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Módulo AIR BAG lado direção
O sistema AIR BAG dos veículos FIORINO EVOLUÇÃO é totalmente mecânico, ( NÃO existe central eletrônica para comando do mesmo ).

O volante, de novo tipo, é dotado de comandos laterais para a buzina e na parte central existe a sede para a montagem do módulo. O mesmo é fixado através de quatro parafusos na parte lateral do volante.

O módulo é formado por uma tampa plástica que constitui o centro do volante. A tampa contém a bolsa adequadamente dobrada, e o dispositivo de enchimento.

O dispositivo de enchimento ( GERADOR DE GÁS ) contém um detonador ativável mecânicamente, e um composto químico para a formação do gás (azoto).

Para remoção do módulo AIR BAG lado direção, seguir os procedimentos abaixo:


1) Remover as tampas laterais do volante, para acesso aos parafusos de fixação do módulo AIR BAG conforme indicado ao lado.
2) Utilizando uma chave Allen 5 mm, soltar os quatro parafusos de fixação do módulo AIR BAG e removê-lo do volante.
3) Utilizando uma chave de fenda, pressionar a trava indicada para cima e girar o gerador de gás no sentido anti-horário afim de removê-lo do volante.

Para recolocação, inverter os procedimentos descritos anteriormente, aplicando os torques recomendados.


INTERVENÇÕES NO VEÍCULO

A seguir são relacionadas algumas normas que DEVEM SER TAXATIVAMENTE OBSERVADAS na ocasião de qualquer intervenção que se relacione a veículos contendo o AIR BAG.
Além disto, recorda-se que os módulos AIR BAG são dispositivos explosivos. O uso, o transporte e o armazenamento são regulamentados por normas legais para os explosivos válidas no país em que é comercializado o veículo.

Antes de começar a fazer:
- trabalhos de reparação da carroceria
- soldas
- trabalhos para os quais é necessário retirar os módulos AIR BAG.

1) Soltar os parafusos de fixação.
2) Soltar o pino de encaixe dos dispositivos de enchimento das bolsas ( módulos ).
3) Colocar o dispositivo, com a tampa para a cima, em um armário metálico fechado a chave. Este armário destinado exclusivamente para este fim, não deve ser em nenhum caso utilizado para armazenar outros tipos de material, principalmente se inflamáveis.

O armário deve possuir os requisitos previstos para
guardar cargas pirotécnicas ( armário metálico resistente a choques, com grade para garantir uma boa ventilação interna natural ) e deve conter placas de advertência ( PERIGO - EXPLOSIVOS - PROIBIDO O USO DE CHAMAS - PROIBIDA A ABERTURA POR PESSOAS NÃO AUTORIZADAS ).



APÓS UM ACIDENTE

É necessário substituir todos os componentes do sistema, quando ativados. Todo componente danificado ou defeituoso não deve de modo algum ser reparado, mas sim substituído.







Cinto de segurança com PRÉ TENSIONADOR

Para remoção do cinto de segurança com PRÉ
TENSIONADOR, seguir os procedimentos descritos abaixo:

1) Soltar as tampas de cobertura dos parafusos de fixação do cinto de segurança à carroceria e removê-los.
2) Soltar o parafuso de fixação da tampa de cobertura do cinto, remover a fita do cinto passando-a pela abertura existente na parte posterior da tampa.
3) Soltar os quatro parafusos de fixação da cobertura da soleira da porta e removê-la.
4) Soltar o parafuso de fixação do enrolador do cinto à carroceria e removê-lo; utilizando uma chave
Allen, soltar o parafuso de fixação do PRÉ TENSIONADOR à carroceria e removê-lo puxando-o para trás para permitir a sua retirada do veículo. ( conforme indicado ao lado ).

Para recolocação, inverter os procedimentos descritos anteriormente, aplicando os torques recomendados.


ATENÇÃO:
Na recolocação, posicionar o PRÉ TENSIONADOR no furo do pavimento, fixar primeiramente o enrolador à carroceria e em seguida fixar o PRÉ TENSIONADOR à carroceria utilizando uma chave Allen.

NÃO INVERTER A ORDEM DAS OPERAÇÕES, sob pena de NÃO FUNCIONAMENTO do sistema em caso de colisão do veículo.