Descarga e carga de refrigerante
Descarga lenta de FREON
a) Instale o jogo de manômetros.
- Verifique se os registros estão fechados.
- Conecte a mangueira azul na válvula de serviço (1)
do sistema de baixa pressão.
- Conecte a mangueira vermelha na válvula de serviço (2) do sistema de alta pressão.
- Coloque a mangueira amarela na vertical, deixando
a extremidade desconectada para cima, observando
quando ocorre a saída de óleo, com auxílio de um
anteparo de papel (ver figura acima).
b) Abra lentamente os dois registros (alta e baixa) até
obter-se uma pequena vazão, não possibilitando no
entanto, perda de óleo. A perda de óleo pode ser
facilmente detectada colocando-se um anteparo
pintado de preto fosco a aproximadamente 5 mm
da extremidade da mangueira, caso isso ocorra, diminuir a vazão do gás. Ao final da descarga, os
manômetros deverão estar marcando pressão zero.
c) O tempo médio para descarga completa é de 30
minutos.
Evacuação do sistema
a) Instalação do jogo de manômetros.
- Verifique se os registros estão fechados.
- Conecte a mangueira azul na válvula de serviço (1)
do sistema de baixa pressão.
- Conecte a mangueira vermelha na válvula de serviço do sistema de alta pressão (2).
- Conecte a mangueira amarela à bomba de vácuo.
b) Acionar a bomba de vácuo abrindo a sua válvula e
os registros de alta e baixa pressão do jogo de manômetros.
Deixe a bomba de vácuo ligada por aproximadamente 30 minutos, para a retirada do ar e da umidade; a depressão máxima deve estar entre 27 e 30
pol/Hg.
c) Logo após, feche os registros de alta e baixa pressão do jogo de manômetros e desligue a bomba.
d) Verifique durante 3 minutos se a depressão cai
abaixo de 27 pol/Hg. Caso ocorra a queda, verifique o aperto de todas as conexões.
Lacre nas válvulas de abastecimento do sistema
Visando maior controle nas reparações do sistema de ar condicionado, informamos
que a partir do mês de julho/95, implantamos em produção um lacre nas válvulas
de abastecimento de gás refrigerante dos veículos Tempra.
A partir do dia 16/10/95, nos veículos que possuírem o lacre, para cada reparação
no sistema de ar condicionado que implique na necessidade de descarregar o gás
refrigerante, após nova carga deverá ser colocado um novo lacre na cor cinza, no
lugar dos anteriores na cor amarela. Se a reparação originou-se de vazamentos de
gás refrigerante, deverá ser preenchida a ficha de controle anexo, identificando o
ponto em que ocorreu o vazamento.
A ficha de controle deverá ser enviada via fax para o Comportamento do Produto,
(O31) 529-3503, em atenção ao Sr. Rogério Soares Cruz.
Os lacres para reposição, na cor cinza, deverão ser solicitados a P&A citando o n°
50006161.
Unidade de comando do ar condicionado
MODELOS: TEMPRA T.T. COM OPCIONAL AR
CONDICIONADO
Quando forem observados inconvenientes nos componentes internos da unidade de comando do ar condicionado (N° P&A 46415918), lembramos que não é
necessário substituir a unidade completa, e sim os
componentes em separado, conforme relacionados
no catálogo de peças, e ilustrados abaixo.
1) Relé 20A - Inserção do sistema de ar condicionado.
N° Peça: 7676504
2) Relé 20A inserção 1ª velocidade do eletroventilador
N° Peça: 7676504
3) Relé- Retardo 2ª velocidade do eletroventilador
N° Peça: 46410803
4) Relé 50A - 2ª velocidade do eletroventilador
N° Peça: 7606542
5) Fusível 7,5A
N° Peça: 11054890
6) Fusível 3A
N° Peça: 11054590
Informamos que a partir de 10/10/95 serão estornados
em garantia os conjuntos completos que apresenta em defeitos nos componentes internos disponíveis
em P&A, que poderiam ser substituídos separadamente.
Selecione o modelo do tempra
TEMPRA 8V
TEMPRA 16V
TEMPRA MY 95 (T.T.)