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CONDENSADOR

Localizado na parte frontal do veículo, à frente do radiador, é responsável pela transformação do refrigerante do estado gasoso para o líquido. A sua eficiência está ligada diretamente com o seu estado de conservação. Portanto deve-se manter as aletas isentas de insetos, barro e deformações para se obter a eficiência máxima do componente.

Localização do condensador


SISTEMA DE AR-CONDICIONADO UNO E DERIVADOS

Visando um maior controle nas reparações do sistema de ar-condicionado, informamos que implantamos em produção um lacre nas válvulas de abastecimento de gás refrigerante do veículo em referência a partir do seguinte número de chassi:
Uno - 5568919
Comerciais - 8378563

Nos veículos que possuírem o lacre, para cada reparação no sistema de ar condicionado que implique na necessidade de descarregar o gás refrigerante, após nova carga deverá ser colocado um novo lacre em substituição aos anteriores. Se a reparação se originou de vazamento de gás refrigerante, deverá ser efetuado o preenchimento da ficha de controle que estamos reproduzindo em anexo, identificando com exatidão o ponto onde ocorreu o vazamento.

É importante salientar que é necessária a substituição do anel o’ring da conexão envolvida e o envio do mesmo juntamente com a documentação de garantia e a ficha de controle devidamente preenchida.

Alertamos que o não envio da ficha de controle, acompanhada dos anéis o’ring, acarretará no estorno da operação de garantia.

Solicitamos repassar esta s informações ao garantista e técnicos responsáveis pela execução do trabalho. Os lacres para reposição deverão ser olicitados à P & A indicando número: 50008182

Sistema de ar-condicionado

DADOS DO VEÍCULO

Tipo: Versão : Nº de chassi: Km:
Data da venda: Data de reparação:
Nº da peça: Conc. executante:


Identifique com um (X), no esquema abaixo, o local em que ocorreu o vazamento.
SISTEMA DE AR-CONDICIONADO UNO E DERIVADOS


AR-CONDICIONADO - TIPO DE GÁS

MODELO: UNO TT.

Relacionamos abaixo as quantidades e tipos de gases especificados para os modelos em referência.

IMPORTANTE

É de suma importância a aplicação correta da quantidade e tipo de gás para cada veículo pois, quantidade de gás insuficiente ou em excesso provoca o funcionamento irregular do sistema, bem como pode ocasionar rumorosidade no ompressor.

Em hipótese alguma deve-se aplicar gás diferente do especificado para determinado veículo.

MODELOS TIPOS DE GÁS QUANTIDADE DE GÁS

UNO MILLE FREON R 12 650 a 700 gramas
VEÍCULOS COM MOTOR 1500cc FREON R 12 650 a 700 gramas
VEÍCULOS COM MOTOR 1600cc FREON R 12 850 a 900 gramas

Este boletim deve permanecer em poder do(s) produtivo(s) responsável(is) pela manutenção do sistema de ar condicionado na concessionária.
TUBULAÇÕES / CONEXÕES / COMPRESSOR DO SIST. DE CLIMATIZAÇÃO

Devido ao elevado índice de intervenção no sistema de climatização, vimos orientar as reparações dos itens mais críticos segundo as estatísticas de garantia, ou seja, as tubulações, conexões e o compressor.
É importante salientar que é necessário o preenchimento do check-list de intervenção no sistema de climatização.

Intervenções em tubulações e conexões

Um dos principais requisitos para o correto funcionamento do sistema de ar condicionado é a utilização de refrigerante limpo no interior do sistema. Qualquer substância estranha - ar, umidade ou sujeira - no circuito de refrigeração, poderá afetar temperaturas e pressões, com efeitos adversos nas condições operacionais do sistema; para tal, as precauções descritas a seguir são extrema importância;

• certifique-se de que ferramentas, equipamentos de medição e peças de reposição estejam limpos e secos;
• antes de qualquer intervenção de manutenção, recomendamos desligar o polo negativo da bateria;
• limpe sujeira, óleo, etc., das manqueiras do sistema de refrigeração antes de desconectá-las. Tampe as aberturas das mesmas e dos demais elementos desconectados com plugs ou tampões imediatamente, de modo a evitar a entrada de elementos nocivos ao sistema (fita adesiva não é adequada para impedir a entrada dos elementos citados).
• só remova os tampões da conexões de manqueiras, tubos, filtro secador, etc., no momento da montagem;
• na remontagem das conexões das tubulações, fazer a substituição dos anéis O’ring e lubrificar os mesmos com o mesmo óleo utilizado no sistema;
• lubrificar a rosca das conexões das tubulações com óleo anti-congelante específico e apertar as conexões no torque prescrito na tabela existente no Manual de Reparações;
• ao apertar ou soltar as conexões, utilizar duas chaves de boca para evitar torções ou deformações nos tubos;
• no caso de vazamento nas conexões, antes de proceder à substituição de qualquer componente do sistema, verificar o correto aperto de todas as conexões (tubos, manqueiras, pressóstatos), trocando os O’rings (caso houver vazamentos) e aplicando os torques especificados para cada tipo de conexão. Pressurizar o sistema com gás indicado e verificar a presença de vazamentos utilizando o detector próprio para esta finalidade;
• quando da substituição de componentes do circuito de refrigeração, o nível de óleo das partes afetadas deverá ser corrigido conforme tabela existente no Manual de Reparações.
• a quantidade total de óleo no sistema deverá se a indicada no Manual de Reparações;

Cuidado ao manusear o óleo, pois o mesmo absorve umidade rapidamente. Fechar perfeitamente a embalagem após a sua utilização.

Intervenções no compressor

O compressor como componente eletro-mecânico, pode apresentar tanto problema de natureza elétrica quanto mecânica, dentre os quais listamos os mais comuns:

1. travamento
2. não funcionamento da embreagem eletromagnética
3. ruído
4. vazamentos
DIAGNOSE DE DEFEITO DO COMPRESSOR

DEFEITO
- Travamento
POSSÍVEL CAUSA
- Falta de lubrificação
- Danos nos componentes internos
COMO CONSERTAR
- Substituir o compressor

DEFEITO
- Compressor não funciona
POSSÍVEL CAUSA
- Embreagem magnética não funciona
- Circuito elétrico interrompido
- Falta ou excesso de gás R134A
COMO CONSERTAR
- Ligar os terminais do compressor em 12 V e verificar se houve acoplamento do cabo à polia. Caso não haja, substituir o compressor.
- Verificar todo o circuito elétrico.
- Verificar a pressão do gás R134A regularizando-a se necessário.

DEFEITO
- Ouve-se um chiado agudo próximo ao compressor
POSSÍVEL CAUSA
- A correia em “V” deve estar com a tensão incorreta
- A correia está ressecada ou com cortes
- A correia está com presença de óleo ou graxa
COMO CONSERTAR
- Tencionar a correia, se o ruído não desaparecer trocar a correia.
- Trocar a correia.
- Limpar a correia e as polias.

DEFEITO
- Ruído audível próximo ao compressor
POSSÍVEL CAUSA
- Os parafusos de fixação do compressor estão soltos
- Os parafusos de fixação do compressor no suporte estão soltos
COMO CONSERTAR
- Faça um reaperto dos parafusos da fixação conforme especificações dos limites de torque.

DEFEITO
- Ruído nas tubulações e mangueiras
POSSÍVEL CAUSA
- Suporte e/ou presilhas inadequadamente apertados ou montados
- Suportes e/ou presilhas com fixações soltas
COMO CONSERTAR
- Reposicionar suportes e/ou presilhas de forma a afastar as tubulações/mangueiras de outros componentes.
- Fazer um reaperto dos parafusos de fixação conforme especificações do limite de torque.

DEFEITO
- Vazamentos no compressor
POSSÍVEL CAUSA
- Vazamento na retenção da válvula de serviço
- Conexão com a mangueira
- Encosto do bloco
- Selo de vedação
COMO CONSERTAR
- Pressurizar o sistema com o gás indicado e utilizar um detector de vazamentos checando os pontos onde estes podem ocorrer.
- Uma vez constatado o vazamento em outros pontos do compressor proceder à sua substituição.
COMPRESSOR - PREENCHIMENTO DA SOLICITAÇÃO DE GARANTIA

As informações contidas nas etiquetas de solicitação de Garantia, muitas vezes não deixam claro qual é o motivo da substituição do compressor, dificultando assim o processo de análise.
As etiquetas devem conter uma descrição detalhada do motivo da substituição; por exemplo:

“ruído anormal causado pelo rolamento da polia”
“vazamento na válvula de sucção”
“vazamento na válvula de descarga”
“vazamento pelo bloco do compressor”
etc.
COMPRESSOR

O compressor é responsável pela pressurização do circuito para o início de refrigeração. Seu trabalho não é contínuo. Ele pode ser ligado ou desligado, conforme a pressão do circuito, através de uma embreagem eletromagnética que solidariza ou não a polia ao seu eixo.
Nele estão contidas também as válvulas de serviço que são utilizadas para descarga, evacuação e carga do sistema ou ainda para verificar as pressões do circuito (ver setas na fig. ao lado).

A - Conexão de alta pressão
B - Conexão de baixa pressão

Válvulas de serviço do compressor.


OPERAÇÃO DO SISTEMA DE AR-CONDICIONADO


CONTROLES DO SISTEMA AR-CONDICIONADO

O sistema de ar-condicionado é comandado através do termostato A, da alavanca D e do interruptor do ventilador, alavanca B.
O termostato A destina-se ao controle da temperatura de saída de ar. Girando o botão no sentido horário aumenta progressivamente a intensidade de refrigeração.

OBS.: quando se gira o termostato da posição “desligado” para “frio mínimo”, o ventilador é acionado na 1ª velocidade, automaticamente.
Deve-se evitar a utilização do termostato na posição “frio máximo” com o ventilador na 1ª velocidade, durante um período prolongado, pois isto provocará a formação de gelo no evaporador.

A alavanca B controla as velocidades do ventilador e consequentemente a vazão do ar climatizado.

A alavanca D controla o fluxo de ar no sistema, coletando-o externamente (posição 1) ou fazendo a recirculação e climatização do ar no interior do veículo (posição 2) determinando assim a umidade do ar.

A alavanca C controla o fluxo de ar para a parte inferior do veículo (posição 2) ou para o pára-brisa (posição 1).

NOTA
Os veículos equipados com ar-condicionado estão também equipados com aquecedor. Portanto, NUNCA LIGAR O AQUECEDOR E O AR-CONDICIONADO SIMULTANEAMENTE. O acionamento do aquecedor é feito através da alavanca “E” e sua intensidade é programada à medida que se desloca a alavanca da posição 1 (desligado) para posição 2 (ar quente).

Para se obter uma climatização mais homogênea, todas as saídas de ar deverão estar abertas. Para isto, atuar nos controles F, G, H.

Controles de saída de ar.

PRECAUÇÕES

Ao se fazer alguma intervenção em qualquer componente do sistema, deverão ser tomados os seguintes cuidados:
- ao substituir algum componente (exceto o pressóstato) que tiver contato com o gás FREON R-12, deverá ser efetuada uma descarga lenta de gás e após a substituição, evacuar e recarregar o sistema conforme instrução específica.
- Lubrificar as conexões e os vedadores na hora da montagem com óleo AGIP - HTF 100/S.
- A carga de gás refrigerante somente pode ser efetuada com FREON R - 12.
- O óleo lubrificante AGIP - HTF 100/S deve ser mantido em recipiente hermeticamente fechado, pois ele é desidratado e portanto tem grande facilidade de absorver umidade, um dos principais contaminantes do circuito.
- Durante o manuseio das mangueiras, quando estão desmontadas, suas extremidades devem ficar vedadas. Deve-se portanto retirar os tampões somente na hora da montagem daquela extremidade no circuito.
- Manter as aletas do condensador desobstruídas e sem amassamentos para se garantir a eficiência de refrigeração.
• NUNCA modificar a regulagem da central eletrônica, pois qualquer alteração diminui a eficiência do sistema.

- Na montagem do filtro secador devem ser observadas as posições das mangueiras, pois o filtro tem um único sentido de fluxo.

- Todas as vezes que for substituído algum componente, adicionar ao mesmo a quantidade de óleo especificada na tabela a seguir:

• Evaporador : 50 ml
• Condensador : 30 ml
• Filtro secador : 30 ml
• Compressor : 170 ml (**)
• Mangueira (cada) : 10 ml

Se for detectada a perda de óleo (grandes vazamentos de FREON, estouro de mangueiras, etc.) será necessário, ainda, fazer uma verificação da quantidade de óleo no compressor (ver “verificações e regulagens”).

(**) - ver “substituição do compressor”.
DESMONTAGEM - MONTAGEM

NOTA
Após a remontagem de um componente ou intervenção no sistema e antes de colocá-lo em funcionamento, deverá ser feita a evacuação e carga do sistema, verificando-se a existência de vazamentos.

FILTRO SECADOR

- Fazer a descarga lenta do FREON conforme instruções.
- Desacoplar as mangueiras e vedar suas extremidades, bem como as conexões do filtro secador, imediatamente após a retirada da mangueira.
- Desligar os cabos de ligação do pressóstato e remover o filtro, fazendo as vedações imediatamente após a operação.
- Remover a porca de fixação do suporte ao coxim do motopropulsor.
- Remover o filtro.
- Para montagem, proceder de maneira inversa.
- Fazer a evacuação e carga do sistema, verificando a existência de vazamentos.

EVACUAÇÃO DO SISTEMA

a) Instalação do jogo de manômetros.

- Verifique se os registros estão fechados.
- Conecte a mangueira azul na válvula de serviço do sistema de baixa pressão 1, existente no compressor.
- Conecte a mangueira vermelha na válvula de serviço do sistema de alta pressão 2, existente no compressor.
- Conecte a mangueira amarela à bomba de vácuo.

b) Acionar a bomba de vácuo abrindo a sua válvula e os registro de alta e baixa pressão do jogo de manômetros. Deixe a bomba de vácuo ligada por aproximadamente 30 minutos, para retirada do ar e da umidade; a depressão máxima deve estar entre 27 e 309 pol./Hg.

c) logo após feche os registros de alta e baixa pressão do jogo de manômetros e desligue a bomba.

d) Verifique durante 3 minutos se a depressão cai abaixo de 27 pol./Hg. Caso ocorra a queda, verifique o aperto de todas as conexões.

CARGA DO SISTEMA

Após a evacuação do sistema:

a) Desconecte a mangueira amarela da bomba de vácuo e conecte-a ao cilindro de FREON R-12,. Afrouxe um pouco a conexão da mangueira central no jogo de manômetros e abra o registro do cilindro levemente até que comece a vazar FREON pela conexão frouxa. Aperte a conexão.

b) Abra completamente o registro do cilindro de FREON e coloque-o sobre a balança na posição vertical e anote o peso do mesmo.

c) Ligue o motor do veículo e mantenha uma rotação entre 2000 e 2500 rpm.

d) Ligue o ar condicionado na máxima refrigeração e o eletroventilador na 3ª velocidade.
e) Abra o registro do circuito de baixa pressão no jogo de manômetros. Quando a balança acusar 1,2 kg a menos, feche o registro do jogo de manômetros.

f) Nas condições de carregamento acima, deve-se obter as seguintes leituras nos manômetros:

Manômetros de baixa: 8 a 13 psi.
Manômetros de alta: 210 a 250 psi.

g) Retire o cilindro da balança, feche o seu registro e desconecte as mangueiras.

h) Retire o jogo de manômetros.

i) Coloque as tampas das válvulas de serviço e verifique se não existe vazamento.

j) Verifique o visor do filtro secador, que não deve apresentar borbulhamento
MANUTENÇÃO DO COMPRESSOR

Verificações e regulagens

VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DE ÓLEO DO COMPRESSOR

- Fazer a descarga lenta do FREON R - 12, conforme instruções.
- Retirar o compressor do veículo.
- Remover o bujão de drenagem do óleo, localizado abaixo das conexões.
- Colocar óleo em um recipiente, que deverá estar completamente isento da sujeira e umidade, onde o mesmo possa ser medido.
- O óleo deverá estar completamente isento de sujeira (análise visual).
- Caso a quantidade de óleo extraída seja maior que 70 ml, forneça a mesma quantidade ao compressor e torne a instalá-lo.
- Caso a quantidade de óleo extraída seja menor que 70 ml, proceder da seguinte maneira:

a) Forneça 50 ml de óleo ao compressor e instale-o no veículo.
b) Faça a evacuação e carga do sistema, conforme instruções própria.
c) Faça o sistema funcionar por um período de 20 minutos entre 800 a 1200 rpm.
d) Faça a descarga lenta do FREON, conforme instrução própria.
e) Remova o compressor e verifique novamente a quantidade de óleo.
f) Dependendo da quantidade de óleo encontrada, forneça nova quantia de óleo, conforme tabela a seguir:

QUANTIDADE COLETADA QUANTIDADE A COLOCAR
Mais de 70 ml 70 ml
Menos de 70 ml 90 ml

g) Faça novamente a evacuação e a carga do sistema, conforme instrução própria.

VERIFICAÇÃO DA EMBREAGEM MAGNÉTICA DO COMPRESSOR

A verificação da continuidade elétrica da embreagem magnética pode ser feita de dois modos:

1) Medir a resistência da embreagem magnética ligando um dos terminais do ohmímetro ao terminal da embreagem e o outro à massa.
O valor da resistência medida deve ser 33 ± 0,3 Ohm.

2) Ligar um amperímetro em série com o sistema da embreagem magnética e verificar se os valores estão dentro dos especificados: 3,5 a 4,5 A.


VERIFICAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DO FILTRO SECADOR

Uma maneira prática para testar as condições de trabalho do filtro secador é a
seguinte:

- Deixar o sistema funcionando por 10 a 15 minutos.
- Tocar de leve nas conexões de entrada e saída do filtro. A temperatura deverá ser praticamente a mesma.
- Se houver diferença considerável de temperatura entre a entrada e a saída, o filtro deverá ser substituído.