar o conector do sensor, atuando na lateral da longarina inferior lado esquerdo do veículo, conforme indicado ao lado.

3) Soltar o parafuso Allen que fixa o sensor de rotações ao montante da roda.

4) Retirar o cabo elétrico do sensor de rotações posicionado ao longo do percurso, a partir da longarina até o montante da roda.

Para recolocação inverter os procedimentos descritos anteriormente, aplicando graxa hidro-repelente na superfície lateral do sensor.

NOTA:
Durante a recolocação, controlar, com um espessímetro, o valor do entreferro do sensor e a roda fônica.

O entreferro não é regulável pois não são fornecidos calços adequados para esse fim; verificando um valor fora da tolerância estabelecida, controlar a integridade do sensor e dos dentes da roda fônica.

ATENÇÃO:
Na recolocação do sensor, observar o correto posicionamento do mesmo para evitar futuros problemas de interrupção de continuidade.
( conforme ilustrado ao lado )








Corretor de Frenagem ( EBD ) Eletronic Brake Distribuition

Nos veículos FIORINO EVOLUÇÃO que possuem o sistema ABS de freios, a função do corretor de frenagem é exercida pela própria central eletrohidráulica do ABS, através da ( EBD ) Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem que tem como principais características:

* Software adicional instalado na central eletro hidráulica do ABS.
* Funcionamento através dos recursos do sistema ABS em frenagens não pânicas.
* Atuação antes do início da regulagem do sistema ABS.
* Mantém as características de instalação do ABS, dispensando alterações elétricas/hidráulicas.
* Aplicação do EBD é desenvolvida simultaneamente à aplicação do ABS.
* Atende requisitos da legislação internacional sobre frenagem.

PRINCIPAIS VANTAGENS DO SISTEMA:

* Eliminação do redutor de pressão ( corretor ).
* Aproximação da curva ideal de distribuição de pressão de frenagem.
* Aumento da participação da força de frenagem no eixo traseiro.
* Alívio térmico do sistema de freio do eixo dianteiro.
* Desgaste proporcional entre lonas e pastilhas.
* Aumento da estabilidade nas frenagens em curvas.

MANUTENÇÃO

Para intervenções no sistema EBD, deverá ser feito o diagnóstico junto à central eletro hidráulica ABS utilizando o Fiat Lancia Tester (FLT) ou EXAMINER.

A central eletro hidráulica ABS - EBD não permite reparações, portanto em caso de defeito, a mesma deverá ser substituída por completo, seguindo as instruções anteriores.

NOTA:
O sistema ABS - EBD possui MAXI FUSÍVEIS para proteção do circuito; e estão localizados no vão motor junto ao painel de fogo e são facilmente identificados através da inscrição ABS em seu próprio corpo.




Tubulação rígida do sistema ABS

Para remoção da tubulação rígida do sistema ABS seguir os procedimentos abaixo:

1) Retirar o fluído dos freios do reservatório utilizando uma seringa.
2) Soltar as conexões da tubulação das rodas à central eletrohidráulica, utilizando uma chave adequada.
3) Soltar as conexões da tubulação da central eletro hidráulica ao cilindro mestre, utilizando uma chave adequada.
4) Soltar as conexões da tubulação do cilindro mestre à central eletrohidráulica, utilizando uma chave adequada.
5) Soltar as conexões da tubulação rígida aos tubos flexíveis, atuando no vão da roda.

Para recolocação inverter os procedimentos descritos anteriormente, reabastecendo o reservatório com fluído do tipo ( DOT 4 ).

ATENÇÃO: Não reutilizar o fluído retirado do veículo.

OBS: Após as operações necessárias, realizar a sangria recomendada para os veículos com ABS

ORDEM DE SANGRIA:

1º - Roda dianteira lado esquerdo.
2º - Roda dianteira lado direito.
3º - Roda traseira lado esquerdo.
4º - Roda traseira lado direito.