Reservatório
do fluído dos freios ABS
Para remoção do reservatório
do fluído dos freios, seguir
os procedimentos abaixo:
1) Desligar o sensor
do indicador de nível do
reservatório, remover a tampa e retirar o fluído
utilizando uma seringa, conforme ilustrado.
2. Remover o reservatório, puxando-o para cima.
Para recolocação inverter
os procedimentos descritos anteriormente
e abastecer o reservatório com fluído dos
freios especificação ( DOT 4 ) e realizar a sangria no
sistema recomendada para veículos com ABS.
OBS: Não reutilizar o fluído retirado do veículo.
CONTROLE DO DISPOSITIVO
DE INDICAÇÃO DE NÍVEL INSUFICIENTE
DO FLUÍDO DOS FREIOS.
NOTA: Para controlar
o funcionamento do indicador
pressionar a extremidade superior da tampa
do reservatório; com a chave de ignição em
"MAR" o indicador no painel de instrumentos
deve acender-se.
Cilindro Mestre
( ABS )
Para remoção do cilindro
mestre, seguir os procedimentos
abaixo:
1) Remover o reservatório
do fluído dos freios,
conforme instruções anteriores.
2) Soltar as conexões
indicadas utilizando uma chave
adequada.
3) Soltar as porcas
de fixação do cilindro mestre ao
servo freio e removê-lo do veículo.
Para recolocação,
inverter os procedimentos descritos anteriormente
aplicando os torques recomendados.
Reabastecer o reservatório
utilizando fluído dos freios com
especificação ( DOT 4 ) e realizar a sangria recomendada
para veículos com o sistema ABS.
OBS: Não reutilizar
o fluído retirado do veículo.
Servo Freio
( ABS )
Para remoção do Servo
freio, seguir os procedimentos
abaixo:
1) Remover o reservatório
do fluído dos freios e o
cilindro mestre, conforme instruções anteriores.
2) Soltar as porcas
de fixação do servo freio ao painel
de fogo e removê-lo.
Para recolocação,
inverter os procedimentos descritos anteriormente
aplicando os torques recomendados.
Central eletrohidráulica
ABS
Para remoção da Central
eletrohidráulica do ABS, seguir
os procedimentos abaixo:
1) Soltar o conector
de alimentação da central,
puxando a trava para o sentido indicado na fígura.
2) Soltar as conexões
dos tubos, utilizando uma chave
adequada.
3) Soltar as porcas
de fixação da central ao respectivo
suporte e removê-la.
Para recolocação inverter
os procedimentos descritos anteriormente,
aplicando os torques recomendados.
OBS: Após as operações
necessárias, realizar a
sangria recomendada para os veículos com ABS
ORDEM DE SANGRIA:
1º - Roda dianteira lado esquerdo.
2º - Roda dianteira lado direito.
3º - Roda traseira lado esquerdo.
4º - Roda traseira
lado direito.
Sensor de
rotações das rodas dianteiras ABS
Para remoção dos sensores
de rotações das rodas dianteiras,
seguir os procedimentos abaixo:
1) Posicionar o veículo
em um elevador e remover as
rodas dianteiras.
2) Soltar o conector do sensor, atuando no vão motor.
3) Soltar o parafuso
Allen que fixa o sensor de
rotações ao montante da roda.
4) Retirar o cabo
elétrico do sensor de rotações
posicionado ao longo do percurso, a partir do vão
motor até o montante da roda.
Para recolocação inverter
os procedimentos descritos anteriormente,
aplicando graxa hidro-repelente na superfície
lateral do sensor.
NOTA:
Durante
a recolocação, controlar, com um espessímetro,
o valor do entreferro do sensor e
a roda fônica na junta homocinética.
O entreferro não é
regulável pois não são fornecidos calços
adequados para esse fim; verificando um valor fora
da tolerância estabelecida, controlar a
integridade do sensor e dos dentes da roda fônica.
ATENÇÃO:
Na
recolocação do sensor, observar o correto posicionamento
do mesmo para evitar futuros problemas
de interrupção de continuidade.
( conforme ilustrado
ao lado )
Sensor de
rotações das rodas traseiras ABS
Para remoção dos sensores
de rotações das rodas traseiras,
seguir os procedimentos abaixo:
1) Posicionar o veículo
em um elevador e remover as
rodas traseiras.
2) Soltar o conector
do sensor, atuando na lateral da
longarina inferior lado esquerdo do veículo,
conforme indicado ao lado.
3) Soltar o parafuso
Allen que fixa o sensor de
rotações ao montante da roda.
4) Retirar o cabo
elétrico do sensor de rotações
posicionado ao longo do percurso, a partir da
longarina até o montante da roda.
Para recolocação inverter
os procedimentos descritos anteriormente,
aplicando graxa hidro-repelente na superfície
lateral do sensor.
NOTA:
Durante
a recolocação, controlar, com um espessímetro,
o valor do entreferro do sensor e
a roda fônica.
O entreferro não é
regulável pois não são fornecidos calços
adequados para esse fim; verificando um valor fora
da tolerância estabelecida, controlar a integridade
do sensor e dos dentes da roda fônica.
ATENÇÃO:
Na
recolocação do sensor, observar o correto posicionamento
do mesmo para evitar futuros problemas
de interrupção de continuidade.
( conforme ilustrado
ao lado )
Corretor de Frenagem ( EBD ) Eletronic Brake Distribuition
Nos veículos FIORINO
EVOLUÇÃO que possuem o sistema
ABS de freios, a função do corretor de frenagem
é exercida pela própria central eletrohidráulica
do ABS, através da ( EBD ) Distribuição Eletrônica
da Força de Frenagem que tem como principais
características:
* Software adicional
instalado na central eletro
hidráulica do ABS.
* Funcionamento através
dos recursos do sistema
ABS em frenagens não pânicas.
* Atuação antes do
início da regulagem do sistema
ABS.
* Mantém as características
de instalação do ABS,
dispensando alterações elétricas/hidráulicas.
* Aplicação do EBD
é desenvolvida simultaneamente
à aplicação do ABS.
* Atende requisitos
da legislação internacional sobre
frenagem.
PRINCIPAIS VANTAGENS DO SISTEMA:
* Eliminação do redutor de pressão ( corretor ).
* Aproximação da curva
ideal de distribuição de
pressão de frenagem.
* Aumento da participação
da força de frenagem
no eixo traseiro.
* Alívio térmico do sistema de freio do eixo dianteiro.
* Desgaste proporcional entre lonas e pastilhas.
* Aumento da estabilidade nas frenagens em curvas.
MANUTENÇÃO
Para intervenções
no sistema EBD, deverá ser feito o
diagnóstico junto à central eletro hidráulica ABS utilizando
o Fiat Lancia Tester (FLT) ou EXAMINER.
A central eletro hidráulica
ABS - EBD não permite reparações,
portanto em caso de defeito, a mesma deverá
ser substituída por completo, seguindo as instruções
anteriores.
NOTA:
O
sistema ABS - EBD possui MAXI FUSÍVEIS para proteção
do circuito; e estão localizados no vão motor
junto ao painel de fogo e são facilmente identificados
através da inscrição ABS em seu próprio
corpo.
Tubulação
rígida do sistema ABS
Para remoção da tubulação
rígida do sistema ABS seguir
os procedimentos abaixo:
1) Retirar o fluído
dos freios do reservatório utilizando
uma seringa.
2) Soltar as conexões
da tubulação das rodas à
central eletrohidráulica, utilizando uma chave
adequada.
3) Soltar as conexões
da tubulação da central eletro
hidráulica ao cilindro mestre, utilizando uma chave
adequada.
4) Soltar as conexões
da tubulação do cilindro mestre
à central eletrohidráulica, utilizando uma chave
adequada.
5) Soltar as conexões
da tubulação rígida aos tubos
flexíveis, atuando no vão da roda.
Para recolocação inverter
os procedimentos descritos anteriormente,
reabastecendo o reservatório com fluído
do tipo ( DOT 4 ).
ATENÇÃO: Não reutilizar o fluído retirado do veículo.
OBS: Após as operações
necessárias, realizar a
sangria recomendada para os veículos com ABS
ORDEM DE SANGRIA:
1º - Roda dianteira lado esquerdo.
2º - Roda dianteira lado direito.
3º - Roda traseira lado esquerdo.
4º - Roda traseira
lado direito.