DESMONTAGEM/MONTAGEM DO CUBO DE RODA E ROLAMENTO
O CUBO DE RODA E ROLAMENTO
Desmontagem do cubo
Encaixar a ferramenta A.47014 no protetor da porca,
com o elemento percursor, bater no colar
recartilhado, até travar as garras.
Em seguida, operando o elemento em sentido
contrário, extrair o protetor.
Soltar os dois parafusos de fixação do tambor de freio
e retirá-lo.
Caso haja dificuldade em retirar o tambor, utilizar um
extrator universal de três garras
ADVERTÊNCIA
Não aplique golpes de martelo ou similar no tambor,
pois isso poderá danificá-lo.
1. Parafusos de fixação do tambor de freio
(Incluir no manual B.500.502)
Retirar a porca de fixação do cubo à ponta de eixo e
com auxílio da ferramenta A.47017 extrair o cubo da
roda.
ADVERTÊNCIA:
Todas as vezes que a porca de fixação do cubo à
ponta do eixo for retirada, é necessário substituí-la.
NOTA:
O cubo de roda é fornecido em reposição completo
de rolamento.
MONTAGEM DO CUBO
Para montagem do cubo sobre a manga do eixo
utilizar a ferramenta A.57011 como guia para o
rolamento.
DESMONTAGEM/MONTAGEM DO CUBO DE RODA E ROLAMENTO
(Incluir no manual B.500.502)
MONTAGEM DO CUBO
Para montagem do cubo, proceder da forma inversa
à desmontagem.
Travar a porca de fixação do cubo à ponta do eixo
com auxílio das ferramentas A.74140/1 e A.74140/9.
Nos veículos com dois entalhes na ponta do eixo o
cravamento da porca deve ser duplo.
Montar o protetor da porca do cubo da roda com a
ferramenta A.74088.
VERIFICAÇÃO FOLGA E RUMOROSIDADE DOS CUBOS DAS RODAS TRASEIRAS
VERIFICAÇÃO DA FOLGA E RUMOROSIDADE DOS
CUBOS DAS RODAS TRASEIRAS
Para a verificação da folga dos rolamentos dos cubos
das rodas traseiras, operar da seguinte forma:
- remover um dos parafusos de fixação da roda e
aplicar a ferramenta A.74364, com um parafuso
maior que o removido;
- colocar sobre a ferramenta A.74364 o comparador
A.95684 de base magnética, com a haste apoiada
sobre a face da extremidade da ponta de eixo;
- levantar a roda do chão e movê-la axialmente com
a mão.
A folga máxima admitida é de 0,07mm. Caso se
constate uma folga superior à prescrita, deve-se
intervir no cubo.
NOTA:
Para o rolamento dos cubos das rodas dianteiras, a
folga axial máxima admitida é de 0,12 mm.
Para a verificação da rumorosidade dos rolamentos,
é necessário girar a roda com um motor elétrico. Caso
seja detectado qualquer rumor, desmontar e substituir
o rolamento.
REMOÇÃO/RECOLOCAÇÃO DA PONTA DE EIXO
PONTA DE EIXO
REMOÇÃO
Para remoção da ponta de eixo, desmontar o tambor
de freio, cubo de roda, freio de estacionamento,
conjunto do freio traseiro e os dois parafusos de
fixação da ponta de eixo ao amortecedor e braço
oscilante.
NOTA
A ponta de eixo não deve apresentar deformações
caso contrário deverá ser substituída.
RECOLOCAÇÃO
Para recolocação, proceder na ordem inversa à
remoção.
AVALIAÇÃO DOS ROLAMENTOS DAS RODAS
AVALIAÇÃO DOS ROLAMENTOS DAS RODAS
Descrevemos a seguir alguns procedimentos para se evitar substituição
desnecessária de rolamentos de rodas.
As falhas inerentes aos rolamentos sempre se pronunciam através da chamada
“Rumorosidade”, podendo estar associada ou não a vibrações na direção.
Entretanto muitas vezes a rumorosidade pode ser causada pelo contato do pneu
com o solo, ou mesmo pelos rolamentos da caixa diferencial (caso da suspensão
dianteira).
Assim para um diagnóstico correto, deve-se proceder da seguinte forma:
a) AVALIAÇÃO DOS ROLAMENTOS TRASEIROS
Levantar o veículo, imprimindo uma rotação constante na roda e avaliar o nível de
ruído.
Um rolamento avariado, com folga excessiva, ou com excesso de torque na porca
do cubo de roda, irá transmitir forte ruído notado principalmente com o observador
dentro do veículo.
Em caso de se notar ruído anormal, antes de se proceder a substituição do
rolamento, conferir o torque de aperto da porca que deve ser de 22 kgm, conforme
especificado.
Se após conferir o torque, o barulho permanecer, seguramente o rolamento estará
condenado (danificado) e deverá ser substituído.
NOTA
Para conferência do torque, deve-se descravar a porca do cubo de roda e
afrouxá-la em ¼ de volta, e em seguida reapertá-la com o torque especificado.
Se após esta verificação o ruído for eliminado, substituir a porca conforme norma
contida no Manual de Reparações.
b) AVALIAÇÃO DOS ROLAMENTOS DIANTEIROS
A avaliação dos rolamentos de roda dianteiros, pode ser feita analogamente à
avaliação efetuada para os rolamentos traseiros.
Deve-se desconectar a transmissão do veículo (semiárvore), deixando a roda livre
da interferência da caixa diferencial, o que permitirá uma avaliação isolada
apenas do rolamento das rodas.
Este roteiro de inspeção tem a finalidade de se evitar substituições indevidas de
componentes da suspensão, principalmente rolamentos de roda.