Funcionamento Imprimir
Vista de conjunto



Debímetro-R.R.

RETIRADA

- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal ( - ) da bateria.
- Remover a proteção lateral dianteira esquerda do vão do motor.
- Remover a proteção lateral traseira esquerda do vão do motor.
- Remover o dispositivo ressonador do circuito de ar em depressão.
Como fazer?

- Desligar a conexão elétrica(1) do medidor de vazão de ar.
- Soltar as porcas (2a), retirar os suportes (2b) e o medidor de vazão de ar (2c).

RECOLOCAÇÃO

- Montar o medidor de vazão de ar e fixá-lo com os suportes e as relativas porcas.
- Ligar a conexão elétrica ao medidor de vazão de ar.
- Montar o dispositivo ressonador do circuito de ar em depressão - R.R.
- Montar a proteção lateral traseira esquerda do vão do motor.
- Montar a proteção lateral dianteira esquerda do vão do motor.
- Ligar o terminal (-) da bateria.


Corpo borboleta integrado com D.V.L.-R.R.

RETIRADA

- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal ( - ) da bateria.
- Remover a proteção lateral dianteira esquerda do vão do motor.
- Remover a proteção lateral traseira esquerda do vão do motor.
- Remover a mangueira entre o dispositivo ressonador e o corpo borboleta.
Como fazer?

- Desligar a conexão elétrica (1) do corpo de borboleta integrado com D.V.L.
- Soltar os parafusos (2a) e retirar o corpo de borboleta integrado com D.V.L. (2b) completo com guarnição.

RECOLOCAÇÃO

Nota: Na recolocação, é obrigatório repetir o procedimento de aprendizado do corpo de borboleta integrado com D.V.L. (Referir-se à EXECUÇÃO DE AUTO-APRENDIZADO DA CENTRAL DE IGNIÇÃO / INJEÇÃO ELETRÔNICA).

- Montar o corpo de borboleta integrado com D.V.L. completo com guarnição e fixá-lo com os relativos parafusos no torque prescrito.
- Ligar a conexão elétrica ao corpo com borboleta integrado com D.V.L.
- Montar a mangueira entre o dispositivo ressonador e o corpo borboleta.
- Montar a proteção lateral traseira esquerda do vão do motor.
- Montar a proteção lateral dianteira esquerda do vão do motor).
- Ligar o cabo (-) da bateria.


Sensor de temperatura de água do motor-R.R.

RETIRADA

- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal ( - ) da bateria.
- Remover a proteção lateral dianteira esquerda do vão do motor.
- Remover a proteção lateral traseira esquerda do vão do motor.
- Remover o dispositivo ressonador do circuito de ar em depressão.
Como fazer?

- Desligar a conexão elétrica do sensor de temperatura da água do motor.
- Soltar e retirar o sensor de temperatura da água do motor.

RECOLOCAÇÃO

- Montar o sensor de temperatura da água do motor e apertá-lo no toque prescrito.
- Ligar a conexão elétrica ao sensor de temperatura da água do motor.
- Montar o dispositivo ressonador do circuito de ar em depressão.
- Montar a proteção lateral traseira esquerda do vão do motor.
- Montar a proteção lateral dianteira esquerda do vão do motor.
- Ligar o cabo (-) da bateria.


Sensor do ângulo do cames-R.R.

RETIRADA

- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal ( - ) da bateria.
- Desligar a conexão elétrica (1) do sensor de ângulo do cames e desencaixar o chicote das abraçadeiras de fixação.
- Soltar o parafuso (2a) e retirar o sensor de ângulo do cames (2b).

RECOLOCAÇÃO

- Montar o sensor de ângulo do cames e fixá-lo com o relativo parafuso.
- Ligar a conexão elétrica do sensor de ângulo do cames e fixar o chicote elétrico às relativas abraçadeiras.
- Montar a mangueira entre o dispositivo ressonador e o corpo borboleta.
Como fazer?

- Montar a proteção lateral traseira esquerda do vão do motor.
- Montar a proteção lateral dianteira esquerda do vão do motor.
- Ligar o terminal (-) da bateria.


Tubulação de combustível com eletroinjetores-R.R.

RETIRADA

- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal ( - ) da bateria.
- Remover os coletores de admissão e substituição da guarnição.
Como fazer?

- Descarregar a pressão de alimentação do combustível (ver GR. 10 - ADVERTÊNCIAS).
- Desligar a tubulação (1) de chegada de combustível da tubulação de combustível completa.
- Desligar as conexões elétricas (2) dos eletroinjetores.
- Soltar os parafusos (3a) e retirar a tubulação de combustível completa (3b) com eletroinjetores (3c).

RECOLOCAÇÃO

- Montar a tubulação de combustível completa com eletroinjetores e fixá-la com os relativos parafusos no torque prescrito.

Nota: Verificar o correto posicionamento dos eletroinjetores nas relativas sedes.


- Ligar as conexões elétricas aos eletroinjetores.

- Ligar a tubulação de chegada de combustível à tubulação de combustível completa.
- Montar os coletores de admissão, com guarnição.
- Ligar o terminal (-) da bateria.


Tubo coletor de combustível esquerdo-R.R.
- Retirar à tubulação de combustível completa de eletroinjetores.

Tubo coletor de combustível direito-R.R.
- Referir-se à tubulação de combustível completa de eletroinjetores.

Eletroinjetores-R.R.
- Referir-se à conjunto de eletroinjetores. Compreende a substituição da guarnição.

Central eletrônica de injeção/ignição-R.R.

RETIRADA

- Desencaixar os botões (1a) com a ferramenta (1b) e retirar a proteção (1c).
- Abrir as duas tampas de proteção (2a) e soltar as porcas (2b) de fixação da cobertura da central.
- Soltar os parafusos (3a) e retirar a cobertura da central (3b).

RECOLOCAÇÃO

- Recolocar em sua sede a cobertura da central e fixá-la com os relativos parafusos.
- Apertar as porcas de fixação da cobertura da central e as relativas tampas de proteção.
- Montar a proteção e fixá-la com os relativos botões.


Central Eletrônica de injeção/ignição-Autoaprendizado
Nota: Durante este procedimento, a partir do momento em que é dada a alimentação ao quadro de bordo até o término do procedimento, não apertar o pedal do acelerador, o pedal do freio ou o pedal da embreagem.

- Certificar-se de que a chave da ignição esteja na posição STOP.
- Ligar o dispositivo à tomada de diagnósticos e colocar a relativa manopla na posição 3.
- Ligar o dispositivo de diagnósticos Examiner.
- Colocar a chave da ignição na posição MARCHA.
- Esperar 60 segundos, tempo necessário para que a central controle a mola interna do corpo de borboleta e as posições angulares de máxima / mínima da borboleta.
- Colocar a chave da ignição na posição STOP.
- Aguardar 15 segundos, tempo necessário para que a central registre na memória Eprom os valores obtidos.
- Com o Examiner, verificar se o auto-aprendizado da marcha lenta foi determinado corretamente (RESULTADO DO APRENDIZADO - Correto: MEMORIZAÇÃO DO AUTO-APRENDIZADO - Efetuada)

Nota: Caso o auto-aprendizado não ficar correto, colocar a chave da ignição na posição STOP e repetir o procedimento acima. Se a incorreção persistir, verificar a correta ligação do cabo de diagnósticos e a funcionalidade do
instrumento.


Central Eletrônica de Injeção/Ignição-substituição

RETIRADA

- Certificar-se de que a chave da ignição está na posição STOP e desligar o terminal ( - ) da bateria.
- Remover a proteção da central de injeção / ignição.
Como fazer?
- Desligar as conexões elétricas (1a), (1b), (1c), (1d), (1e) e (1f) da central de injeção / ignição.


Nota: Seguir a ordem de desligamento : D - E - F -
C - B - A.
- Soltar as porcas (2) e retirar a central de injeção / ignição.

RECOLOCAÇÃO

Nota: Na recolocação, é obrigatório repetir o procedimento de aprendizado do corpo com borboleta integrado com D.V.L. (Executa a Op. 1056B81 EXECUÇÃO do procedimento de AUTO-APRENDIZADO da CENTRAL (única) de ignição/injeção eletrônica).

- Montar a central da instalação de injeção / ignição e fixá-la com as relativas porcas.
- Ligar e encaixar as conexões elétricas à central da instalação de injeção / ignição.

Nota: Seguir a ordem de desligamento : D - E - F -
C - B - A

- Montar a proteção da central de injeção / ignição.

- Ligar o terminal (-) da bateria.