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CIRCUITO ANTIEVAPORAÇÃO E RECUPERAÇÃO VAPORES DE COMBUSTÍVEL


PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

O sistema trabalha quando, com temperaturas externas elevadas e após uma parada prolongada do veículo, a temperatura do combustível (visto que o tanque não é mais resfriado pela ventilação produzida pela velocidade de marcha) aumenta e cria um aumento da pressão dentro do tanque. Este aumento pode acontecer tanto com o nível do combustível médio-baixo, quanto com o tanque cheio e, em especial:

- com o tanque cheio, as válvulas flutuantes (7) estão fechadas e o combustível não pode alcançar o filtro (2) e estragar, através do contato direto, o carvão ativado. Se a pressão dentro do tanque aumentar além do valor limite, a válvula de segurança de duas vias (5) se abre, fazendo com que o excesso de pressão escape por fora.
Se necessário, esta válvula (5) pode se abrir em sentido contrário para ventilar o tanque, caso tenha se formado vácuo dentro do mesmo;
- com o nível do combustível médio-baixo, a válvula multifuncional (4) faz com que os vapores de combustível, quando ultrapassam uma certa pressão, cheguem até o filtro (2), onde são absorvidos e purificados pelos grânulos de carvão ativado.
Estes vapores chegarão depois à entrada (8) do coletor de admissão quando a central eletrônica (5) comandará a abertura da eletroválvula (1).

VÁLVULA DE SEGURANÇA (DE DUAS VIAS)

Esta válvula funciona de duas maneiras diferentes de acordo com a pressão interna do tanque:

- quando a pressão existente dentro do tanque ultrapassar o valor pré-fixado de 130 a 165 mbar (detalhe A), empurrando o corpo (2), vence a carga da mola (3) e faz com que o excesso de pressão saia através do tubo de escapamento (4) criando uma situação de segurança;
- quando dentro do tanque for criado, por causa da retirada de gasolina, um vácuo de <20 mbar (detalhe B), o prato (1), vencendo a carga da mola (5), abre o furo de passagem que faz com que o ar proveniente do tubo de escapamento (4) entre no tanque, retornando a pressão dentro do valor previsto (função de ventilação).

NOTA
A válvula de segurança de duas vias é de duas cores (BRANCO-AZUL) e tem um sentido correto de montagem: o lado branco com a palavra "TANK" (LADO DO TANQUE) deve ser colocado em direção do tanque de combustível.

VÁLVULA DE SEGURANÇA (A DUAS VIAS)


VÁLVULA FLUTUANTE

Estas válvulas executam as seguintes funções:
- impedem a saída do combustível líquido em caso de acidente com o veículo capotado;
- permitem a passagem dos vapores de combustível do tanque para o filtro de carvão ativado;
- permitem a ventilação do tanque em caso de vácuo dentro do mesmo.

Estas válvulas são constituídas por um corpo (1) e por uma bóia/válvula de agulha (2).

O funcionamento das válvulas, em relação ao grau de enchimento do tanque de combustível, é o seguinte:

a- se o tanque estiver cheio, a bóia (2) cheia de ar, obstrui o furo de passagem (3), impedindo ao combustível líquido de chegar ao filtro de carvão ativado e evitando que este seja danificado.

b- o nível de combustível no tanque abaixa, a bóia (2) desce e se apóia com as abas laterais (4) sobre as fendas do corpo da válvula (1) abrindo o furo de passagem (3), que pode ser alcançado pelos gases através da seção anular entre a bóia (2) e a parte interna do corpo da válvula (1).
Isto permite que os vapores de combustível saiam do tanque e cheguem até ao filtro de carvão ativado ou, através do mesmo circuito, se obtenha a ventilação do tanque quando a pressão dentro do mesmo for menor do que a externa.

c- em caso de capotamento do veículo, não importando a quantidade de combustível, impede o perigoso afluxo de combustível para o filtro de carvão ativado e o consequente risco de incêndio do veículo.

Seções da válvula flutuante nas posições de trabalho a,b e c.

a- Fechamento da válvula com o tanque cheio.
b- Abertura da válvula com fluxo dos vapores do tanque para o filtro de carvão ativado ou ventilação do tanque.
c- Fechamento de segurança da válvula em caso de capotamento do veículo.


VÁLVULA MULTIFUNCIONAL

Esta válvula tem várias funções, tais como:

- impedir que o combustível líquido existente no reservatório de expansão flua em direção ao filtro de carvão ativado;
- permitir a passagem dos vapores de combustível para o filtro de carvão ativado;
- permitir a ventilação do tanque em caso de vácuo dentro do mesmo.

A válvula é constituída por uma bóia (2), uma esfera pesada (3), um prato (4) empurrado contra o corpo da válvula (5), um pratinho (8) emprurrado contra o prato (4) pela mola (9). O funcionamento da válvula multifuncional pode ser resumido nos seguintes casos, em função da quantidade de combustível no tanque:

a- se o tanque estiver cheio, a bóia (2) obstrui o furo (1) impedindo que o combustível líquido alcance o filtro de carvão ativado, evitando que o mesmo
seja danificado;
b- se o nível do combustível no tanque se abaixar, a bóia (2) desce e se apóia sobre a esfera (3), abrindo o furo de passagem (1); quando a pressão exercida pelos vapores de gasolina sobre o prato (4) ultrapassa a carga da mola (5), abre-se uma seção de passagem anular entre o próprio prato e o corpo da válvula, que permite que os vapores de combustível saiam do conduto (6) e alcançem o filtro de carvão ativado;
c- se a redução do nível de combustível no tanque for muito de modo que consiga criar um vácuo dentro do tanque, este vácuo força o pratinho (8) e,
vencendo a carga da mola (9), puxa-o para baixo, permitindo a ventilação do tanque através do furo (7);
d- em caso de capotamento do veículo, a esfera (3), pesando sobre a bóia (2), a empurra contra o furo (1) impedindo os perigosos vazamentos dos vapores ou de combustível líquido que poderiam provocar incêndio.


SEPARADOR DE VAPORES/FILTRO DE CARVÃO ATIVADO

Os vapores de combustível provenientes do tanque alcançam, através das tubulações (4), o separador de vapores (3) colocado ao lado do bocal de introdução do combustível.
Uma parte dos vapores se condensa e volta ao tanque através das mesmas tubulações (4), enquanto que os vapores restantes saem do separador através da válvula multifuncional (2) e são conduzidos ao filtro de carvão ativado através da tubulação (1).

1- Tubulação de saída (ao filtro de carvão ativado)
2- Válvula multifuncional
3- Separador dos vapores de combustível
4- Tubulações em entrada (do reservatório)

FILTRO DE CARVÃO ATIVADO

O filtro de carvão ativado está situado no vão da caixa da roda direita. Para ter acesso a ele, é necessário remover o revestimento do vão da caixa da roda dianteira.

Este é composto de grânulos de carvão (4) que retém os vapores de gasolina que têm acesso pela entrada (5).

O ar de lavagem que entra pelo bocal (1), através do filtro de papel (3), passa pelos grânulos de carvão removendo os vapores de gasolina para conduzi-los para a saída (2) e, através desta, para a eletroválvula interceptadora.

O ar que passou pela entrada (5) também pode ser puxado pelo vácuo no tanque, ventilando o mesmo.
A divisão (6) faz com que o ar de lavagem aspirado passe por todos os grânulos de carvão, ajudando a passagem dos vapores de gasolina para o coletor de admissão.

Há também duas molas (7) que permitem uma dilatação da massa dos grânulos quando a pressão aumenta.

1- Válvula de tomada do ar externo
2- Saída dos vapores para a eletroválvula interceptadora
3- Filtro de papel
4- Grãos de carvão
5- Entrada dos vapores provenientes do separador
6- Anteparo interno
7- Molas


ELETROVÁLVULA INTERCEPTADORA DOS VAPORES DE COMBUSTÍVEL

A função desta válvula é controlar, através da central eletrônica de comando da injeção/ignição, a quantidade de vapores de combustível aspirados pelo filtro de carvão ativado e conduzidos ao coletor de admissão.

Se faltar alimentação, esta válvula encontra-se em posição fechada, impedindo que os vapores de combustível enriqueçam demais a mistura.

O funcionamento é controlado pela central eletrônica de comando da injeção/ignição, da seguinte maneira:

- durante a fase de partida, a eletroválvula fica fechada, impedindo que os vapores de combustível enriqueçam demais a mistura; esta condição permanece até quando o líquido de arrefecimento alcançar uma temperatura pré-fixada.

- com o motor aquecido, a central eletrônica envia um sinal de onda quadrada para a eletroválvula, que modula a sua abertura de acordo com a relação cheio/vazio do próprio sinal.

Desta maneira, a central controla a quantidade dos vapores de combustível enviados para a admissão, evitando variações substanciais da relação da mistura.


Com as condições de funcionamento abaixo citadas:

- borboleta em posição de marcha lenta;
- rotação abaixo de um determinado valor;
- pressão do coletor de admissão abaixo de um valor limite calculado pela central em função do número de rotações;

É inibido o comando da eletroválvula, mantendo a mesma em posição fechada, a fim de melhorar o funcionamento do motor.

RECOVERY

Se for detectada uma anomalia que poderia danificar a central de injeção/ignição, o comando é desativado imediatamente.

SEÇÃO DA ELETROVÁLVULA INTERCEPTADORA DOS VAPORES DE COMBUSTÍVEL

1- Núcleo da válvula
2- Mola de reação
3- Bobina
4- Conduto para coletor de admissão
5- Conduto para filtro de carvão ativado.