CONDENSADOR
Localizado na parte
frontal do veículo, à frente do radiador,
é responsável pela transformação do refrigerante
do estado gasoso para o líquido. A sua eficiência
está ligada diretamente com o seu estado de
conservação. Portanto deve-se manter as aletas isentas
de insetos, barro e deformações para se obter a
eficiência máxima do componente.
Localização do condensador
SISTEMA DE
AR-CONDICIONADO UNO E DERIVADOS
Visando um maior controle
nas reparações do sistema de ar-condicionado, informamos
que implantamos em produção um lacre nas válvulas de abastecimento
de gás refrigerante do veículo em referência a partir do seguinte número
de chassi:
Uno - 5568919
Comerciais - 8378563
Nos veículos que possuírem
o lacre, para cada reparação no sistema de ar condicionado
que implique na necessidade de descarregar o gás refrigerante, após nova
carga deverá ser colocado um novo lacre em substituição aos anteriores. Se a
reparação se originou
de vazamento de gás refrigerante, deverá ser efetuado o preenchimento
da ficha de controle que estamos reproduzindo em anexo, identificando
com exatidão o ponto onde ocorreu o vazamento.
É importante salientar
que é necessária a substituição do anel o’ring da conexão envolvida
e o envio do mesmo juntamente com a documentação de garantia e a ficha
de controle devidamente preenchida.
Alertamos que o não
envio da ficha de controle, acompanhada dos anéis o’ring, acarretará
no estorno da operação de garantia.
Solicitamos repassar
esta s informações ao garantista e técnicos responsáveis pela execução
do trabalho. Os lacres para reposição deverão ser olicitados à P & A indicando
número: 50008182
Sistema de ar-condicionado
DADOS DO VEÍCULO
Tipo: Versão : Nº de chassi: Km:
Data da venda: Data de reparação:
Nº da peça: Conc. executante:
Identifique com um (X), no esquema abaixo, o local em que ocorreu o vazamento.
SISTEMA DE
AR-CONDICIONADO UNO E DERIVADOS
AR-CONDICIONADO
- TIPO DE GÁS
MODELO: UNO TT.
Relacionamos abaixo
as quantidades e tipos de gases especificados para os modelos
em referência.
IMPORTANTE
É de suma importância
a aplicação correta da quantidade e tipo de gás para cada veículo
pois, quantidade de gás insuficiente ou em excesso provoca o funcionamento
irregular do sistema, bem como pode ocasionar rumorosidade no ompressor.
Em hipótese alguma
deve-se aplicar gás diferente do especificado para determinado
veículo.
MODELOS TIPOS DE GÁS QUANTIDADE DE GÁS
UNO MILLE FREON R 12 650 a 700 gramas
VEÍCULOS COM MOTOR 1500cc FREON R 12 650 a 700 gramas
VEÍCULOS COM MOTOR 1600cc FREON R 12 850 a 900 gramas
Este boletim deve
permanecer em poder do(s) produtivo(s) responsável(is) pela manutenção
do sistema de ar condicionado na concessionária.
TUBULAÇÕES
/ CONEXÕES / COMPRESSOR DO SIST. DE CLIMATIZAÇÃO
Devido ao elevado
índice de intervenção no sistema de climatização, vimos orientar
as reparações dos itens mais críticos segundo as estatísticas de garantia,
ou seja, as tubulações,
conexões e o compressor.
É importante salientar
que é necessário o preenchimento do check-list de intervenção
no sistema de climatização.
Intervenções em tubulações e conexões
Um dos principais
requisitos para o correto funcionamento do sistema de ar condicionado
é a utilização de refrigerante limpo no interior do sistema. Qualquer
substância estranha
- ar, umidade ou sujeira - no circuito de refrigeração, poderá afetar
temperaturas e pressões, com efeitos adversos nas condições operacionais
do sistema; para tal,
as precauções descritas a seguir são extrema importância;
• certifique-se de
que ferramentas, equipamentos de medição e peças de reposição
estejam limpos e secos;
• antes de qualquer
intervenção de manutenção, recomendamos desligar o polo
negativo da bateria;
• limpe sujeira, óleo,
etc., das manqueiras do sistema de refrigeração antes de
desconectá-las. Tampe as aberturas das mesmas e dos demais elementos
desconectados com plugs ou tampões imediatamente, de modo a evitar a entrada
de elementos nocivos
ao sistema (fita adesiva não é adequada para impedir a
entrada dos elementos citados).
• só remova os tampões
da conexões de manqueiras, tubos, filtro secador, etc., no
momento da montagem;
• na remontagem das
conexões das tubulações, fazer a substituição dos anéis
O’ring e lubrificar os mesmos com o mesmo óleo utilizado no sistema;
• lubrificar a rosca
das conexões das tubulações com óleo anti-congelante
específico e apertar as conexões no torque prescrito na tabela existente no
Manual de Reparações;
• ao apertar ou soltar
as conexões, utilizar duas chaves de boca para evitar torções
ou deformações nos tubos;
• no caso de vazamento
nas conexões, antes de proceder à substituição de
qualquer componente do sistema, verificar o correto aperto de todas as conexões
(tubos, manqueiras,
pressóstatos), trocando os O’rings (caso houver vazamentos) e
aplicando os torques especificados para cada tipo de conexão. Pressurizar o
sistema com gás indicado
e verificar a presença de vazamentos utilizando o
detector próprio para esta finalidade;
• quando da substituição
de componentes do circuito de refrigeração, o nível de
óleo das partes afetadas deverá ser corrigido conforme tabela existente no
Manual de Reparações.
• a quantidade total
de óleo no sistema deverá se a indicada no Manual de
Reparações;
Cuidado ao manusear
o óleo, pois o mesmo absorve umidade rapidamente. Fechar perfeitamente
a embalagem após a sua utilização.
Intervenções no compressor
O compressor como
componente eletro-mecânico, pode apresentar tanto problema
de natureza elétrica quanto mecânica, dentre os quais listamos os mais
comuns:
1. travamento
2. não funcionamento da embreagem eletromagnética
3. ruído
4. vazamentos
DIAGNOSE DE
DEFEITO DO COMPRESSOR
DEFEITO
- Travamento
POSSÍVEL
CAUSA
- Falta de lubrificação
- Danos nos componentes internos
COMO
CONSERTAR
- Substituir o compressor
DEFEITO
- Compressor não funciona
POSSÍVEL
CAUSA
- Embreagem magnética não funciona
- Circuito elétrico interrompido
- Falta ou excesso de gás R134A
COMO
CONSERTAR
- Ligar os terminais
do compressor em 12 V e verificar se houve acoplamento do
cabo à polia. Caso não haja, substituir o compressor.
- Verificar todo o circuito elétrico.
- Verificar a pressão do gás R134A regularizando-a se necessário.
DEFEITO
- Ouve-se um chiado agudo próximo ao compressor
POSSÍVEL
CAUSA
- A correia em “V” deve estar com a tensão incorreta
- A correia está ressecada ou com cortes
- A correia está com presença de óleo ou graxa
COMO
CONSERTAR
- Tencionar a correia, se o ruído não desaparecer trocar a correia.
- Trocar a correia.
- Limpar a correia e as polias.
DEFEITO
- Ruído audível próximo ao compressor
POSSÍVEL
CAUSA
- Os parafusos de fixação do compressor estão soltos
- Os parafusos de fixação do compressor no suporte estão soltos
COMO
CONSERTAR
- Faça um reaperto
dos parafusos da fixação conforme especificações dos limites
de torque.
DEFEITO
- Ruído nas tubulações e mangueiras
POSSÍVEL
CAUSA
- Suporte e/ou presilhas inadequadamente apertados ou montados
- Suportes e/ou presilhas com fixações soltas
COMO
CONSERTAR
- Reposicionar suportes
e/ou presilhas de forma a afastar as tubulações/mangueiras de
outros componentes.
- Fazer um reaperto
dos parafusos de fixação conforme especificações do limite de torque.
DEFEITO
- Vazamentos no compressor
POSSÍVEL
CAUSA
- Vazamento na retenção da válvula de serviço
- Conexão com a mangueira
- Encosto do bloco
- Selo de vedação
COMO
CONSERTAR
- Pressurizar o sistema
com o gás indicado e utilizar um detector de vazamentos
checando os pontos onde estes podem ocorrer.
- Uma vez constatado
o vazamento em outros pontos do compressor proceder à
sua substituição.
COMPRESSOR - PREENCHIMENTO
DA SOLICITAÇÃO DE GARANTIA
As informações contidas
nas etiquetas de solicitação de Garantia, muitas vezes não deixam
claro qual é o motivo da substituição do compressor, dificultando assim o
processo de análise.
As etiquetas devem
conter uma descrição detalhada do motivo da substituição; por exemplo:
“ruído anormal causado pelo rolamento da polia”
“vazamento na válvula de sucção”
“vazamento na válvula de descarga”
“vazamento pelo bloco do compressor”
etc.
COMPRESSOR
O compressor é responsável
pela pressurização do circuito
para o início de refrigeração. Seu trabalho não
é contínuo. Ele pode ser ligado ou desligado, conforme
a pressão do circuito, através de uma embreagem
eletromagnética que solidariza ou não a
polia ao seu eixo.
Nele estão contidas
também as válvulas de serviço que
são utilizadas para descarga, evacuação e carga do
sistema ou ainda para verificar as pressões do circuito
(ver setas na fig. ao lado).
A - Conexão de alta pressão
B - Conexão de baixa pressão
Válvulas de serviço do compressor.
OPERAÇÃO DO
SISTEMA DE AR-CONDICIONADO
CONTROLES DO SISTEMA
AR-CONDICIONADO
O sistema de ar-condicionado
é comandado através do termostato A, da alavanca D
e do interruptor do ventilador, alavanca B.
O termostato A destina-se
ao controle da temperatura de saída de ar. Girando o botão
no sentido horário aumenta progressivamente a intensidade de refrigeração.
OBS.: quando se gira
o termostato da posição “desligado” para “frio mínimo”, o ventilador
é acionado na 1ª velocidade, automaticamente.
Deve-se evitar a utilização
do termostato na posição “frio máximo” com o ventilador
na 1ª velocidade, durante um período prolongado, pois isto provocará a
formação de gelo no
evaporador.
A alavanca B controla
as velocidades do ventilador e consequentemente a vazão do
ar climatizado.
A alavanca D controla
o fluxo de ar no sistema, coletando-o externamente (posição
1) ou fazendo a recirculação e climatização do ar no interior do veículo
(posição 2) determinando
assim a umidade do ar.
A alavanca C controla
o fluxo de ar para a parte inferior do veículo (posição 2) ou para
o pára-brisa (posição 1).
NOTA
Os veículos equipados
com ar-condicionado estão também equipados com aquecedor.
Portanto, NUNCA LIGAR O AQUECEDOR E O AR-CONDICIONADO SIMULTANEAMENTE.
O acionamento do aquecedor é feito através da alavanca “E” e
sua intensidade é programada à medida que se desloca a alavanca da posição
1 (desligado) para
posição 2 (ar quente).
Para se obter uma
climatização mais homogênea, todas as saídas de ar deverão estar
abertas. Para isto, atuar nos controles F, G, H.
Controles de saída de ar.
PRECAUÇÕES
Ao se fazer alguma
intervenção em qualquer componente do sistema, deverão ser tomados
os seguintes cuidados:
- ao substituir algum
componente (exceto o pressóstato) que tiver contato com o
gás FREON R-12, deverá ser efetuada uma descarga lenta de gás e após a
substituição, evacuar
e recarregar o sistema conforme instrução específica.
- Lubrificar as conexões
e os vedadores na hora da montagem com óleo AGIP -
HTF 100/S.
- A carga de gás refrigerante somente pode ser efetuada com FREON R - 12.
- O óleo lubrificante
AGIP - HTF 100/S deve ser mantido em recipiente
hermeticamente fechado, pois ele é desidratado e portanto tem grande
facilidade de absorver umidade, um dos principais contaminantes do circuito.
- Durante o manuseio
das mangueiras, quando estão desmontadas, suas
extremidades devem ficar vedadas. Deve-se portanto retirar os tampões somente
na hora da montagem
daquela extremidade no circuito.
- Manter as aletas
do condensador desobstruídas e sem amassamentos para se
garantir a eficiência de refrigeração.
• NUNCA modificar
a regulagem da central eletrônica, pois qualquer alteração
diminui a eficiência do sistema.
- Na montagem do filtro
secador devem ser observadas as posições das
mangueiras, pois o filtro tem um único sentido de fluxo.
- Todas as vezes que
for substituído algum componente, adicionar ao mesmo a
quantidade de óleo especificada na tabela a seguir:
• Evaporador : 50 ml
• Condensador : 30 ml
• Filtro secador : 30 ml
• Compressor : 170 ml (**)
• Mangueira (cada) : 10 ml
Se for detectada a
perda de óleo (grandes vazamentos de FREON, estouro de mangueiras,
etc.) será necessário, ainda, fazer uma verificação da quantidade de óleo
no compressor (ver “verificações e regulagens”).
(**) - ver “substituição do compressor”.
DESMONTAGEM - MONTAGEM
NOTA
Após a remontagem
de um componente ou intervenção no sistema e antes de colocá-lo
em funcionamento, deverá ser feita a evacuação e carga do sistema, verificando-se
a existência de vazamentos.
FILTRO SECADOR
- Fazer a descarga lenta do FREON conforme instruções.
- Desacoplar as mangueiras
e vedar suas extremidades, bem como as conexões do
filtro secador, imediatamente após a retirada da mangueira.
- Desligar os cabos
de ligação do pressóstato e remover o filtro, fazendo as
vedações imediatamente após a operação.
- Remover a porca de fixação do suporte ao coxim do motopropulsor.
- Remover o filtro.
- Para montagem, proceder de maneira inversa.
- Fazer a evacuação e carga do sistema, verificando a existência de vazamentos.
EVACUAÇÃO
DO SISTEMA
a) Instalação do jogo de manômetros.
- Verifique se os registros estão fechados.
- Conecte a mangueira
azul na válvula de serviço do sistema de baixa pressão 1,
existente no compressor.
- Conecte a mangueira
vermelha na válvula de serviço do sistema de alta pressão
2, existente no compressor.
- Conecte a mangueira amarela à bomba de vácuo.
b) Acionar a bomba
de vácuo abrindo a sua válvula e os registro de alta e baixa
pressão do jogo de manômetros. Deixe a bomba de vácuo ligada por
aproximadamente 30 minutos, para retirada do ar e da umidade; a depressão
máxima deve estar
entre 27 e 309 pol./Hg.
c) logo após feche
os registros de alta e baixa pressão do jogo de manômetros e
desligue a bomba.
d) Verifique durante
3 minutos se a depressão cai abaixo de 27 pol./Hg. Caso
ocorra a queda, verifique o aperto de todas as conexões.
CARGA DO SISTEMA
Após a evacuação do sistema:
a) Desconecte a mangueira
amarela da bomba de vácuo e conecte-a ao cilindro
de FREON R-12,. Afrouxe um pouco a conexão da mangueira central no jogo
de manômetros e abra
o registro do cilindro levemente até que comece a vazar
FREON pela conexão frouxa. Aperte a conexão.
b) Abra completamente
o registro do cilindro de FREON e coloque-o sobre a
balança na posição vertical e anote o peso do mesmo.
c) Ligue o motor do veículo e mantenha uma rotação entre 2000 e 2500 rpm.
d) Ligue o ar condicionado
na máxima refrigeração e o eletroventilador na 3ª
velocidade.
e) Abra o registro
do circuito de baixa pressão no jogo de manômetros. Quando a
balança acusar 1,2 kg a menos, feche o registro do jogo de manômetros.
f) Nas condições de
carregamento acima, deve-se obter as seguintes leituras nos
manômetros:
Manômetros de baixa: 8 a 13 psi.
Manômetros de alta: 210 a 250 psi.
g) Retire o cilindro da balança, feche o seu registro e desconecte as mangueiras.
h) Retire o jogo de manômetros.
i) Coloque as tampas das válvulas de serviço e verifique se não existe vazamento.
j) Verifique o visor do filtro secador, que não deve apresentar borbulhamento
MANUTENÇÃO
DO COMPRESSOR
Verificações e regulagens
VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DE ÓLEO DO COMPRESSOR
- Fazer a descarga lenta do FREON R - 12, conforme instruções.
- Retirar o compressor do veículo.
- Remover o bujão de drenagem do óleo, localizado abaixo das conexões.
- Colocar óleo em
um recipiente, que deverá estar completamente isento da sujeira
e umidade, onde o mesmo possa ser medido.
- O óleo deverá estar completamente isento de sujeira (análise visual).
- Caso a quantidade
de óleo extraída seja maior que 70 ml, forneça a mesma
quantidade ao compressor e torne a instalá-lo.
- Caso a quantidade
de óleo extraída seja menor que 70 ml, proceder da seguinte
maneira:
a) Forneça 50 ml de óleo ao compressor e instale-o no veículo.
b) Faça a evacuação e carga do sistema, conforme instruções própria.
c) Faça o sistema funcionar por um período de 20 minutos entre 800 a 1200 rpm.
d) Faça a descarga lenta do FREON, conforme instrução própria.
e) Remova o compressor e verifique novamente a quantidade de óleo.
f) Dependendo da quantidade
de óleo encontrada, forneça nova quantia de óleo,
conforme tabela a seguir:
QUANTIDADE COLETADA QUANTIDADE A COLOCAR
Mais de 70 ml 70 ml
Menos de 70 ml 90 ml
g) Faça novamente a evacuação e a carga do sistema, conforme instrução própria.
VERIFICAÇÃO DA EMBREAGEM
MAGNÉTICA DO COMPRESSOR
A verificação da continuidade
elétrica da embreagem magnética pode ser feita de dois
modos:
1) Medir a resistência
da embreagem magnética ligando um dos terminais do
ohmímetro ao terminal da embreagem e o outro à massa.
O valor da resistência medida deve ser 33 ± 0,3 Ohm.
2) Ligar um amperímetro
em série com o sistema da embreagem magnética e
verificar se os valores estão dentro dos especificados: 3,5 a 4,5 A.
VERIFICAÇÃO DO FUNCIONAMENTO
DO FILTRO SECADOR
Uma maneira prática para testar as condições de trabalho do filtro secador é a
seguinte:
- Deixar o sistema funcionando por 10 a 15 minutos.
- Tocar de leve nas
conexões de entrada e saída do filtro. A temperatura deverá
ser praticamente a mesma.
- Se houver diferença
considerável de temperatura entre a entrada e a saída, o
filtro deverá ser substituído.