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DESMONTAGEM/MONTAGEM DO CUBO DE RODA E ROLAMENTO

O CUBO DE RODA E ROLAMENTO



Desmontagem do cubo


Encaixar a ferramenta A.47014 no protetor da porca, com o elemento percursor, bater no colar recartilhado, até travar as garras.
Em seguida, operando o elemento em sentido contrário, extrair o protetor.

Soltar os dois parafusos de fixação do tambor de freio e retirá-lo.
Caso haja dificuldade em retirar o tambor, utilizar um extrator universal de três garras


ADVERTÊNCIA
Não aplique golpes de martelo ou similar no tambor, pois isso poderá danificá-lo.

1. Parafusos de fixação do tambor de freio


(Incluir no manual B.500.502)

Retirar a porca de fixação do cubo à ponta de eixo e com auxílio da ferramenta A.47017 extrair o cubo da roda.

ADVERTÊNCIA:
Todas as vezes que a porca de fixação do cubo à ponta do eixo for retirada, é necessário substituí-la.


NOTA:
O cubo de roda é fornecido em reposição completo de rolamento.


MONTAGEM DO CUBO

Para montagem do cubo sobre a manga do eixo utilizar a ferramenta A.57011 como guia para o rolamento.





DESMONTAGEM/MONTAGEM DO CUBO DE RODA E ROLAMENTO
(Incluir no manual B.500.502)

MONTAGEM DO CUBO

Para montagem do cubo, proceder da forma inversa à desmontagem.
Travar a porca de fixação do cubo à ponta do eixo com auxílio das ferramentas A.74140/1 e A.74140/9.
Nos veículos com dois entalhes na ponta do eixo o cravamento da porca deve ser duplo.

Montar o protetor da porca do cubo da roda com a ferramenta A.74088.






VERIFICAÇÃO FOLGA E RUMOROSIDADE DOS CUBOS DAS RODAS TRASEIRAS

VERIFICAÇÃO DA FOLGA E RUMOROSIDADE DOS CUBOS DAS RODAS TRASEIRAS

Para a verificação da folga dos rolamentos dos cubos das rodas traseiras, operar da seguinte forma:

- remover um dos parafusos de fixação da roda e aplicar a ferramenta A.74364, com um parafuso maior que o removido;
- colocar sobre a ferramenta A.74364 o comparador A.95684 de base magnética, com a haste apoiada sobre a face da extremidade da ponta de eixo;
- levantar a roda do chão e movê-la axialmente com a mão.

A folga máxima admitida é de 0,07mm. Caso se constate uma folga superior à prescrita, deve-se intervir no cubo.


NOTA:
Para o rolamento dos cubos das rodas dianteiras, a folga axial máxima admitida é de 0,12 mm.


Para a verificação da rumorosidade dos rolamentos, é necessário girar a roda com um motor elétrico. Caso seja detectado qualquer rumor, desmontar e substituir o rolamento.





REMOÇÃO/RECOLOCAÇÃO DA PONTA DE EIXO

PONTA DE EIXO

REMOÇÃO

Para remoção da ponta de eixo, desmontar o tambor de freio, cubo de roda, freio de estacionamento, conjunto do freio traseiro e os dois parafusos de fixação da ponta de eixo ao amortecedor e braço oscilante.


NOTA
A ponta de eixo não deve apresentar deformações caso contrário deverá ser substituída.


RECOLOCAÇÃO

Para recolocação, proceder na ordem inversa à remoção.





AVALIAÇÃO DOS ROLAMENTOS DAS RODAS

AVALIAÇÃO DOS ROLAMENTOS DAS RODAS


Descrevemos a seguir alguns procedimentos para se evitar substituição desnecessária de rolamentos de rodas.
As falhas inerentes aos rolamentos sempre se pronunciam através da chamada “Rumorosidade”, podendo estar associada ou não a vibrações na direção.
Entretanto muitas vezes a rumorosidade pode ser causada pelo contato do pneu com o solo, ou mesmo pelos rolamentos da caixa diferencial (caso da suspensão dianteira).

Assim para um diagnóstico correto, deve-se proceder da seguinte forma:

a) AVALIAÇÃO DOS ROLAMENTOS TRASEIROS

Levantar o veículo, imprimindo uma rotação constante na roda e avaliar o nível de ruído.
Um rolamento avariado, com folga excessiva, ou com excesso de torque na porca do cubo de roda, irá transmitir forte ruído notado principalmente com o observador dentro do veículo.
Em caso de se notar ruído anormal, antes de se proceder a substituição do rolamento, conferir o torque de aperto da porca que deve ser de 22 kgm, conforme especificado.
Se após conferir o torque, o barulho permanecer, seguramente o rolamento estará condenado (danificado) e deverá ser substituído.


NOTA
Para conferência do torque, deve-se descravar a porca do cubo de roda e afrouxá-la em ¼ de volta, e em seguida reapertá-la com o torque especificado.


Se após esta verificação o ruído for eliminado, substituir a porca conforme norma contida no Manual de Reparações.


b) AVALIAÇÃO DOS ROLAMENTOS DIANTEIROS

A avaliação dos rolamentos de roda dianteiros, pode ser feita analogamente à avaliação efetuada para os rolamentos traseiros.

Deve-se desconectar a transmissão do veículo (semiárvore), deixando a roda livre da interferência da caixa diferencial, o que permitirá uma avaliação isolada apenas do rolamento das rodas.

Este roteiro de inspeção tem a finalidade de se evitar substituições indevidas de componentes da suspensão, principalmente rolamentos de roda.