Vista de conjunto
Tampa diant. do retentor de óleo do virabrequim
RETIRADA
- Remover o cárter do bloco do motor.
(A)
- Soltar o parafuso (1) dianteiro de fixação do suporte
do alternador.
- Retirar a polia dentada (2) condutora.
- Soltar os parafusos (3a) e retirar a tampa dianteira de vedação de óleo do motor (3b) completa com retentor.
- Retirar a guarnição.
- Retirar o retentor da tampa dianteira de vedação de óleo da árvore de manivelas.
RECOLOCAÇÃO
- Montar a tampa dianteira de vedação de óleo da árvore de manivelas completa com um novo retentor e fixá-la com os relativos parafusos no torque prescrito.
(B)
- Montar o novo retentor (1a) utilizando a ferramenta (1b).
- Montar a polia dentada condutora.
- Montar o parafuso inferior de fixação do suporte do alternador.
- Montar o cárter do bloco do motor.
Tampa diant. retentor óleo-versão cond.ar
RETIRADA
- Remover a roda dianteira direita.
- Remover o elemento dianteiro e o elemento traseiro da proteção do vão da roda dianteira direita.
- Remover a correia única dos órgãos do motor.
- Remover a polia da árvore de manivelas.
- Remover as tampas de proteção do comando da distribuição.
- Remover a correia dentada de comando da distribuição.
- Remover o cárter de óleo do motor.
- Remover a tampa dianteira de vedação de óleo do motor.
RECOLOCAÇÃO
- Montar a tampa dianteira de vedação de óleo do motor, completa de guarnição e
remontagem das correias retiradas.
- Montar o cárter de óleo do motor.
- Montar a tampa das bobinas de ignição do cabeçote esquerdo.
- Montar a caixa de aspiração de ar.
- Montar as bobinas de ignição.
- Montar as tampas de válvulas nos cabeçotes esquerdo e direito.
- Montar a correia dentada de comando da distribuição.
Nota: colocar a distribuição em fase.
- Montar as tampas de proteção do comando da distribuição.
- Montar a polia da árvore de manivelas.
- Montar a correia única dos órgãos do motor.
- Montar o elemento dianteiro e o elemento traseiro da proteção do vão da roda diateira
direita.
- Montar a roda dianteira direita.
Retentor tampa diant.virabrequim-versão cond.ar
RETIRADA
- Remover a roda dianteira direita.
- Remover o elemento dianteiro e o elemento traseiro da
proteção do vão da roda dianteira direita.
- Remover a correia única dos órgãos do motor.
- Remover a polia da árvore de manivelas.
- Remover as tampas de proteção do comando da distribuição.
- Remoção da correia dentada de comando da
distribuição.
(A)
- Retirar a polia dentada condutora (1).
- Retirar a chaveta da árvore de manivelas com um punção adequado.
- Desencaixar e retirar o retentor (2) da tampa dianteira
da árvore de manivelas.
RECOLOCAÇÃO
(B)
- Montar um novo retentor na tampa dianteira da árvore de manivelas (1a) utilizando a ferramenta (1b).
- Montar a chaveta da árvore de manivelas.
- Montar a polia dentada condutora.
- Montar a tampa das bobinas de ignição do cabeçote
esquerdo.
- Montar a caixa de aspiração de ar.
- Montar as bobinas de ignição.
- Montar as tampas de válvulas dos cabeçotes esquerdo
e direito.
- Montar a correia dentada de comando da distribuição.
Nota: colocar a distribuição em fase.
- Montar as tampas de proteção do comando da
distribuição.
- Montar a polia da árvore de manivelas.
- Montar a correia única dos órgãos do motor.
- Montar o elemento dianteiro e o elemento traseiro da
proteção do vão da roda dianteira direita.
- Montar a roda dianteira direita.
Retentor de óleo virabrequim-lado volante
RETIRADA
- Remover o revestimento do fechamento lateral do console.
- Remover as rodas dianteiras.
- Remover o elemento dianteiro e o elemento traseiro da proteção do vão das rodas dianteiras.


- Remover a proteção lateral dianteira direita e esquerda do vão do motor.
- Remover a proteção da travessa dianteira.
- Remover a proteção lateral traseira direita e esquerda do vão do motor.
- Remover as grades dianteiras laterais e central.

- Remover a mangueira do debímetro à caixa de aspiração de ar.

- Remover a chapa de proteção do motor.
- Remover a mangueira inferior de saída do líquido de arrefecimento do radiador.

- Remover a mangueira superior de entrada do líquido de arrefecimento do radiador.

- Remover a travessa de ligação da sede dos faróis.
- Remover a correia única dos órgãos do motor.
- Remover o tirante de reação do motopropulsor.
- Remover a tubulação de descarga dos coletores de descarga direito e esquerdo.

- Remover o motopropulsor completo de câmbio automático.

- Remover o volante do motor.

- Desencaixar e retirar o retentor do lado do volante.
RECOLOCAÇÃO
- Montar um novo retentor do lado do volante (1a) com a ferramenta (1b).
- Montar o volante do motor.
- Montar o motopropulsor completo de câmbio automático.
- Montar a tubulação de descarga nos coletores de descarga direito e esquerdo.
- Montar o tirante de reação do motopropulsor.
- Montar a correia única dos órgãos do motor.
- Montar a travessa de ligação da sede dos faróis.
- Montar a mangueira inferior de saída do líquido de arrefecimento do radiador.
- Montar a mangueira superior de entrada do líquido de arrefecimento do radiador.
- Montar a chapa de proteção do motor.
- Montar a mangueira do debímetro à caixa de aspiração de ar.
- Montar as grades dianteiras laterais e central.
- Montar a proteção lateral traseira direita e esquerda do vão do motor.
- Montar a proteção da travessa dianteira.
- Montar a proteção lateral dianteira direita e esquerda do vão do motor.
- Montar o elemento dianteiro e o elemento traseiro da proteção do vão das rodas
dianteiras.
- Montar as rodas dianteiras.
- Montar o revestimento do fechamento lateral do console.
Retentor de óleo virabrequim-lado volantec/volan.destac.
RETIRADA
(A) - Desencaixar e retirar o retentor (1) traseiro da árvore
de manivelas.
RECOLOCAÇÃO
(B) - Montar o retentor traseiro da árvore de manivelas (1a) com a ferramenta (1b).
Suporte tras.virabrequim-aplic.silicone c/ volante/carter retir.
RETIRADA
(A)
- Soltar as porcas (1a) e retirar o mancal traseiro (1b) utilizando as ferramentas (1c) e (1d).
- Retirar o casquilho do mancal fixo.
- Retirar o retentor traseiro da árvore de manivelas.
RECOLOCAÇÃO
- Retirar cuidadosamente os resíduos de sigilante da sede do mancal traseiro, dos furos e das superfícies de acoplamento com o cárter.
- Retirar cuidadosamente todas as marcas de óleo do motor, utilizando solvente heptana ou similar.
- Montar a capa do mancal traseiro completo com o casquilho e fixá-lo com as relativas porcas no torque prescrito utilizando a ferramenta de aperto angular.
(B) - Montar o retentor traseiro da árvore de manivelas (1a) com a ferramenta (1b).
Nota: O retentor deve ser montado de encosto em sua sede de modo a cobrir os furos (1c).
(C)
- Aplicar o sigilante nº 71713687 prescrito (1a) através
dos furos (1b) e verificar se sai em toda a superfície da zona (1c) de acoplamento do mancal com o bloco e pelos furos (1d).
Nota: O cárter deve ser montado dentro de 15 minutos a partir da aplicação do sigilante nos furos para a vedação do suporte traseiro da árvore de manivelas.
Suporte traseiro virabrequim-aplic.silicone
RETIRADA
- Referir-se às operações de aplicação de silicone no volante do motor.
- Referir-se às operações de aplicação de silicone no cárter de óleo do motor.
- Remover o suporte traseiro da árvore de manivelas.
RECOLOCAÇÃO
- Montar o suporte traseiro da árvore de manivelas.
- Referir-se às operações de aplicação de silicone no cárter de óleo do motor.
- Referir-se às operações de aplicação de silicone no volante do motor.