Índice gráfico do sub-grupo
Pressostato plurinível - R.R.
REMOCÃO
- Certificar-se de que a chave de ignição
esteja na posição "STOP", em
seguida, desligar o terminal (-) da
bateria.
- Desidratar o circuito refrigerante do ar
condicionado.
1 - Desligar a conexão elétrica do
pressostato plurinível do circuito do
ar condicionado.
2 - Soltar e remover o pressostato
plurinível do circuito do ar
condicionado.
RECOLOCAÇÃO
- Montar o pressostato plurinível e
apertá-lo com o torque prescrito.
- Ligar a conexão elétrica ao pressostato
plurinível.
- Recerreger o circuito refrigerante do ar
condicionado.
- Ligar o terminal (-) da bateria.
Válvula de expansão - R.R.
REMOÇÃO
- Desidratar o circuito refrigerante do ar
condicionado.
- Remover o braço/braço do limpador/ do
limpador do pára-brisa completo com
palheta.
- Remover as tampas de
proteção.
- Soltar as porcas de fixação
dos braços dos limpadores.
- Desligar alavanca do braço
auxiliar esquerdo e remover os
braços dos limpadores
retirando-os dos pinos de
comando individuais às
respectivas arruelas.
- Remover o revestimento da base do
pára-brisa.
- Soltar os parafusos de fixação
da grade de cobertura da base
do pára-brisa.
- Levantar a cobertura da base
de modo a ter acesso ao tubo
de água da bomba do lavador.
- Desligar o tubo da bomba do
lavador do pára-brisa da
conexão e retirar a cobertura
completa com a guarnição.
(A)
1 - Soltar as porcas (1 a) e afastar o
suporte porta-relés (1b).
(B)
1 - Soltar as porcas (1 a) e desligar as
tubulações de entrada e saída do
fluido refrigerante (1b) da válvula de
expansão e das presilhas de fixação
(1c).
2 - Soltar os parafusos (2 a) e remover a
válvula de expansão (2b) das
tubulações de entrada e saída do
evaporador.
- Tampar com as específicas tampas de
vedação, as conexões desligadas para
evitar a entrada de umidade e impurezas
no circuito.
REMOÇÃO
1 - Repor na sua sede a válvula de
expansão (1 a) e fixá-la com os
parafusos (1b) às tubulações de
entrada e saída do evaporador com
torque prescrito.
- Substituir os anéis O-Ring das
conexões. Utilizar exclusivamente anéis
de cor verde, resistente ao fluido
refrigerante R134 A . Lubrificar os filetes
das conexões com óleo anticongelante.
2 - Repor as tubulações de entrada e
saída do fluido refrigerante (2 a) nas
respectivas sedes e ligar à válvula
de expansão com as respectivas
porcas (2b) com torque prescrito.
- Repor o chapa de apoio do porta-relés
na respectiva sede e fixá-la com as
porcas específicas.
- Recarregar o circuito refrigerante do ar condicionado - 5040A.
- Recolocar o revestimento da base do pára-brisa - 7055A.
- Recolocar o braço / braço do limpador / do limpador do pára-brisa completo com palheta - 5050B.
Ar condicionado - Desc. do esquema
Índice da função
-DESCRIÇÃO
-ESQUEMA ELÉTRICO
-DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
-COMPONENTES
-LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES
DESCRIÇÃO
Um sistema automático controla a climatização do habitáculo, isto é, a temperatura e a ventilação, com a recirculação e a orientação dos fluxos de ar.
Uma centralina eletrônica específica comanda o funcionamento do sistema, controlando:
- a temperatura do ar nos bocais
- a velocidade do ventilador
- a distribuição do ar
- o acionamento do compressor (circuito de refrigeração do ar)
- o acionamento da recirculação do ar.
A centralina determina os parâmetros acima citados de modo a obter a adequação da temperatura do habitáculo àquela requerida.
A centralina obtém as informações das temperaturas interna e externa através de sensores específicos.
Com base nos cálculos efetuados, determina a velocidade de entrada do ar no habitáculo através do motor e da temperatura do mesmo mediante um atuador de mistura. Além disso, controla a função de recirculação do ar interno através de um atuador específico.
Se as condições a solicitarem, a centralina comanda também a ativação do circuito de arrefecimento e deumificação do ar, acionando o compressor do condicionador (ver E6021 - ACIONAMENTO DO COMPRESSOR).
O sistema de climatização além dos comandos da climatização indicados anteriormente, compreende também o sensor de irradiação solar colocado no centro da base do pára-brisa; tal sensor permite prevê o aumento da temperatura no habitáculo causada pela irradiação de calor da irradiação solar e, consequentemente, são adotadas as devidas estratégias para melhorar o conforto climático no veículo.
Para melhores detalhes, ver DESCRIÇÃO E FUNCIONAMENTO: 5040 CAIXA E COMPONENTES DO AR CONDICIONADO.
As linhas de alimentação da centralina são protegidas por um fusível colocado na centralina de derivação.
A linha de alimentação do eletroventilador é protegida por maxifuse.
O sistema funciona somente com a chave em MAR.
DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
A centralina de climatização M70 é alimentada sob chave (INT/A) no pino 11 do conector B da linha protegida pelo fusível F9 da centralina de derivação B1. ;
A alimentação direta chega da bateria no pino 10 do conector C através do fusível F17 da centralina de derivação B1 e a linha do maxifuse CENTR de B5.
O pino 8 do conector C de M70 está ligado à massa.
O sensor que monitora a temperatura externa se encontra no espelho retrovisor externo esquerdo P60: o sensor é ligado aos pinos 1 e 7 do conector A de M70. À centralina M70 são ligados também os sensores K87 (ar tratado inferior), K88 (ar tratado superior) e K89 ( ar do habitáculo), que são ligados respectivamente aos pinos 3 - 5, 11 - 12 e 8 - 13 do conector A de M70.
O sensor K89 possui um motor de ventilação de modo que o valor da temperatura lida não apresenta a valor da temperatura do ar que fica no interior do painel e em seguida mais quente: o motor liga-se à centralina aos pinos 10 e 12 do conector B. O sensor K90 que monitora a irradiação solar é ligado aos pinos 6 e 15 do conector A de M70.
O circuito do ar condicionado é dotado de três atuadores para o recírculo (N82), a mistura do ar (N81) e a distribuição da mesma (N80).
O atuador do recírculo N82 é comandado pela centralina M70, pêlos pinos 3 e 4 do conector B.
O atuador da mistura N81 é comandado pêlos pinos 1 e 2 do conector B da centralina M70; recebe a alimentação para o controle do potenciômetro pelo pino 20, a massa de referencia no pino 14 do conector A, e envia um sinal de retorno ao pino 16 do conector A.
O atuador da distribuição N80 é comandado pêlos pinos 7 e 8 do conector B da centralina M70; recebe a alimentação para o controle do potenciômetro pelo pino 18, a massa de referencia no pino 2 do conector A, e envia o sinal de retorno ao pino 17 do conector A.
Um regulador eletrônico aciona o eletroventilador N45 com várias velocidades: este recebe a entrada do sinal de comando da centralina M70 - do pino 2 do conector C - e o transforma em um sinal de tensão variável que comanda o ventilador.
O pino 1 do conector C fornece a massa de referencia, o pino 6 do conector C de M70 fornece o sinal tacométrico.
O grupo do eletroventilador N45 é alimentado "sob chave" (INT/A) através do específico relé J35 e o fusível B65.
No pino 4 do conector C de M70 entra o sinal tacométrico proveniente do instrumento E50.
O comando para a ligação do vidro traseiro térmico - pelo pino 9 do conector B - é transmitido à centralina M45 ( Esquema elétrico E3030 DESEMBAÇAMENTO DOS VIDRO TRASEIRO E ESPELHOS RETROVISORES.).
O pino 6 do conector B comanda a ligação do compressor ( Esquema elétrico E6021 LIGAÇÃO DO COMPRESSOR).
O grupo dos comandos da climatização H80 comunica com a centralina M70 através de uma específica linha serial de ligação: pelo pino 13 do conector C de M70 ao pino 9 de H80.
A alimentação do grupo dos comandos da climatização H80 chega diretamente da bateria. (maxifuse CENTR de B5) ao pino 1, através do fusível F18 da central de derivação B1.
A alimentação sob chave (INT/A) chega através do fusível F5 da central de derivação B1 ao pino 2; o pino 7 está na massa.
O grupo dos comandos da climatização H80 liga-se assim - pelo pino 8. ao display ICS E60 - pino 15 do conector B, com uma específica linha serial de ligação.
A centralina M70 possui um sistema de autodiagnose, que pode ser utilizada : ligando-se ao conector R10: e deste chegam os sinais pelo pino 13 do conector C de M70 através da linha serial de ligação entre a centralina M70 e o grupo dos comandos da climatização H80; deste liga-se assim ao display ICS E60.
O grupo dos comandos H80 recebe também outros sinais relativos à função de "Trip computer" do display ICS: tais sinais são então trocados com o display E60 através da linha serial acima descrita ( Esquema elétrico E4090 NAVEGADOR).
COMPONENTES
Código do componente Denominação Referência do conjunto
B1 centralina de derivação 5505 A
B5 caixa MAXI FUSE -
B65 fusível do eletroventilador interno do veículo
C21 massa no painel no suporte do Air Bag -
C25 massa na coluna
C34 massa ICS
D30 conector da porta dianteira esquerda
D90 conector ICS / painel
E50 quadro de instrumentos 5560 B
E60 display ICS 5580 M
H1 comutador de ignição 5520 A
H80 comandos da climatização 5040 D
J35 relé do eletroventilador de ar no habitáculo 5040 C
K87 sensor de temperatura do ar mistura inferior 5010 D
K88 sensor de temperatura do ar mistura superior 5010 D
K89 sensor de temperatura do ar do habitáculo 5010 D
K90 sensor solar 5010 D
M70 centralina da climatização
N80 atuador (motor) portinhola de distribuição de ar 5040 D
N81 atuador (motor) portinhola da mistura do ar 5040 D
N82 atuador (motor) portinhola da
tomada de ar externa / recírculo 5040 D
N85 eletroventilador de ar do habitáculo 5040 C
P60 espelho retrovisor externo esquerdo 7005 R
R10 conector de diagnose múltiplo
LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES
M70ABC N80 C21 C25 B5 B65 N85 N82 N81 J35 K88 K87 K90 E60 D90 H80 E50B H1 P60 C34 K89 R10 D30 B1
Acionamento do compressor - Desc. do esquema
Índice da função
- DESCRIÇÃO
- ESQUEMA ELÉTRICO
- DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
- COMPONENTES
- LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES
DESCRIÇÃO
Quando as condições assim o solicitarem, a centralina do ar condicionado comanda o acionamento do circuito de arrefecimento e deumificação do ar, acionando o compressor do ar condicionado.
Para maiores detalhes ver DESCRIÇÃO FUNCIONAL : 5040 - CAIXA E COMPONENTES DO AR CONDICIONADO.
O compressor pode ser desligado também pela intervenção do pressostato de 4 níveis, ou então pela centralina do motor, de acordo com a lógica de gerenciamento do motor, que depende das diversas motorizações (ver DESCRIÇÃO E FUNCIONAMENTO: 1056 - ALIMENTAÇÃO A INJEÇÃO DE GASOLINA)
O circuito de alimentação do compressor é comandado por um relé específico, colocado no vão do motor próximo à bateria.
A linha do contato do relé é protegida por um fusível específico e pelo relé de exclusão sob chave, ambos posicionados na central de derivação.
DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO
Nota: Uma específica tecla do grupo dos comandos de climatização H80 habilita o funcionamento do circuito de refrigeração do ar; mas o efetivo acionamento do compressor é gerenciado pela centralina M70 com base em uma complexa lógica de funcionamento ( para maiores detalhes ver DESCRIÇÃO E FUNCIONAMENTO: 5040 CAIXA E COMPONENTES DO AR CONDICIONADO))\.
O relé R3, colocado na centralina dos relés B3, controla o circuito de acionamento do compressor.
O relé é alimentado diretamente pela bateria - Nó de derivação A5 - por uma linha protegida por um fusível específico: F5, este também colocado em B3.
A bobina é alimentada sob chave (INT/A) pela linha do fusível F5; portanto, o relé é excitado por um sinal de massa proveniente da centralina de gerenciamento do motor M10: de tal modo, comanda com uma tensão de 12V o eletromagnético de acionamento do compressor do ar condicionado L20.
A centralina de climatização M70 - pino 6 do conector B - envia o sinal se as pressões do circuito estão corretas, o sinal sai do pressostato e chega à centralina de controle do motor M10:
Com base na própria lógica interna de controle, a centralina M10. envia o comando do efetivo acionamento do compressor que excita o relé J20.
COMPONENTES
Código do componente Denominação Referência do conjunto
A5 terminal de derivação
B1 centralina de derivação 5505 A
B3 centralina dos relés 5505 A
C13 massa dianteira na lateral esquerda 5505 A
C30 massa traseira esquerda
D1 conector dianteiro / painel
D25 conector do painel / traseiro esquerdo
D4 conector dianteiro do motor
H1 comutador de ignição 5520 A
I50 interruptor inercial 1040 A
K10 pressostato de 4 níveis 5040 B
L20 eletromagnético de acionamento
do compressor do ar condicionado 5040 A
M10 centralina de controle do motor 1056 B
M10 centralina de controle do motor 1060 G
M70 centralina da climatização
LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES
C13 K10 L20 M10 D4 A5 M70B H1 I50 B1 D1 D25B B3ABC C30