Torques de aperto Imprimir
ESQUEMA DO CONJUNTO DAS SUSPENSÕES TRASEIRAS


REMOÇÃO-RECOLOCAÇÃO DAS MOLAS

RECOLOCAÇÃO

Inverter a seqüência de operações para remoção, observando o correto posicionamento do pino de centralização da mola sobre o furo existente em sua base de apoio no eixo.

IMPORTANTE
É de suma importância, para evitar ruídos e danos às buchas elásticas, que o aperto final dos componentes de fixação das molas seja efetuado com o veículo apoiado ao solo e carregado conforme mostrado na próxima tela.






REMOÇÃO-RECOLOCAÇÃO

REMOÇÃO
Instalar um extrator universal no coxim elástico de apoio do feixe de molas ao braço oscilante.
Soltar as porcas de fixação do coxim elástico ao braço oscilante e com cuidado, retirar o extrator e o coxim.
Soltar as porcas de fixação dos suportes inferiores à carroceria e remover o feixe de molas.

RECOLOCAÇÃO
Para recolocação do feixe de molas, repetir as operações para remoção, na ordem inversa.
Observar a centralização do feixe de molas em relação à carroceria, conforme ilustração.

SUBSTITUIÇÃO DAS LÂMINAS ESPAÇADORES, ABRAÇADEIRAS, ETC.

DESMONTAGEM

1. Fixar o feixe de molas em uma morsa com a lingüeta da abraçadeira central voltada para cima.
2. Montar um grampo tipo “C” próximo a abraçadeira central e utilizando-se de uma talhadeira (ou similar) e de um martelo, desdobrar totalmente a lingüeta da abraçadeira central.
3. Soltar o feixe de molas da morsa, remover a abraçadeira, os calços plásticos e o grampo tipo “C”.

MONTAGEM

1. Verificar o estado dos componentes (lâminas, espaçadores, calços), limpar e substituir o que for necessário.

OBS.: as abraçadeiras NÃO devem ser reaproveitadas em hipótese alguma.

2. Utilizando-se novamente do grampo tipo “C”, unir as lâminas e os espaçadores, posicionando-os, conforme figura 01.
3. Montar os novos calços plásticos e a nova abraçadeira central.
4. Com auxílio da morsa, fechar a abraçadeira central até que a lingüeta traspasse totalmente o rasgo existente na abraçadeira.
5. Dobrar a lingüeta, conforme mostrado na figura 02.


OBS.: estes procedimentos são válidos também para feixe de molas com 04 lâminas, sendo que as abraçadeiras laterais devem ser removidas primeiramente.

Na montagem, proceder na ordem inversa.

Os calços a serem montados, devem ter o rasgo conforme mostrado na próxima tela.



REMOÇÃO

Com as rodas traseiras apoiadas, soltar a porca superior do amortecedor. Utilizar uma chave estrela 19 mm e a ferramenta A.57019/1.

Com o veículo suspenso, soltar:

1. Cabo do freio de estacionamento.
2. Parafuso de fixação do suporte do tubo flexível de freio.
3. Parafuso de fixação do amortecedor à ponta do eixo.
4. Parafuso de fixação do amortecedor à ponta do eixo e braço oscilante.

RECOLOCAÇÃO

Para a recolocação, proceder de forma inversa à remoção. Efetuar o torqueamento da porca de fixação superior do amortecedor com auxílio das ferramentas A.57019 e A.57019/1.

NOTA
O parafuso de fixação do amortecedor à ponta de eixo e braço oscilante deve ser apertado com o veículo carregado (carga máxima).
SUBSTITUIÇÃO DO CARTUCHO DO AMORTECEDOR
(A partir dos modelos 93 exceto Pick-Up e Fiorino)

DESMONTAGEM

Fixar o amortecedor na ferramenta A.57024

Utilizando a ferramenta A-57020 remover o copo de proteção da haste.

OBS.: a rosca de fixação do copo à haste é esquerda.

Com a ferramenta A.33222 remover a porca de fixação do cartucho à carcaça e retirar o cartucho.

MONTAGEM

Com a ferramenta A-33222 torquear a porca de fixação do cartucho à carcaça.
Torque: 200 Nm (20,0 Kgm).

AMORTECEDOR

- Retirar o parafuso e a porca indicados e remover o amortecedor.
- Amortecedor removido.

RECOLOCAÇÃO

- Antes da recolocação do amortecedor efetuar o expurgo do ar de seu interior. Para tanto, com o amortecedor em sua posição normal de trabalho, estender totalmente a haste. Em sequida, virá-lo de cabeça para baixo e comprimir totalmente a haste.
Repetir esta operação por quatro vezes seguidas.
Após o expurgo o amortecedor não deve ser mais colocado na posição horizontal.

IMPORTANTE
Efetuar o aperto final (torqueamento) dos componentes de fixação do amortecedor com o veículo apoiado ao solo e carregado com 500 kg.