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Descarga e carga de refrigerante

Descarga lenta de FREON

a) Instale o jogo de manômetros.


- Verifique se os registros estão fechados.
- Conecte a mangueira azul na válvula de serviço (1) do sistema de baixa pressão.
- Conecte a mangueira vermelha na válvula de serviço (2) do sistema de alta pressão.
- Coloque a mangueira amarela na vertical, deixando a extremidade desconectada para cima, observando quando ocorre a saída de óleo, com auxílio de um anteparo de papel (ver figura acima).

b) Abra lentamente os dois registros (alta e baixa) até
obter-se uma pequena vazão, não possibilitando no entanto, perda de óleo. A perda de óleo pode ser facilmente detectada colocando-se um anteparo pintado de preto fosco a aproximadamente 5 mm da extremidade da mangueira, caso isso ocorra, diminuir a vazão do gás. Ao final da descarga, os manômetros deverão estar marcando pressão zero.

c) O tempo médio para descarga completa é de 30 minutos.


Evacuação do sistema

a) Instalação do jogo de manômetros.
- Verifique se os registros estão fechados.
- Conecte a mangueira azul na válvula de serviço (1) do sistema de baixa pressão.
- Conecte a mangueira vermelha na válvula de serviço do sistema de alta pressão (2).
- Conecte a mangueira amarela à bomba de vácuo.

b) Acionar a bomba de vácuo abrindo a sua válvula e os registros de alta e baixa pressão do jogo de manômetros.

Deixe a bomba de vácuo ligada por aproximada
mente 30 minutos, para a retirada do ar e da umidade; a depressão máxima deve estar entre 27 e 30 pol/Hg.

c) Logo após, feche os registros de alta e baixa pres
são do jogo de manômetros e desligue a bomba.

d) Verifique durante 3 minutos se a depressão cai abaixo de 27 pol/Hg. Caso ocorra a queda, verifique o aperto de todas as conexões.


Lacre nas válvulas de abastecimento do sistema
Visando maior controle nas reparações do sistema de ar condicionado, informamos que a partir do mês de julho/95, implantamos em produção um lacre nas válvulas de abastecimento de gás refrigerante dos veículos Tempra.

A partir do dia 16/10/95, nos veículos que possuírem o lacre, para cada reparação no sistema de ar condicionado que implique na necessidade de descarregar o gás refrigerante, após nova carga deverá ser colocado um novo lacre na cor cinza, no lugar dos anteriores na cor amarela. Se a reparação originou-se de vazamentos de gás refrigerante, deverá ser preenchida a ficha de controle anexo, identificando o ponto em que ocorreu o vazamento.

A ficha de controle deverá ser enviada via fax para o Comportamento do Produto, (O31) 529-3503, em atenção ao Sr. Rogério Soares Cruz.

Os lacres para reposição, na cor cinza, deverão ser solicitados a P&A citando o n° 50006161.



Unidade de comando do ar condicionado

MODELOS: TEMPRA T.T. COM OPCIONAL AR CONDICIONADO

Quando forem observados inconvenientes nos componentes internos da unidade de comando do ar condicionado (N° P&A 46415918), lembramos que não é necessário substituir a unidade completa, e sim os componentes em separado, conforme relacionados no catálogo de peças, e ilustrados abaixo.

1) Relé 20A - Inserção do sistema de ar condicionado.
N° Peça: 7676504

2) Relé 20A inserção 1ª velocidade do eletroventilador
N° Peça: 7676504

3) Relé- Retardo 2ª velocidade do eletroventilador
N° Peça: 46410803

4) Relé 50A - 2ª velocidade do eletroventilador
N° Peça: 7606542

5) Fusível 7,5A
N° Peça: 11054890

6) Fusível 3A
N° Peça: 11054590

Informamos que a partir de 10/10/95 serão estornados em garantia os conjuntos completos que apresenta em defeitos nos componentes internos disponíveis em P&A, que poderiam ser substituídos separadamente.



Selecione o modelo do tempra
TEMPRA 8V
TEMPRA 16V
TEMPRA MY 95 (T.T.)