COMPONENTES
DA BARRA ESTABILIZADORA E PONTOS DE FIXAÇÃO
Componentes da barra
estabilizadora e pontos de fixação à carroceria e aos braços
oscilantes.
1. Porca
2. Arruela de pressão
3. Barra estabilizadora
4. Coxim elástico
5. Braçadeira
6. Parafuso de fixação da braçadeira
7. Arruela lisa
8. Chapa
9. Calços de regulagem
10. Anel de encosto
11. Bucha elástica
12. Montante
SUBSTITUIÇÃO
DO ROLAMENTO DO CUBO DA RODA
Componentes da suspensão
a serem soltos a fim de permitir
a desmontagem do montante para a substituição
do rolamento do cubo da roda.
1- Porca de fixação do cubo da roda
2- Pinça do freio
3- Parafuso de fixação do disco do freio
4- Disco do freio
5- Parafuso e porca
de fixação do amortecedor
ao montante
6- Porca de fixação
do terminal da direção ao
montante
7- Porca(s) de fixação
do braço tensor/barra
estabilizadora ao braço oscilante
8- Parafuso e porca
de fixação do braço oscilante à
carroceria
9- Porca de fixação do braço oscilante ao montante.
Seção do cubo da roda
dianteira (até chassi 3059457)
1- Porca de fixação do cubo da roda
2- Arruela lisa
3- Cubo
4- Porca de fixação do rolamento
5- Rolamento
6- Junta homocinética
7- Montante
Seção do cubo da roda
dianteira (a partir do chassi 3059458)
1- Porca de fixação do cubo da roda
2- Arruela lisa
3- Cubo
4- Porca de fixação do rolamento
5- Rolamento
6- Junta homocinética
7- Montante
8- Guarda-pó
SUBSTITUIÇÃO DO ROLAMENTO
(Até chassi 3059457)
Extração do cubo da roda dianteira.
1- Cubo
2- Rolamento
3- Prensa
Há casos em que a
pista interna do rolamento fica presa
no cubo da roda, sendo necessária a aplicação da
ferramenta A. 47214 para sua extração.
Extração, mediante
ferramenta A .47214 da pista interna
do rolamento do cubo da roda dianteira.
1- Cubo da roda
2- Pista interna do rolamento
Retirada da porca de retenção do rolamento
1- Porca de retenção do rolamento
2- Montante
Desmontagem do rolamento
do cubo da roda dianteira,
mediante prensa hidráulica.
NOTA
Os rolamentos dos
cubos das rodas dianteiras não necessitam
lubrificação.
Montagem do rolamento do cubo da roda dianteira.
1- Rolamento
ATENÇÃO
Nunca aplique golpes
de martelo ou similar no rolamento
durante a sua montagem, pois, caso contrário
os anéis poderão trincar, a gaiola se danificar,
ou partículas de metal poderão destacar-se e
causar avarias no rolamento quando colocado em operação.
Apertar a porca de
retenção do rolamento, mediante ferramenta
A-57165, com um torque de 58,80 Nm (6,0
kgm).
Aperto da porca de retenção do rolamento.
1- Montante
A seta indica o local do travamento.
Montagem do cubo da roda ao montante.
1- Montante
2- Cubo da roda
SUBSTITUIÇÃO DO ROLAMENTO
DESMONTAGEM
(A
partir do chassi 3059458)
Há casos em que a
pista interna do rolamento fica presa
no cubo da roda, sendo necessária a aplicação da
ferramenta A-47220 para sua extração.
Extração mediante
ferramenta A-47220 da pista interna
do rolamento do cubo da roda dianteira.
1- Cubo da roda
2- Pista interna de rolamento
Para a retirada do
anel trava em veículos (do chassi 3059458
a 3237662) executar um furo de 5 mm de diâmetro
entre as extremidades do mesmo.
1- Montante
2- Extremidade do anel trava
3- Broca 5mm de diâmetro.
Em seguida, girar
até posicioná-lo de maneira que uma
de suas extremidades fique uns 15 ou 20 mm do centro
do furo, e novamente, com o auxílio da chave de
fenda desta vez introduzida no furo retirá-lo.
NOTA
Por medida de segurança
deve-se prender a extremidade
do anel com alicate de bico.
Retirada do anel trava.
1- Chave de fenda
2- Anel trava
3- Montante
4- Furo de 5mm de diâmetro
A partir do chassi
3237663 não há necessidade de executar
o furo de 5mm de diâmetro no montante para
extração do anel trava, pois suas extremidades foram
modificadas permitindo o uso somente de chave
de fenda.
1- Até chassi 3237662
2- A partir do chassi 3237663
MONTAGEM
Montagem do rolamento
na prensa utilizando as ferramentas
A-74271 e A-45051.
Montagem do cubo na prensa utilizando as
ferramentas A-74217
(apoio superior) e A-74216 (apoio inferior).
Montagem do anel da
proteção do rolamento utilizando
as ferramentas A-74217 (apoio superior) e A-45051
(apoio inferior).
Montagem do defletor
do rolamento utilizando a ferramenta
A-45051.
ROLAMENTO RODAS DIANTEIRAS
MODELOS: UNO, PRÊMIO, ELBA E COMERCIAIS ATÉ MY 93.
Informamos que por
melhoria de qualidade foi alterado a blindagem do rolamento em
referência.
Intercambialidade
O antigo rolamento
nº 7570737 foi suprimido de P & A. Em caso de reposição, aplicar
o novo rolamento nº 50000501 acompanhamento dos anéis de nº 7634575 e
7634576, descartando-se
as peças de nº 4374303, 4390950 e 5988270, que compunham
a montagem do antigo rolamento.
Esta modificação já
está contida no catálogo de Peças do Uno Mille última edição e
encontra-se em vigor a partir do chassi 5390690 (Uno/Elba) – dez/94.