Módulo AIR BAG lado direção
O sistema AIR BAG dos veículos FIORINO EVOLUÇÃO
é totalmente mecânico, ( NÃO existe central
eletrônica para comando do mesmo ).
O volante, de novo tipo, é dotado de comandos
laterais para a buzina e na parte central existe a sede
para a montagem do módulo. O mesmo é fixado
através de quatro parafusos na parte lateral do
volante.
O módulo é formado por uma tampa plástica que
constitui o centro do volante. A tampa contém a bolsa
adequadamente dobrada, e o dispositivo de
enchimento.
O dispositivo de enchimento ( GERADOR DE GÁS )
contém um detonador ativável mecânicamente, e
um composto químico para a formação do gás (azoto).
Para remoção do módulo AIR BAG lado direção,
seguir os procedimentos abaixo:
1) Remover as tampas laterais do volante, para acesso
aos parafusos de fixação do módulo AIR BAG
conforme indicado ao lado.
2) Utilizando uma chave Allen 5 mm, soltar os quatro
parafusos de fixação do módulo AIR BAG e
removê-lo do volante.
3) Utilizando uma chave de fenda, pressionar a trava
indicada para cima e girar o gerador de gás no
sentido anti-horário afim de removê-lo do volante.
Para recolocação, inverter os procedimentos descritos
anteriormente, aplicando os torques recomendados.
INTERVENÇÕES NO VEÍCULO
A seguir são relacionadas algumas normas que
DEVEM SER TAXATIVAMENTE OBSERVADAS na
ocasião de qualquer intervenção que se relacione
a veículos contendo o AIR BAG.
Além disto, recorda-se que os módulos AIR BAG são
dispositivos explosivos. O uso, o transporte e o
armazenamento são regulamentados por normas
legais para os explosivos válidas no país em que é
comercializado o veículo.
Antes de começar a fazer:
- trabalhos de reparação da carroceria
- soldas
- trabalhos para os quais é necessário retirar os
módulos AIR BAG.
1) Soltar os parafusos de fixação.
2) Soltar o pino de encaixe dos dispositivos de
enchimento das bolsas ( módulos ).
3) Colocar o dispositivo, com a tampa para a cima, em
um armário metálico fechado a chave. Este armário
destinado exclusivamente para este fim, não deve
ser em nenhum caso utilizado para armazenar
outros tipos de material, principalmente se
inflamáveis.
O armário deve possuir os requisitos previstos para
guardar cargas pirotécnicas ( armário metálico
resistente a choques, com grade para garantir uma
boa ventilação interna natural ) e deve conter
placas de advertência ( PERIGO - EXPLOSIVOS -
PROIBIDO O USO DE CHAMAS - PROIBIDA A
ABERTURA POR PESSOAS NÃO AUTORIZADAS ).
APÓS UM ACIDENTE
É necessário substituir todos os componentes do
sistema, quando ativados. Todo componente
danificado ou defeituoso não deve de modo algum
ser reparado, mas sim substituído.
Cinto de segurança com PRÉ TENSIONADOR
Para remoção do cinto de segurança com PRÉ
TENSIONADOR, seguir os procedimentos descritos
abaixo:
1) Soltar as tampas de cobertura dos parafusos de
fixação do cinto de segurança à carroceria e
removê-los.
2) Soltar o parafuso de fixação da tampa de cobertura
do cinto, remover a fita do cinto passando-a pela
abertura existente na parte posterior da tampa.
3) Soltar os quatro parafusos de fixação da cobertura
da soleira da porta e removê-la.
4) Soltar o parafuso de fixação do enrolador do cinto
à carroceria e removê-lo; utilizando uma chave
Allen, soltar o parafuso de fixação do PRÉ
TENSIONADOR à carroceria e removê-lo puxando-o
para trás para permitir a sua retirada do veículo.
( conforme indicado ao lado ).
Para recolocação, inverter os procedimentos descritos
anteriormente, aplicando os torques recomendados.
ATENÇÃO:
Na recolocação, posicionar o PRÉ TENSIONADOR no
furo do pavimento, fixar primeiramente o enrolador
à carroceria e em seguida fixar o PRÉ TENSIONADOR
à carroceria utilizando uma chave Allen.
NÃO INVERTER A ORDEM DAS OPERAÇÕES, sob pena
de NÃO FUNCIONAMENTO do sistema em caso de
colisão do veículo.