CIRCUITO ANTIEVAPORAÇÃO E RECUPERAÇÃO VAPORES DE COMBUSTÍVEL
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
O sistema trabalha
quando, com temperaturas externas elevadas e após uma parada
prolongada do veículo, a temperatura do combustível (visto que o tanque
não é mais resfriado
pela ventilação produzida pela velocidade de marcha) aumenta
e cria um aumento da pressão dentro do tanque. Este aumento pode acontecer
tanto com o nível do combustível médio-baixo, quanto com o tanque cheio
e, em especial:
- com o tanque cheio,
as válvulas flutuantes (7) estão fechadas e o combustível
não pode alcançar o filtro (2) e estragar, através do contato direto, o carvão
ativado.
Se a pressão dentro do tanque aumentar além do valor limite, a válvula
de segurança de duas
vias (5) se abre, fazendo com que o excesso de pressão
escape por fora.
Se necessário, esta
válvula (5) pode se abrir em sentido contrário para ventilar o
tanque, caso tenha se formado vácuo dentro do mesmo;
-
com o nível do combustível médio-baixo, a válvula multifuncional (4) faz com que
os vapores
de combustível, quando ultrapassam uma certa pressão, cheguem até
o filtro (2), onde são absorvidos e purificados pelos grânulos de carvão ativado.
Estes vapores chegarão
depois à entrada (8) do coletor de admissão quando a
central eletrônica (5) comandará a abertura da eletroválvula (1).
VÁLVULA DE SEGURANÇA (DE DUAS VIAS)
Esta válvula funciona
de duas maneiras diferentes de acordo com a pressão interna do
tanque:
- quando a pressão
existente dentro do tanque ultrapassar o valor pré-fixado de
130 a 165 mbar (detalhe A), empurrando o corpo (2), vence a carga da mola (3)
e faz com
que o excesso de pressão saia através do tubo de escapamento (4)
criando uma situação de segurança;
- quando dentro do
tanque for criado, por causa da retirada de gasolina, um vácuo
de <20 mbar (detalhe B), o prato (1), vencendo a carga da mola (5), abre o furo
de passagem
que faz com que o ar proveniente do tubo de escapamento (4) entre no
tanque, retornando a pressão dentro do valor previsto (função de ventilação).
NOTA
A válvula de segurança
de duas vias é de duas cores (BRANCO-AZUL) e tem um sentido
correto de montagem: o lado branco com a palavra "TANK" (LADO DO TANQUE)
deve ser colocado em direção do tanque de combustível.
VÁLVULA DE SEGURANÇA (A DUAS VIAS)
VÁLVULA FLUTUANTE
Estas válvulas executam
as seguintes funções:
- impedem a saída
do combustível líquido em caso de
acidente com o veículo capotado;
- permitem a passagem
dos vapores de combustível
do tanque para o filtro de carvão ativado;
- permitem a ventilação
do tanque em caso de vácuo
dentro do mesmo.
Estas válvulas são
constituídas por um corpo (1) e por uma
bóia/válvula de agulha (2).
O funcionamento das
válvulas, em relação ao grau de enchimento
do tanque de combustível, é o seguinte:
a- se o tanque estiver
cheio, a bóia (2) cheia de ar,
obstrui o furo de passagem (3), impedindo ao
combustível líquido de chegar ao filtro de carvão
ativado e evitando que este seja danificado.
b- o nível de combustível
no tanque abaixa, a
bóia (2) desce e se apóia com as abas laterais (4)
sobre as fendas do corpo da válvula (1) abrindo
o furo de passagem (3), que pode ser alcançado
pelos gases através da seção anular entre a
bóia (2) e a parte interna do corpo da válvula (1).
Isto permite que
os vapores de combustível
saiam do tanque e cheguem até ao filtro de carvão ativado ou,
através do mesmo circuito, se obtenha a
ventilação do tanque quando a pressão dentro do
mesmo for menor do que a externa.
c- em caso de capotamento
do veículo, não
importando a quantidade de combustível, impede o
perigoso afluxo de combustível para o filtro de
carvão ativado e o consequente risco de incêndio
do veículo.
Seções da válvula
flutuante nas posições de trabalho a,b
e c.
a- Fechamento da válvula com o tanque cheio.
b- Abertura da válvula
com fluxo dos vapores do
tanque para o filtro de carvão ativado ou ventilação
do tanque.
c- Fechamento de segurança
da válvula em caso de
capotamento do veículo.
VÁLVULA MULTIFUNCIONAL
Esta válvula tem várias funções, tais como:
- impedir que o combustível
líquido existente no reservatório de expansão
flua em direção ao filtro de carvão ativado;
- permitir a passagem dos vapores de combustível para o filtro de carvão ativado;
- permitir a ventilação do tanque em caso de vácuo dentro do mesmo.
A válvula é constituída
por uma bóia (2), uma esfera pesada (3), um prato (4) empurrado
contra o corpo da válvula (5), um pratinho (8) emprurrado contra o prato
(4) pela mola (9).
O funcionamento da válvula multifuncional pode ser resumido nos
seguintes casos, em função da quantidade de combustível no tanque:
a- se o tanque estiver
cheio, a bóia (2) obstrui o furo (1) impedindo que o
combustível líquido alcance o filtro de carvão ativado, evitando que o mesmo
seja danificado;
b- se o nível do combustível
no tanque se abaixar, a bóia (2) desce e se apóia sobre
a esfera (3), abrindo o furo de passagem (1); quando a pressão exercida pelos
vapores de
gasolina sobre o prato (4) ultrapassa a carga da mola (5), abre-se uma
seção de passagem
anular entre o próprio prato e o corpo da válvula, que
permite que os vapores de combustível saiam do conduto (6) e alcançem o filtro
de carvão ativado;
c- se a redução do
nível de combustível no tanque for muito de modo que
consiga criar um vácuo dentro do tanque, este vácuo força o pratinho (8) e,
vencendo a carga
da mola (9), puxa-o para baixo, permitindo a ventilação do
tanque através do furo (7);
d- em caso de capotamento
do veículo, a esfera (3), pesando sobre a bóia (2), a
empurra contra o furo (1) impedindo os perigosos vazamentos dos vapores ou de
combustível líquido
que poderiam provocar incêndio.
SEPARADOR DE VAPORES/FILTRO DE CARVÃO ATIVADO
Os vapores de combustível
provenientes do tanque alcançam,
através das tubulações (4), o separador de vapores
(3) colocado ao lado do bocal de introdução do
combustível.
Uma parte dos vapores
se condensa e volta ao tanque através
das mesmas tubulações (4), enquanto que os vapores
restantes saem do separador através da válvula
multifuncional (2) e são conduzidos ao filtro de
carvão ativado através da tubulação (1).
1- Tubulação de saída (ao filtro de carvão ativado)
2- Válvula multifuncional
3- Separador dos vapores de combustível
4- Tubulações em entrada (do reservatório)
FILTRO
DE CARVÃO ATIVADO
O filtro de carvão
ativado está situado no vão da caixa
da roda direita. Para ter acesso a ele, é necessário
remover o revestimento do vão da caixa da
roda dianteira.
Este é composto de
grânulos de carvão (4) que retém os
vapores de gasolina que têm acesso pela entrada
(5).
O ar de lavagem que
entra pelo bocal (1), através do filtro
de papel (3), passa pelos grânulos de carvão removendo
os vapores de gasolina para conduzi-los para
a saída (2) e, através desta, para a eletroválvula interceptadora.
O ar que passou pela
entrada (5) também pode ser puxado
pelo vácuo no tanque, ventilando o mesmo.
A divisão (6) faz
com que o ar de lavagem aspirado passe
por todos os grânulos de carvão, ajudando a passagem
dos vapores de gasolina para o coletor de admissão.
Há também duas molas
(7) que permitem uma dilatação
da massa dos grânulos quando a pressão aumenta.
1- Válvula de tomada do ar externo
2- Saída dos vapores
para a eletroválvula
interceptadora
3- Filtro de papel
4- Grãos de carvão
5- Entrada dos vapores provenientes do separador
6- Anteparo interno
7- Molas
ELETROVÁLVULA INTERCEPTADORA DOS VAPORES DE COMBUSTÍVEL
A função desta válvula
é controlar, através da central eletrônica de comando da injeção/ignição,
a quantidade de vapores de combustível aspirados pelo filtro de carvão
ativado e conduzidos ao coletor de admissão.
Se faltar alimentação,
esta válvula encontra-se em posição fechada, impedindo que
os vapores de combustível enriqueçam demais a mistura.
O funcionamento é
controlado pela central eletrônica de comando da injeção/ignição,
da seguinte maneira:
- durante a fase de
partida, a eletroválvula fica fechada, impedindo que os vapores
de combustível enriqueçam demais a mistura; esta condição permanece até
quando o líquido
de arrefecimento alcançar uma temperatura pré-fixada.
- com o motor aquecido,
a central eletrônica envia um sinal de onda quadrada para
a eletroválvula, que modula a sua abertura de acordo com a relação
cheio/vazio do próprio sinal.
Desta maneira, a central
controla a quantidade dos vapores de combustível enviados
para a admissão, evitando variações substanciais da relação da mistura.
Com as condições de
funcionamento abaixo citadas:
- borboleta em posição de marcha lenta;
- rotação abaixo de um determinado valor;
- pressão do coletor
de admissão abaixo de um valor
limite calculado pela central em função do
número de rotações;
É inibido o comando
da eletroválvula, mantendo a mesma
em posição fechada, a fim de melhorar o funcionamento
do motor.
RECOVERY
Se for detectada uma
anomalia que poderia danificar a
central de injeção/ignição, o comando é desativado imediatamente.
SEÇÃO
DA ELETROVÁLVULA INTERCEPTADORA DOS VAPORES
DE COMBUSTÍVEL
1- Núcleo da válvula
2- Mola de reação
3- Bobina
4- Conduto para coletor de admissão
5- Conduto para filtro
de carvão ativado.